Buscar
Histórico

Coordenação Regional de Tecnologia na Educação (CRTE)  
Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte (NRE AM Norte)


Nossa história


A CRTE da Área Metropolitana Norte foi criada em janeiro de 2005 com cinco assessores: Arivana Izabel Stanski Ligeski, Cristiane Straioto, Deividi Riley Ferreira, Emerson Turcatti e Luis Cesar do Prado, os quais passaram por um processo de seleção no final de 2004, que abrangeu teste prático para o uso do computador e entrevista. O grupo passou por um período de imersão no CETEPAR para a utilização do sistema Linux, o qual durou em torno de 45 dias. Neste período houve um encontro estadual das CRTE's com duração de 5 dias em Faxinal do Céu. Logo após, o grupo veio para o NRE AM Norte onde começou suas ações de disceminar o uso das tecnologias.

Em março de 2005, foi realizado uma instrumentalização dos documentadores dos 14 municípios que pertencem à Área Metropolitana Norte, com criação de e-mails e uso do MSN para melhorar a comunicação e otimizar custos entre NRE e documentadores. Houve o resgate dos e-mails do Expresso criados para estes documentadores e dos emails do provedor do "netescola" das escolas de jurisdição do núcleo com a finalidade otimizar a comunicação com as escolas. Houve uma ampla divulgação do Portal Dia a Dia Educação e dos OAC's (Objetos de Aprendizagem Colaborativa) com folders, levados para a escola e explicados com o uso de retroprojetores em palestras feitas nos intervalos das aulas. Incentivou-se também o cadastramento dos professores no Portal Dia a Dia.

Em escolas que ainda possuíam antigos laboratórios de informática dos programas PROEM ou PROINFO foram feitas capacitações utilizando os computadores, como a do Colégio Lacerda Braga para o o Curso de Educação Especial. Houve capacitação também no NRE com professores pedagogos juntamente com a Equipe de Ensino. Ainda em 2005 houve um grande evento em Almirante Tamandaré chamado “Inclusão Digital” que mobilizou toda a comunidade no uso do computador como ferramenta de inclusão que ocorreu no Colégio Estadual Edimar Wright.

A CRTE se envolveu na divulgação do projeto Com Ciência, participou no processo de inscrição, como também esteve presente na coordenação durante o evento. Em 2006, houve continuidade das ações de 2005 e, para a capacitação com uso dos computadores, foram utilizados os laboratórios dos municípios como Telecentros. A CRTE continuou se envolvendo intensivamente no Projeto Com Ciência. Neste anos também houve o processo de licitação para implantação dos laboratórios do Paraná Digital (PRD) nas escolas, onde a CRTE ficou responsável pela orientação deste processo. 

Em 2007 com muitos laboratórios implantados intensificou-se as visitas dos assessores às escolas para assessoria aos professores em hora atividade no uso das ferramentas do PRD. Em 2008, além das demandas de trabalho já mencionadas houve a implantação da TV multimídia nas escolas e a distribuição de pendrive.

Equipe CRTE


FALE COM A CHEFE





Tablet Educacional







 




Validador