Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • Verificação de Pessoa Negra
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções

Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã

Avenida Minas Gerais, 295 - Centro - CEP 86.870-000
Ivaiporã - PR | Fone: 43 3472-5700 - Fax: 43 3472-5700  mapa Localização

NRE Ivaiporã

20/12/2017

NRE IVAIPORÃ PARTICIPA DO PROGRAMA GERAÇÃO ATITUDE 2017

O Programa Geração Atitude é uma política pública estadual, instituída pela Lei 18.763, publicada em 26 de abril de 2016, tendo como parceiros o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Ministério Público do Estado do Paraná, Secretaria de Estado da Educação e Assessoria Especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude.

O Programa Geração Atitude, coordenado pela técnica pedagógica, Fabiane S. Eisele Zilio, do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, tem como principal objetivo contribuir para a formação cidadã de estudantes paranaenses, promovendo a participação social e o protagonismo juvenil, proporcionando ações para que os estudantes compreendam melhor os temas relacionados à democracia, política e cidadania, para que assim, tornem-se agentes transformadores da sua própria realidade.
No decorrer deste ano, as instituições participantes do Núcleo Regional de Ivaiporã, Colégio Estadual Carlos Silva de São Pedro do Ivaí, Colégio Estadual Professora Reni Correia Gamper de Manoel Ribas, Colégio Estadual Faxinal de Catanduvas, Colégio Estadual Tereza Cristina e Colégio Estadual Dr. Cândido de Abreu do município de Cândido de Abreu desenvolveram, na primeira etapa do programa, Geração na Escola, práticas pedagógicas relacionadas ao tema democracia com os estudantes. Na segunda etapa, Caravana da Cidadania, receberam a visita de promotores e/ou juízes para esclarecimentos sobre questões de cidadania. A segunda etapa do programa também possibilitou que os estudantes propusessem ideias, elaborando projetos de lei para diminuir ou solucionar problemas que o munícipio e o estado enfrentam.
Na edição 2017, o projeto de lei do aluno Rafael Scandolara, de 17 anos, orientado pela professora Lucélia Rigo, do Colégio Estadual Reni Correia Gamper de Manoel Ribas, foi um dos 26 selecionados no Estado do Paraná, dentre 228 projetos inscritos, com a proposta de estabelecer a implantação de sistema de reaproveitamento das águas de chuvas e painéis solares para a produção de energias renováveis nos prédios públicos do Estado.
Por conta disso, o estudante, juntamente com a direção auxiliar do colégio, viajaram a capital do Estado, Curitiba, para conhecerem lideranças políticas paranaenses, bem como as sedes de instituições públicas como o Palácio das Araucárias (sede do Governo do Estado), a Assembleia Legislativa do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná e o Ministério Público do Paraná, por meio de uma visita guiada. Participaram de uma cerimônia na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná para ser escolhida a melhor proposta de projeto, a qual se tornará lei no Paraná em 2018.
O Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã agradece e parabeniza todas as instituições de ensino que aderiram ao Programa Geração atitude 2017 pelo empenho e pela dedicação de todos os profissionais e estudantes envolvidos.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.