Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • botão Pessoa Negra
  • atribuição de aulas e funções
  • cursos técnicos
  • rede de proteção
  • Brigada Escolar - Inscrições Abertas

Núcleo Regional de Educação de Cascavel

Avenida Brasil, 2040 - São Cristovão - CEP 85.816-294
Cascavel - PR | Fone: 45 3333-2800 - Fax: 45 3333-2841  mapa Localização

NRE Cascavel

25/04/2018

NRE promove Encontro de Grêmios Estudantis e Representantes de Turma

Com muito êxito, na última sexta-feira (20) o Auditório do Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira serviu de palco para o 1º Encontro de Grêmios Estudantis e Representantes de Turma das 93 instituições de ensino jurisdicionadas ao Núcleo Regional da Educação de Cascavel.

Aproximadamente 300 estudantes, acompanhados por professores, pedagogos e diretores estiveram presentes e participaram com bastante atenção a todas as orientações e atividades previstas.

O grupo “Bella”s Dance”, composto por alunos das escolas estaduais, realizou uma belíssima apresentação artística.

A acolhida oficial foi feita pela Chefe desta Regional, professora Inez Aliete Dalavechia, a qual enfatizou a importância de momentos como esses, onde os estudantes têm a oportunidade de fortalecer ações e a integração para atuações em seus grupos.

Na sequência, a aluna Fernanda Karoline Nogueira, do Colégio Estadual Monteiro Lobato, que é membro da Comissão Gestora do Fórum de Estudantes, fez um pronunciamento em nome de todos os estudantes, ressaltando a importância dos Grêmios Estudantis nas escolas para “proporcionar a integração dos estudantes, estimular a constituição e o fortalecimento dos Grêmios, ampliar ideias e dinamizar as ações que são desenvolvidas nas escolas”.

Mediante a data da prova do SAEP, que será realizada no dia 26/04, a professora Sônia Cristina Zavodini Carlotto, que é Técnica Pedagógica da disciplina de Língua Portuguesa, realizou uma explanação sobre a avaliação, incentivando a todos e todas para que participem desta atividade e também, auxiliem na divulgação entre os colegas.

Para ilustrar e fixar ainda mais, alunos do Colégio Eleodoro, anfitrião, gravaram um “Rap”, convidando aos estudantes para a realização da prova, a qual será aplicada em todas as instituições de ensino do Estado do Paraná, na próxima quinta-feira.

A Pedagoga Carla Carrera, expôs sobre os Programas Geração Atitude e Parlamento Jovem, informando sobre os procedimentos para inscrição e incentivando para que participem, despertando o interesse à cidadania e à democracia.

Então o estudante Paulo Ricardo Passos, Diretor de Comunicação da Associação Cascavelense de Estudantes Secundaristas explanou aos participantes sobre a ACES, UBES, UNE, e sobre a preparação para o Congresso da ACES que está previsto para o mês de junho, deixando a mensagem da importância da participação dos estudantes nas ações escolares, junto aos Grêmios Estudantis.

A continuidade dos trabalhos foi realizada pela pedagoga Sandra Mara Martins, a qual apresentou a síntese dos Grupos de Trabalhos do Fórum de Estudantes, realizado em 2017 e a importância do planejamento, embasando e orientando sobre o "Plano de Ação" para os Grêmios Estudantis.

GRÊMIO ESTUDANTIL

O Grêmio Estudantil é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Através dele os estudantes apresentam suas propostas e aprendem sobre ética e cidadania na prática.

Desde 1985, por ato do Poder Legislativo, Lei nº 7.398, ficou assegurado o funcionamento dos Grêmios Estudantis. A Secretaria de Estado da Educação entende que toda representação estudantil deve ser estimulada, pois ela aponta um caminho para a democratização da Escola. Por isso, sua composição e funcionamento nas escolas públicas devem ser estimulados pelos gestores escolares, tendo em vista o apoio à Direção numa gestão colegiada.

Os Grêmios compõem uma das mais duradouras tradições da nossa juventude, cumprindo importante papel na formação e no desenvolvimento educacional, cultural e esportivo dos jovens, com a organização de debates, apresentações culturais e demais momentos de preparo para a vida social, cultural e política. Assim, contribuem decisivamente para a formação e o enriquecimento educacional de grande parcela da juventude.

Veja mais fotos:

https://www.facebook.com/pg/nrecascavel/photos/?tab=album&album_id=1844859288868888

Assista ao vídeo:


https://youtu.be/k1NpMgXUGtw





Fonte: Assessoria de Comunicação - NRE Cascavel

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.