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História

 COORDENADOR: Mario Czerechowicz

TELEFONE: (45)3333-2818
FAX: (45)3333-2841

E-mail: mario@nrecascavel.com


CLIO: A MUSA DA HISTÓRIA
FONTE: raffaelbarbosa.blogspot.com


Para otimizar o trabalho na organização das PPCs (Proposta Pedagógica Curricular) e do PTD (Plano de Trabalho Docente), estão sendo disponibilizados documentos de apoio.


- ORIENTAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA PPC - PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR (CLIQUE PARA ACESSAR)

- ORIENTAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO PTD - PLANO DE TRABALHO DOCENTE (CLIQUE PARA ACESSAR)

- MODELO DE PTD - PLANO DE TRABALHO DOCENTE (CLIQUE PARA ACESSAR)

- LEI Nº 13.381/01 OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE HISTÓRIA DO PARANÁ (CLIQUE PARA ACESSAR)

- LEI Nº 10.639/03  OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA (CLIQUE PARA ACESSAR)

- LEI Nº 11.645/08 OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS (CLIQUE PARA ACESSAR)

- DIRETRIZ CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA  (CLIQUE PARA ACESSAR)

- CADERNO DE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM (CLIQUE PARA ACESSAR)



Mario Czerechowicz
Coordenação de História
Coordenação Regional de Tecnologia na Educação
Núcleo Regional de Educação de Cascavel
Telefone; (45) 3333-2818
Fax (45) 3333-2841
Email: mario@nrecascavel.com
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FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 - 2º SEMESTRE

Textos.

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RELAÇÃO DE VÍDEOS SOBRE O PARANÁ

FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012: 1º SEMESTRE

OFICINA: MÚSICA NO ENSINO DE HISTÓRIA
- TEXTOS E APRESENTAÇÃO DE SLIDES (CLIQUE)
- MÚSICAS SOBRE REVOLUÇÃO DE 1930 (SITES: O POVO NA LUTA FAZ A HISTÓRIA e FRANKLIM MARTINS)
- VIDEOS: A COR DO PARAÍSO (CLIQUE); O HOMEM LIVRO (FILME DO DVD ESCOLA - CAMINHOS DA ESCOLA, 23))

OFICINA: FOTOGRAFIA NO ENSINO DE HISTÓRIA (CLIQUE)

OFICINA: FONTES IMAGÉTICAS SOBRE OS INDÍGENAS
- TEXTOS E APRESENTAÇÃO DE SLIDES (CLIQUE)

CANTANDO A HISTÓRIA: GRUPO VOCAL GARGANTA PROFUNDA

Baseado no livro Brasil Século XX – ao Pé da Letra da Canção Popular, de Luciana Sales Worms e Wellington Borges costa.

CLIQUE PARA BAIXAR OS ARQUIVOS.

MOVIMENTO PARANISTA : Desenvolveu-se a partir do início do século XX, no período de 1920 a 1930. No contexto, o Paraná mostrava indícios da sua modernização, configurando as transformações pretendidas pelas elites ao longo do século XIX... Organizado por Luiz Carlos kanigoski.

FORMAÇÃO EM AÇÃO - 2º SEMESTRE 2011: DOCUMENTOS, APRESENTAÇÕES, VÍDEOS E ÁUDIOS.

MEC - FNDE - GUIA DO LIVRO DIDÁTICO ENSINO MÉDIO

MURAL ETRUSCO NA PRAÇA PARIGOT DE SOUZA. Na Praça Parigot de Souza, no bairro Country, a Secretaria Municipal de Cultura em parceria com artistas locais elaborou um Mural Etrusco que contempla o negro, os povos tradicionais indígenas e o camponês e sua contribuição para a composição da história nacional, regional e local.
SUGESTÃO DE LEITURA: O CAMPONÊS, A POPULAÇÃO NEGRA E OS POVOS TRADICIONAIS INDÍGENAS (Luiz Carlos kanigosk; Madalena Suchecki)

ESPECIFIDADES DA ABORDAGEM/ENFOQUE DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA (Profº. Luiz Carlos Kanigoski) : Desenvolver estratégias e práticas educacionais que visem o combate ao racismo, buscar compreender a importância das questões relacionadas à diversidade etnicorracial. Divulgação de posturas para reeducação das relações sociais entre brancos e negros que denotem a relevância do estudo de temas decorrentes da História e Cultura Africana e afro-brasileira para afirmação de identidades negadas e distorcidas ao longo da formação do processo histórico brasileiro.

ORIENTAÇÕES PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE
AO ELABORAR SEU PLANO DE TRABALHO (SEMESTRAL, TRIMESTRAL OU BIMESTRAL) CONSIDAR



ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO E ENCAMINHAMENTO PARA ACOLHIDA DE PROFESORES QPM QUE ASSUMIRAM RECENTEMENTE E PROFESSORES PSS


A série “Terra e Cidadania” abre espaço para a publicação de textos constitucionais, legislativos, estudos e documentos sobre a questão agrária, a estrutura fundiária e territorial, no Estado do Paraná, pondo em destaque a relação desses aspectos com o reconhecimento e exercício da cidadania.
Nessa perspectiva, o tratamento jurídico da questão agrária ganha especial relevo, no volume 1 da Série, pois desde 1850, com a Publicação da Lei n.º 601 (Lei de Terras do Império), o perfil socioeconômico da Província, e depois do Estado da Federação, desenha-se, sobretudo, a partir da política de titulação de terras públicas em favor de particulares.

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ORIGEM DOS NOMES E HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS PARANAENSES

Nomes indígenas, de personalidades, de acidentes geográficos, nomes de árvores, flores, pássaros, santos... Afinal são 399 os municípios paranaenses. Cada um com uma história peculiar, um nome associado, um povo diferente. Este Caderno do Projeto Paraná da Gente reúne uma vasta e interessante pesquisa do professor João Carlos Vicente Ferreira, paranaense de Santa Cecília do Pavão.
Talvez tenha sido a curiosidade dele mesmo sobre o nome de seu município natal que o tenha impulsionado a tamanha empreitada. Trabalho este que dividimos com todos por meio dessa edição atualizada. Conhecer este material certamente enriquecerá a nossa cultura sobre o Paraná. Queremos dispor edições em todas as bibliotecas públicas do Estado para que nossas crianças e jovens tenham acesso a um Paraná heterogêneo, porém extremamente unido. E é a Cultura que exerce este papel de união entre os povos, de respeito às iferenças, de amor à terra natal.
Vera Maria Haj Mussi Augusto - Secretária de Estado da Cultura
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IRETRIZ CURRICULAR DE HISTÓRIA


"Um sujeito é fruto de seu tempo histórico, das relações sociais em que está inserido, mas é, também, um ser singular, que atua no mundo a partir do modo como o compreende e como dele lhe é possível participar.

Para isso, os sujeitos da Educação Básica, crianças, jovens e adultos, em geral oriundos das classes assalariadas, urbanas ou rurais, de diversas regiões e com diferentes origens étnicas e culturais (FRIGOTTO, 2004), devem ter acesso ao conhecimento produzido pela humanidade que, na escola, é veiculado pelos conteúdos das disciplinas escolares."

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LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO


"Este livro também é diferente porque seu processo de elaboração e distribuição foi concretizado integralmente na esfera pública: os Folhas  que o compõem foram escritos por professores da rede estadual de ensino, que trabalharam em interação constante com os professores do Departamento de Ensino Médio, que também escreveram Folhas para o livro, e com a consultoria dos professores da rede de ensino superior que acreditaram nesse projeto."


CLIQUE NO ÍCONE ACIMA E ACESSE O LIVRO DIDÁTICO



EUREKA – material impresso: O Departamento de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação disponibiliza apostilas, contendo aulas do Ensino Médio. As aulas transpostas para as apostilas articulam-se com as 96 aulas gravadas e veiculadas pela TV Paulo Freire. Desta forma, integrando linguagem escrita e linguagem televisiva, o material impresso visa fornecer aos nossos estudantes o aprofundamento de conteúdos disciplinares, consistindo em um importante apoio para que eles se preparem para os exames do Ensino Médio e para os concursos vestibulares.  CLIQUE NO ÍCONE AO LADO E ACESSE A APOSTILA DE HISTÓRIA


ALGUMAS SUGESTÕES DE FILMES DE HISTORIA



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