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NRE Campo Mourão

19/02/2017

Gestão Democrática: comunidade organizada é autoridade na escola


por Eleano Alves e
Fabíola Araújo / NRE Campo Mourão


Ao contrário do que muita gente pensa, o diretor escolar não deve tomar decisões sozinho. Isso é o que preconiza a lei. As decisões financeiras e pedagógicas da instituição devem ser tomadas em conjunto com as instâncias colegiadas. Isso é o que se chama Gestão Democrática. Foi com o intuito de propagar essa consciência que a Coordenação Regional de Gestão Escolar do NRE de Campo Mourão visitou, em 2016, as escolas de 14 municípios da região.

“Esse trabalho é de suma importância para que se efetive a Gestão Democrática dentro das escolas”, destacou a coordenadora de Gestão Escolar, Elaine Aparecida Simonelli Janguas.

As instâncias colegiadas são formadas pela Associação de Pais, Mestres e Funcionários - APMF - pelo Conselho Escolar - CE - e Grêmio Estudantil - GE. Além delas, há também o Conselho de Classe, formado por professores, pedagogos e diretor. Esse conselho é responsável por tomar decisões pedagógicas para cada turma de estudantes. Todas as instituições de ensino da Rede Estadual devem contar com as instâncias devidamente formadas e em funcionamento.

Com a presença de toda a comunidade escolar, durante as visitas, a coordenadora de Gestão Escolar explicou o que é Gestão Democrática, qual a sua importância e influência direta na melhora da qualidade do ensino. “Escolas onde as instâncias atuam com mais frequência, percebe-se a melhoria na qualidade de ensino”, disse Elaine.

As visitas foram acompanhadas também por técnicos dos setores do NRE. Cada técnico explanou também sobre assuntos como a documentação escolar e a participação nas decisões relacionadas às ações financeiras e pedagógicas de cada instância.

“O objetivo principal das visitas é levar aos membros das instâncias e à comunidade escolar o conhecimento necessário para que os seus membros atuem democraticamente nas decisões tomadas pela escola no intuito de garantir a todos, igualdade de condições para a permanência e sucesso na escola e qualidade de ensino”, ressaltou Elaine.

De acordo com a coordenadora, na maioria dos municípios, houve grande participação dos pais/responsáveis, agentes educacionais, professores, pedagogos e diretores. “No primeiro semestre de 2017, esse trabalho será finalizado atendendo ao último município da região, Campina da Lagoa, além de duas escolas estaduais em distritos e ao município de Campo Mourão”, garantiu.

A Gestão Democrática nas escolas foi instituída a partir da Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, de 1996. “Para uma gestão participativa, cabe aos gestores das escolas proporcionarem momentos com a comunidade para a tomada de decisões, exercendo a cidadania na construção da democracia. Assim, os objetivos são traçados coletivamente, respeitando a diversidade de opiniões e construindo a confiança entre todos os envolvidos, cumprindo dessa forma a legislação”, concluiu Elaine..
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