Buscar
Arquivo de Notícias
Professores da turma PDE de 2012 do NRE de Cianorte participam de Aula Inaugural


Nesta terça-feira (28) foi realizada a Aula Inaugural da Turma de 2012 do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), no Anfiteatro da UNIPAR (campus Cianorte), sob a coordenação das Representantes do PDE no NRE de Cianorte, Lilean Cristina Gonçalves Cipriano e Juana Mirta Almada Heleno e demais técnicos.

O Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná, enquanto política de formação continuada, representa um importante e significativo avanço jamais experimentado na Educação do Paraná. É uma conquista e um direito garantido por Lei, mas, principalmente, por ser, hoje, uma apropriação da classe de professores, ou seja, da escola. Portanto, é uma política pública compromissada com a valorização dos profissionais da educação e com a melhoria da qualidade do Ensino Público paranaense. O PDE é resultado da parceria entre as Secretarias de Estados da Educação – SEED e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em 14 Instituições de Ensino Superior do Paraná. 

Nas Universidades e Faculdades parceiras, o Programa tem apoio das Pró-reitorias de extensão e das Licenciaturas, como também de professores dos bacharelados e Programas de Pós-graduações. Nestas instituições o PDE tem sido valorizado e destacado como proposta de formação continuada inovadora e que possibilita reais condições materiais e pedagógicas para que os professores participantes possam propor práticas pedagógicas que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino. Além desse reconhecimento das instituições parceiras, o PDE é citado pelo Ministério da Educação – MEC como um programa de referência para a Formação Continuada dos professores da educação básica.

O Programa tem duração de dois anos, organizado em quatro períodos semestrais. No primeiro ano, o professor fica afastado de sala de aula, no segundo ano o afastamento é de 25%.

A Turma PDE 2012 do NRE de Cianorte, é composta por 46 professores da rede pública estadual de educação, das mais diversas áreas do conhecimento.

Na abertura do evento a chefe do Núcleo Regional de Educação de Cianorte, Yolanda Cristina Rodrigues de Godoy parabenizou os cursistas e enfatizou a importância do Programa como direito à formação profissional que contribui para a transformação da educação.

Estiveram presentes no evento as Professoras Ângela Maria Piovezan Batista e Maria Regina Bach, ambas profissionais que representam o PDE na Secretaria de Estado da Educação do Paraná; os Prefeitos Edno Guimarães de Cianorte, Ariovaldo Demori de Indianópolis, Luciana M.C. Barbosa de Jussara, Eliel Hernandes Roque de São Tomé e o Sr. Ailton Vieira Matos representando o Deputado Estadual Jonas Guimarães, Secretários Municipais de Educação, Diretor da UNIPAR-Cianorte José Aparecido de Souza, a Assistente Técnica do NRE Kelly Cristine Werdenberg, além de vários diretores de escolas Estaduais e Municipais de Cianorte e Região e professores que já participaram do Programa PDE.

A Aula Inaugural do PDE, neste primeiro dia, contou com a palestra “A escola como objeto de estudo” proferida pela Professora Doutora Lízia Helena Naguel professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e com Atividades Culturais: declamação de poesia da aluna Vitória Mendonça Trevisan, do 6º ano da Escola Estadual Felisberto Nunes Gonçalves, do município de Indianópolis e pelo professor Valter Almeida, que atua na Entidade Assistencial Rainha da Paz, do município de Cianorte e do Distrito de Vidigal com o Grupo Dança Marujo.

Nos dias (29/02 e 01/03) os professores da Turma de 2012 do PDE participaram do 1º Seminário Integrador com a Palestra da Professora Maria Terezinha Bellanda: "O PDE no contexto da Formação Continuada de Professores",. Também foi realizado minicurso sobre “Fundamentos da Educação”, ministrado pela professora Alessandra Farias G. Pereira – Pedagoga deste NRE. Pelas Professoras Lilean Cristina Gonçalves Cipriano e Juana Mirta Almada Heleno, representantes do PDE deste NRE, foram ministrados "Plano Integrado de Formação Continuada", "Projeto de Intervenção Pedagógica na Escola", Direitos Autorais Sacir e informes administrativos.

É preciso fortalecer o espírito para que os objetivos almejados em todos os projetos sejam alcançados com sucesso, perseverança, compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade. Espera-se que a apropriação dos saberes que serão apresentado e dialogados no PDE-2012, tenham o mesmo êxito que nas Turmas de 2007, 2008, 2009 e 2010, que cada um siga os seus próprios passos, trilhando novos caminhos, que ouse, que transforme, com a humildade de um eterno aprendiz, assim com São Francisco nos ensinou: “... nada de vós retenhais para vós mesmos, para que totalmente vos receba quem totalmente se vos dá!"

É com esse espírito de vibração, alegria e amor pela educação, que iniciamos as atividades e damos as boas vindas a Turma PDE 2012.






Apresentação cultural durante o evento.





Apresentação artística durante o evento





Público durante o evento.




Público durante o evento
















Validador