Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Editais Professor Formador
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • CONVOCAÇÃO PSS - AVALIAÇÃO PESSOA NEGRA
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções
  • Ícone conteúdos aulas on-line

Núcleo Regional de Educação de Ibaiti

Rua Nilo Sampaio, s/nº - Centro - CEP 84.900-000
Ibaiti - PR | Fone: 43 3546-8100 - Fax: 43 3546-8124  mapa Localização

NRE Ibaiti

19/05/2017

Formação para Metodologia de Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação

Comissões coordenadoras e equipes técnicas responsáveis pelo Monitoramento permanente e Avaliação periódica dos Planos Municipais de Educação dos municípios jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Ibaiti participaram no dia 18 de maio da Formação para Metodologia de Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação, promovida pela Rede de Assistência Técnica para Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação do Paraná, uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Educação – SEED, União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME/PR e Diretoria de Cooperação e Planos de Educação – DICOPE da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino – SASE/MEC, que nessa regional é organizada pelo Núcleo Regional da Educação de Ibaiti, por meio da Avaliadora Técnica Edna Aparecida Pinheiro.

O evento aconteceu nas dependências do Centro Estadual de Educação Profissional Seiji Hatanda, em Ibaiti. A abertura do evento foi realizada pela Chefe do Núcleo Regional de Educação de Ibaiti, professora Arlete Korovisk dos Santos e por meio de hangout pelo coordenador Estadual do Coordenador Estadual do PNE em Movimento, Maurício Pastor dos Santos.


Para o Secretário Municipal de Educação de Pinhalão, Mário Nogueira, que participou desde a elaboração do PME no município “é preciso fazer um acompanhamento e avaliação do plano om muita análise e atenção para atualizar as metas e estratégias de acordo com a realidade do município”.

Para Viviane Giselli de Almeida Fárias, secretária municipal de Educação de Conselheiro Mairinck “O PME é um plano de extrema importância para os municípios, pois servirá de guia para que possamos indicar metas próprias e definir ações, responsabilidades tanto do poder público quanto da comunidade e os recursos que devem ser aplicados com intuito de alcançar uma educação democrática igualitária e com qualidade. A formação de hoje aqui em Ibaiti veio de encontro as inquietações que permeavam nossas reuniões nos municípios. Nos possibilitando esclarecer as dúvidas e impulsionando nossas ações relacionadas ao PME a partir de agora. Agradeço ao NRE de Ibaiti pela oportunidade de participar de uma formação tão enriquecedora e essencial para o nosso trabalho como gestor da educação em nossas cidades. Ainda que estejamos passando por momentos tão difíceis em nosso país, esses encontros nos fazem perceber que a educação ainda é o caminho para melhorar o Brasil. E ela começa no chão de cada indivíduo. E o Plano Municipal de Educação é possibilidade de cumprir o dever de assegurar o direito constitucional de uma educação escolar de qualidade aos cidadãos".

A Formação teve como base a metodologia descrita no Caderno de Orientações para Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação, do Ministério da Educação. Na ocasião, foram desenvolvidas as seguintes oficinas: Parte A da Ficha de Monitoramento de Notas Técnicas; Parte B da Ficha de Monitoramento de Notas Técnicas; Apresentação do site Plano Nacional de Educação (PNE) em Movimento; Indicadores e Preenchimento da Parte C da Ficha de Monitoramento de Notas Técnicas; Avaliação dos PMEs; e Agenda de Trabalho da Comissão Coordenadora. Sob coordenação da Avaliadora Educacional do NRE de Ibaiti, professora Edna Aparecida Pinheiro.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.