Buscar
PARANÁ ALFABETIZADO

APRESENTAÇÃO
• O Programa Paraná Alfabetizado é uma ação do Governo do Estado do Paraná, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, desenvolvido em parceria com o MEC/SECAD/Programa Brasil Alfabetizado, Prefeituras Municipais e demais organizações governamentais e da sociedade civil.
Foi constituído para garantir alfabetização a todos/as de jovens, adultos/as e idosos /as residentes no Paraná, por entender a leitura e a escrita como direitos elementares da cidadania. Contudo, a tarefa alfabetizadora não é somente ensinar ler, escrever e interpretar o seu próprio nome, um texto simples e as operações matemáticas básicas, mas sensibilizar a população não alfabetizada a ingressar no universo da educação de jovens e adultos.

OBJETIVOS
•Universalizar a alfabetização às/aos jovens, adultos/as e idosos/as paranaenses não alfabetizados/as com 15 anos ou mais, na perspectiva da superação do analfabetismo, garantindo o acesso à leitura e à escrita como direito à educação básica e como instrumentos de cidadania, tendo como princípios o respeito à sua diversidade sociocultural, o reconhecimento de suas expressões de educação e cultura popular,
e a superação do Analfabetismo.
• Possibilitar condições para a continuidade da escolarização aos egressos alfabetizados desenvolvendo ações conjuntas com as Secretarias Municipais de Educação para a garantia da EJAFase I do ensino fundamental, considerando os locais onde residem e trabalham, seus diversos tempos e realidades.
• Constituir acervo literário voltado à população jovem, adulta e idosa em processo de alfabetização, através de livros públicos produzidos com autoria dos/as educadores/as e educandos/as.
• Articular as ações governamentais buscando garantir à população em processo de alfabetização o acesso às demais políticas, benefícios e serviços sociais públicos, propiciando a superação das diversas situações de exclusão em que se encontra a população não alfabetizada;



FALE COM A CHEFE




Tablet Educacional







 




Validador