Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • denuncie a corrupção
  • Convocação para verificação de inscritos como pessoa negra
  • Apucarana
  • atribuição de aulas e funções
  • CAS Apucarana

Núcleo Regional de Educação de Apucarana

Rua Lapa, 250 - Centro - CEP 86.800-310
Apucarana - PR | Fone: 43 3420-1600 - Fax: 43 3420-1664 mapa Localização

NRE Apucarana

27/10/2016

Ação Exitosa no C.E. Profª Regina Célia Alves dos Santos Domit

No Formação em Ação realizado no 1º semestre de 2016, os docentes do Colégio Estadual Profª Regina Célia Alves dos Santos Domit, do município de Arapongas, participaram de uma oficina ministrada pelos  assessores pedagógicos do CRTE do NRE de Apucarana, no intuito de aprender a trabalhar com as ferramentas do Google Drive na prática de sala de aula.
Após a formação sobre o uso da tecnologia na escola, a equipe pedagógica juntamente com professores e Direção decidiram transformar e ampliar um dos instrumentos avaliativos, que não vinha alcançando o resultado esperado - o Simulado Trimestral -, que a partir de então passou a ser feito online.
O novo modelo de Simulado foi apresentado ao corpo docente para que todos tomassem ciência do processo, foram criadas contas online e senhas de acesso ao instrumento avaliativo, para que pudessem rever os acertos, erros e notas do alunado.
A equipe pedagógica também criou um email, para que os professores enviassem as questões.  A partir daí, montou-se o Simulado. Os professores auxiliaram na criação dos email dos alunos e o Simulado foi aplicado.
"Para nossa surpresa, os estudantes acessaram o Simulado sem muitas dificuldades, já que possuem conhecimento de tecnologia por conta do manuseio do celular. No dia de realização do Simulado, houve pouquíssimas faltas, foi percebido um avanço imediato, porque em dias de provas as faltas eram muitas", afirmou a Diretora Rosemeire Alves Porfírio.
Para a realização do Simuldao, os professores buscaram se apropriar de um maior conhecimento da ferramenta Google Drive, no intuito de auxiliar os alunos sobre as dúvidas durante a aplicação. O Simulado foi realizado no Laboratório de Informática da escola, cada turma acessou o link com sua senha e respondeu as questões, percebeu-se uma maior atenção por parte dos alunos ao ler as questões.
"O sucesso do novo instrumento de avaliação pode ser percebido com o aumento nas notas dos alunos, que no simulado presencial atingia como maior nota 1,0 pontos, pois os alunos não liam as questão com atenção. Já no Simulado online obtivemos 1,9 pontos, sendo que o valor do simulado era de 2,0 pontos, uma melhora de surpreendente", declarou Porfírio.
Ainda segundo a Direção, durante a aplicação foi possível verificar maior atenção dos alunos ao ler as alternativas, tanto pelo tempo de realização como pelos acertos das questões.
No terceiro trimestre, os professores montarão o simulado para aplicação, utilizando o compartilhamento de documentos e a ferramenta formulários do Google Drive, possibilitando assim que todos se atualizem no uso da tecnologia. "Percebemos que mesmo os professores mais resistentes, gostaram da possibilidade de trabalhar de forma diferente a avaliação. Acreditamos que seja pela maior participação dos alunos, que é o objetivo de todos", afirmou a pedagoga Gisele Firmino Demarque Jeronymo.
Para os próximos anos, o Simulado online será descrito no Projeto Político Pedagógico (PPP), como uma ação exitosa da prática pedagógica dos professores, devendo ser realizado por meio do uso da tecnologia, ou através dos formulários e/ou programa Cmaptools. Como esse novo instrumento de aprendizagem, o Colégio Estadual Profª Regina Célia Alves dos Santos Domit quer inovar no processo de ensino e aprendizagem com estratégias que levem o aluno a construir seu próprio conhecimento, possibilitando tanto professores como alunos a realizarem um processo significativo de ensino e qualidade.


Fonte: Assessoria de Comunicação do NRE-Apucarana

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.