Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Novas turmas GE Formadores
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • denuncie a corrupção
  • Coronavírus 2020
  • CONVOCAÇÃO PSS - AVALIAÇÃO PESSOA NEGRA - 2021
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções

Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão

Rua Maranhão, 631 - Centro - CEP 85.601-310
Francisco Beltrão - PR | Fone: 46 3520-4900 - Fax: 46 3520-4917  mapa Localização

NRE Francisco Beltrão

23/06/2017

PROJETO - CONECTADOS 2.0 - Escolas do Paraná refletem sobre cultura digital e avançam em estudos na busca de uma nova postura pedagógica.

Certamente uma das maiores características de nossos estudantes, jovens imersos na Cultura Digital, é a sua disposição para desenvolver ações multitarefas. Ao mesmo tempo que checam o celular, ouvem música, veem TV e falam com os amigos no messenger - tudo ao mesmo tempo e de forma não linear. Fazer isso tudo assim, simultaneamente, é uma característica típica das novas gerações, imersos em uma sociedade digital.
Nesse sentido, compreender como esse jovem concebe a Cultura Digital e as atitudes que estudantes e professores devem colocar em prática para promover essa cultura nas escolas e colégios, colabora com o planejamento de ações que envolvem o uso de tecnologias e com a seleção dos recursos necessários para sua realização.
O Projeto CONECTADOS 2.0 faz parte do programa de formação continuada da Seed/PR e tem por objetivo favorecer e ampliar a discussão e o uso de tecnologias educacionais, com a comunidade escolar de 500 estabelecimentos de ensino público estaduais em 2017 e outros 500 em 2018.
No Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão o programa envolverá, nesse ano de 2017 dez escolas. Os cursos sobre Cultura Digital e sua aplicabilidade na escola, iniciaram em maio e terminam em novembro com carga horária que poderá ser utilizada para avanço no plano de carreira dos profissionais da rede estadual.
Uma consulta on line com as 2,1 mil escolas da rede estadual foi realizada nos meses de novembro e dezembro de 2016, para auxiliar o diagnóstico de quatro dimensões necessárias para a oferta de programas de tecnologias nas escolas. Estes quatro pilares são a base da metodologia conhecida como Four in balance descritos como: visão, competência, conteúdos e recursos digitais e infraestrutura. Com base no resultado deste diagnóstico, foram criados critérios para seleção das escolas convidadas a participar da oferta.
Para colocar em prática as novas tecnologias educacionais, as escolas convidadas escolheram entre dez opções, qual o conjunto de equipamentos que melhor atende suas necessidades tecnológicas. O Estado do Paraná prevê um investimento de aproximadamente R$ 14 milhões para atender as 500 escolas envolvidas no Projeto Conectados 2.0.
A ampliação do parque tecnológico nas escolas e a oferta da formação continuada fazem parte do plano de metas do Governo Estadual - Programa Minha Escola Tem Ação (META 6) da Secretaria de Estado da Educação.


Fonte: Equipe pedagógica do NRE

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.