MOSTRA REGIONAL DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA

Data 21/11/2012 14:49:40 | Assunto: NRE APUCARANA

Aconteceu no dia 19 de novembro, nas dependências do Cine Teatro Fênix, a I Mostra Regional da Cultura Afro-Brasileira e Africana do Núcleo Regional da Educação de Apucarana. Leia mais...

“Axé a todos e todas!”

Na língua iorubá, axé significa “poder”, “energia”, “força” presente em cada ser,
em cada coisa. Nas religiões afro-brasileiras, o termo representa a energia
sagrada dos orixás. Dentro e fora do contexto religioso,
axé é uma saudação utilizada para desejar
votos de felicidade e boas energias.



Aconteceu no dia 19 de novembro, nas dependências do Cine Teatro Fênix, a I Mostra Regional da Cultura Afro-Brasileira e Africana do Núcleo Regional da Educação de Apucarana.
O evento teve como objetivo “promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de uma nação democrática”.
Na ocasião, a Chefe do NRE, Profª. Maria Onide Ballan Sardinha, saudou o público e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido com a diversidade étnica, cultural e social, no intuito de corrigir posturas, atitudes e palavras que impliquem em desrespeito e discriminação.



Foram 22 apresentações envolvendo música, dança, teatro, declamação e coral que mostraram a riqueza e a contribuição da cultura afro-brasileira e africana na formação das pessoas. Participaram da mostra estudantes da Escola Municipal Antonieta da Silva Lautenschlager, CEEBJA – Profª. Linda Eiko Akaji Miyadi, C.E. Pref. Carlos Massaretto, C.E. Pe. José de Anchieta, C.E. Tadashi Enomoto, E.E. Prof. Francisco Antonio de Sousa, C.E. Profª. Godomá Bevilacqua de Oliveira, C.E. do Campo Coronel José Luiz dos Santos, C.E. Polivalente, C.E. Antonio dos Três Reis de Oliveira (do município de Apucarana), C.E. Francisco Ferreira Bastos, C.E. Marquês de Caravelas, C.E. Ivanilde de Noronha, C.E. Dr. Júlio Junqueira (do município de Arapongas), E.E. Humberto de Alencar Castelo Branco (do município de Borrazópolis), C.E. Talita Bresolin (do município de Califórnia), C.E. Rosa Delúcia Calsavara (do município de Cambira), C.E. Rui Barbosa (do município de Jandaia do Sul) e C.E. Pe. Ângelo Casagrande (do município de Marilândia do Sul).
Uma das grandes atrações foi a adaptação de trechos da peça teatral “Arena Conta Zumbi”, de autoria de Augusto Gianfranchesco Guarnieri, que foi apresentada pelos alunos que frequentam o tempo integral no C.E. Antonio dos Três Reis de Oliveira.
O Núcleo Regional da Educação de Apucarana parabeniza aos Diretores, Equipes Multidisciplinares e alunos que, inspirados pela sensibilidade da cultura afro-brasileira e africana, apresentaram um belíssimo “espetáculo”.

Confira alguns momentos:























Fonte: Assessoria de Comunicação do NRE de Apucarana




Está notícia foi publicada no N.R.E. Apucarana
http://www.nre.seed.pr.gov.br/apucarana

Endereço desta notícia:
http://www.nre.seed.pr.gov.br/apucarana/modules/noticias/article.php?storyid=1049