Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Editais Professor Formador
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • CONVOCAÇÃO PSS - AVALIAÇÃO PESSOA NEGRA
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções
  • Ícone conteúdos aulas on-line

Núcleo Regional de Educação de Ibaiti

Rua Nilo Sampaio, s/nº - Centro - CEP 84.900-000
Ibaiti - PR | Fone: 43 3546-8100 - Fax: 43 3546-8124  mapa Localização

NRE Ibaiti

07/06/2017

Memórias das Escolas Estaduais do NRE de Ibaiti - Apropriação e Pertencimento

O ano de 2017 é um marco histórico para a educação paranaense. Iniciou-se a trajetória da Secretaria de Estado da Educação que promove a oferta de uma educação de qualidade àqueles que sentam nos bancos das nossas escolas e que completa 70 anos.

Nesta perspectiva, considera a comunidade como protagonista para inventariar, descrever, classificar e definir o que discerne nossa história e nos afeta enquanto patrimônio, numa construção dialógica do conhecimento acerca do nosso patrimônio cultural.

Para garantir às gerações futuras o conhecimento de sua história e memória, na manhã da quarta-feira (7/6), a Chefe do NRE de Ibaiti, professora Arlete korovisk dos Santos, a Técnico da Disciplina de História, Andreza Cristina Mendes, profissionais da educação das escolas estaduais do município de Ibaiti, o Secretário de Cultura, Sidnei Robis, e o jornalista do Informativo A voz de Ibaiti, Carlos Zapata, reuniram-se na Casa da Cultura para discutir a organização dos Centros de Memórias das instituições de ensino, bem como ações que valorizem a História do município de Ibaiti, e que contribuam para a criação do Museu de Ibaiti Mario Yamanouye, e a organização de um acervo fotográfico que fará parte de uma Revista em Homenagem aos 70 anos de Ibaiti, produzida pelo Informativo A voz de Ibaiti.

Reuniões com professores de gestores, pedagogos, professores de História e demais profissionais da educação estão sendo realizadas nos demais municípios sob jurisdição do NRE de Ibaiti sob coordenação do Museu da Escola Paranaense que tem como missão valorizar o patrimônio cultural, artístico, documental e histórico das instituições de ensino da rede pública estadual, trabalhando a Educação Patrimonial e a Memória decorrentes da apropriação e pertencimento.

Para a Técnico Disciplinar de História do NRE de Ibaiti, professora Andreza Cristina Mendes, referência na valorização do patrimônio histórico, desenvolvimento e cidadania, é o trabalho realizado pela Escola Estadual do Campo Manoel Sebastião Gonçalves , do município de Tomazina, que está resgatando a memória histórica do Barro Preto (bairro em que a escola está inserida) por meio de entrevistas com moradores, pesquisas em acervos particulares, resgatando fotos e documentos antigos que contam a história do bairro.

Em 23 de março, a Chefe do NRE de Ibaiti, Arlete Korovisk dos Santos, juntamente com Técnicos da Equipe de Ensino participaram da primeira ação da escola, que começou pela Câmara Municipal onde a participação política foi muito valorizada pelos membros do Legislativo. Em seguida, se dirigiram à Prefeitura sendo recepcionados pelo Prefeito Flávio Zanrosso que ofertou um café da manhã, conversou com os alunos contando o dia a dia do prefeito e mostrou as novas dependências da Prefeitura. No dia 2 de junho, chefia e técnicos de NRE participaram do desfile cívico em homenagem aos 150 anos de Tomazina, no qual as escolas do município apresentaram informações do passado e do presente sobre o lugar valorizando as referências culturais do município.

Enfatiza - se também o Museu Digital de um dos Colégios mais tradicionais de Ibaiti: Colégio Estadual Julio Farah. Que organizado pela professora de História, Aline Cabral Calusci Vedan, no Projeto PDE da Turma de 2014 com o Tema: Museu Digital: Preservação da Memória Escolar do Colégio Estadual Julio Farah, estimula a participação da comunidade escolar na recuperação e na preservação do patrimônio da escola, bem como do município de Ibaiti.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.