Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Editais Professor Formador
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • CONVOCAÇÃO PSS - AVALIAÇÃO PESSOA NEGRA
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções
  • Ícone conteúdos aulas on-line

Núcleo Regional de Educação de Ibaiti

Rua Nilo Sampaio, s/nº - Centro - CEP 84.900-000
Ibaiti - PR | Fone: 43 3546-8100 - Fax: 43 3546-8124  mapa Localização

NRE Ibaiti

24/11/2017

Consciência Negra: Memória e Visibilidade

No mês em que se celebra o dia da Consciência Negra (20/11), escolas do Núcleo Regional de Educação de Ibaiti, sob coordenação das equipes multidisciplinares, realizam atividades voltadas para o desenvolvimento de ações pedagógicas sobre a história e cultura dos povos afro-brasileiros, africanos e indígenas.

As atividades incluem apresentações musicais, danças, interpretação de poemas, exposições de arte, sessões de filmes, desfiles de belezas negras e ciclos de debates com o tema da igualdade etnicorracial. A equipe multidisciplinar do NRE, juntamente com a Chefe, professora Arlete Korovisk dos Santos, prestigiam a realização dos eventos.

Para a Técnico da Educação das Relações da diversidade Etnicorracial do NRE de Ibaiti, professora Andreza Cristina Mendes, as ações desenvolvidas fortalecem a comunidade no que diz respeito à efetivação do combate ao preconceito. “Por meio das atividades realizadas na Semana da Consciência Negra reafirmamos nosso compromisso com as políticas públicas de efetivação dos Direitos Humanos. Percebemos nos olhares das crianças negras, um outro olhar, que é de se ver positivamente representado E para as crianças não negras, o reconhecimento e o respeito por todas as culturas. Não superamos, mas certamente, um grande avanço para uma sociedade mais igualitária”, ressaltou.

Na Escola João Professor, no município de Japira, as ações do ano letivo culminaram na tarde do dia 17/11, com a participação da comunidade, e a presença do prefeito do município, senhor Walmir Wellington da Silva.

No Colégio Estadual Leão Schulmann, do município de Figueira, os estudantes se dividiram em grupos para discutir temáticas relevantes e socialização das discussões. A diretora do colégio, professora Madalena Martins, reforçou que por mais um ano a data foi marcada por intensos debates para celebrar o dia da Consciência Negra.

O Tradicional Desfile Beleza Negra, foi destaque no Colégio Estadual do Campos Professora Margarida Franklyn Gonçalves.

Além de outras atividades artísticas, o Colégio Estadual Antonio Martins de Mello, também valorizou a beleza da mulher negra, promovendo desfiles para a comunidade.

No Colégio Estadual Aldo Dallago, município de Ibaiti, além dos debates e exposições, os estudantes participaram de sessões de filmes coordenadas pelo professor Danilo Torregrossa.

Escolas do Campo como Colégio Estadual Caetano Munhoz da Rocha, Colégio Estadual Napoleão da Silva Reis e Escola Estadual do Campo Manoel Sebastião Gonçalves, realizaram mostras culturais, promovendo a igualdade racial e social das populações negras e indígenas.

No Colégio Estadual David Carneiro, município de Guapirama, o professor Hélio Puchalski, da Equipe de Coordenação das Relações de Gênero e Diversidade Sexual/Secretaria de Estado da Educação, participou do II Ciclo de Debates, ministrando palestra com estudantes do Ensino Médio e do Curso de Formação de Docentes. Participaram também, na manhã do dia 24, o diretor da Escolas Estadual Índigena Yvy Porã, professor Jefferson Gabriel Domingues.

Em Conselheiro Mairinck, as ações foram realizadas na Escola Sol Encantado, Escola Estadual Dona Macária e Colégio Estadual Francisco Alves de Almeida.

A semana encerrou as celebrações com atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Joaquim Pedro de Oliveira, do município de Ibaiti. A chefe do NRE, professora Arlete, esteve presente e fez uso da palavra.

A Chefe do NRE de Ibaiti, professora Arlete Korovisk dos Santos, e equipe multidisciplinar, reconhecem a dedicação de todos os profissionais que, durante o ano letivo, participaram dos encontros realizados em cada escola, subsidiados pela Secretaria de Estado de Educação, por meio da Coordenação das Relações Éticorraciais, sob o tema: A beleza, a riqueza e a resistência dos povos afro-brasileiros e indígenas.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.