Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

Calendário de eventos

  • 14º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-Juvenil de 2015
    NRE Irati
    05/05/2015 a 03/07/2015 more
    O Grêmio Haicai Ipê, o mais tradicional grupo de estudos e prática de haicai no Brasil, promove o 14º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil com o intuito de incentivar e difundir a prática do haicai entre as crianças brasileiras.

    Quem pode participar

    Alunos do Ensino Fundamental ou Médio, com idade inferior a 18 anos, conforme categorias abaixo:

    Categoria Infantil: alunos com idade máxima de 10 anos, 11 meses e 29 dias, completados até o dia 03 de julho de 2015.
    Categoria juvenil I: alunos de 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, completados até o dia 03 de julho de 2015.
    Categoria juvenil II: alunos de 15 a 17 anos, 11 meses e 29 dias, completados até o dia 03 de julho de 2015.
    Categoria especial: alunos com deficiência, sem limite de idade.

    Condições para participação

    Cada participante poderá concorrer com apenas um trabalho, inédito e de sua própria autoria.
    Tire tantas cópias quantas necessárias do formulário de inscrição e utilize o verso da folha para escrever o haicai e fazer a ilustração.
    Trabalhos que vierem com o formulário grampeado serão excluídos, pois dificultam o manuseio por parte dos avaliadores.
    Não serão aceitos os trabalhos apresentados sem a assinatura do participante e do responsável (pode ser o professor ou a professora).

    Tema

    O tema deste ano será PRIMAVERA.

    A PRIMAVERA brasileira, período correspondente aos meses de setembro a novembro, é uma das mais belas estações do ano. Nas ruas, praças, avenidas, parques, estradas e mesmo nos pequenos quintais ou áreas de lazer dos grandes edifícios, árvores ornamentais exibem sua exuberante florada.

    Arbustos, plantinhas de vaso, trepadeiras, ervas rasteiras, e mesmo o matinho da calçada chamam a nossa atenção com suas cores, formas e perfume. Abelhas, borboletas e pássaros chegam de todos os lados atraídos pelo néctar que os alimenta.

    Com a chegada das primeiras chuvas, bosques, gramados e canteiros ganham novos tons de verde. Nos campos ressecados pela longa estiagem, é tempo de plantio. Lavradores alegres, cantando, assoviando e preparando a terra são visões de um novo ciclo que se inicia. Pássaros retornam com seus cantos, gorjeios e trinados. Observe como eles se comportam.

    Rios, mares, o clima, a lua, estrelas, o céu, as nuvens, o vento: em tudo a mudança é muito perceptível. Tente viver um momento especial por meio do tato, da audição, visão, olfato, sinta a brisa no rosto, o perfume do matinho, a sensação de andar na chuva, de ouvir o vento, etc., e registre, rapidamente, as emoções e ou as sensações desse momento sem pensar se o texto vai ficar bom ou não. Apenas escreva. Busque inspiração também no vestuário das pessoas, nas festas típicas, nos folguedos como a bolha de sabão, a pipa ou o piquenique.

    Instruções

    Oriente seus alunos a escolher um acontecimento marcante ocorrido durante esse período.
    Ajude-os com dicas que os levem a recuperar as sensações ou emoções desse momento.
    Incentive-os a registrar essa experiência em três linhas de aproximadamente 17 sílabas no total.
    Corrija eventuais erros de ortografia e gramática.

    Sugestão de estratégia para sensibilização dos alunos

    Roda de conversa: reúna os alunos em ambiente descontraído e incentive-os a contar sobre suas experiências.
    Tente extrair dessas narrativas detalhes, emoções, sensações ou sentimentos que possam ser definidos como "‘marcantes"’.
    Ajude-os a escolher ‘"o mais marcante"’ como assunto de seu poema.
    Oriente os alunos que têm dificuldade para compor textos curtos, a desenhar, primeiro, a cena que chamou a sua atenção.
    A partir do desenho (ou ilustração), oriente-os na escolha do tema ou detalhe sobre o qual quer escrever e na distribuição dos versos. Corrija os erros de português, se for o caso.

    Encerramento do Concurso (prazo)

    O concurso encerrar-se-á no dia 03 DE JULHO DE 2015, valendo como prova de cumprimento de prazo, o carimbo dos Correios.

    Para onde enviar

    14º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil
    A/C Teruko Oda
    Estrada de Santana, 1659 - Caucaia do Alto
    06723-100 - Cotia, SP

    Diplomas e Certificados

    1. Serão conferidos certificados (diplomas) aos autores dos 20 (vinte) melhores trabalhos e seus respectivos professores, nas categorias infantil e juvenil I.
    2. Na categoria juvenil II, considerando-se menor numero de participantes, serão conferidos certificados aos autores dos 10 (dez) melhores trabalhos e seus respectivos professores.
    3. Nessas categorias, a critério da Comissão Julgadora, poderão ser conferidos certificados aos trabalhos selecionados como Menção Honrosa, limitados a um máximo de 10 trabalhos por categoria. Fica mantido o direito ao recebimento do certificado de participação aos respectivos professores.
    4. Na categoria especial serão conferidos certificados (diplomas) aos autores dos melhores trabalhos, tantos quantos aprovados pela comissão julgadora.
    5. O relatório final e a relação dos classificados estarão disponíveis para consulta a partir do dia 24 de agosto de 2015 no site www.kakinet.com/concurso.
    6. A relação dos classificados será enviada por e-mail somente aos professores que tiverem alunos classificados e que tenham fornecido um endereço eletrônico válido.
    7. Os certificados serão enviados aos classificados, pelos Correios, em carta registrada, para o endereço das respectivas escolas (ou outro constante da ficha de inscrição), no prazo máximo de 60 (sessenta) dias após a divulgação dos resultados pela internet.
    8. É de total responsabilidade dos professores o fornecimento dos dados (corretos e completos) que possibilitem a entrega dos mesmos pelos funcionários dos Correios.

    Comissão julgadora

    Os poemas serão avaliados por uma comissão formada por membros do Grêmio Haicai Ipê, tendo como coordenadora a professora Teruko Oda. (teruko.oda@uol.com.br).

    IMPORTANTE

    Os trabalhos devem ser recolhidos e enviados pelas escolas. Não serão aceitas inscrições individuais remetidas pelos alunos.
    Escolas que enviarem mais de um trabalho por aluno serão desclassificadas.
    Favor informar, com clareza, o endereço eletrônico (e-mail) da escola ou do(a) professor(a) responsável para agilizar os contatos e a troca de informações, quando necessários.

    Formulário de Inscrição

    Abra o formulário de inscrição
    Imprima em papel sulfite branco tamanho A4
    Se achar mais econômico, imprima apenas um original e tire tantas cópias quantas necessárias. Não é necessário imprimir colorido.
    Uma dica para agilizar o preenchimento da ficha de inscrição: preencha uma ficha com todos os dados fixos (nome, endereço e outros dados da escola, nome do professor), deixando em branco os dados variáveis (nome do(a) aluno(a), idade, série, etc).
    Tire cópias xerox dessa ficha parcialmente preenchida e entregue-a ao aluno para completar com o seu haicai e respectiva ilustração.
    Complete a ficha e confira os dados do aluno antes de enviar para o concurso.
    Atenção: Inscrições com dados ilegíveis serão desclassificadas.
    Local do evento:
    Endereço:
    Entidade informante: Grêmio Haicai Ipê


Recomendar este evento via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.