Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • Convocação para Verificação de Inscritos como Pessoa Negra
  • atribuição de aulas e funções
  • botão destaque formulário divulgue a sua escola
  • Designação de Diretores e Diretores Auxiliares

Núcleo Regional de Educação de Guarapuava

Rua Senador Pinheiro Machado, nº 2332 - Centro - CEP 85065-040
Guarapuava - PR | Fone: (42) 3621-7600 - Fax: (42) 3621-7601  mapaLocalização

NRE Guarapuava

07/05/2018

Primeira conferência intermunicipal da CONAE do Paraná aconteceu na cidade de Guarapuava.

A primeira conferência intermunicipal da CONAE, do Paraná, aconteceu em Guarapuava, no dia 04 de maio de 2018. Reunindo 240 credenciados, o evento contou com a participação de segmentos e setores da sociedade de 8 municípios jurisdicionados ao NRE de Guarapuava: Campina do Simão, Candói, Foz do Jordão, Goioxim, Pinhão, Reserva do Iguaçu, Turvo e Guarapuava, sede do evento.
Partindo do tema “A consolidação do Sistema Nacional de Educação - SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”, a conferência oportunizou um amplo debate do documento referência, disponibilizado pelo Fórum Nacional de Educação, em seus 8 eixos: I - O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação; II - Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais; III - Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social; IV - Planos decenais, SNE e democratização da educação: acesso, permanência e gestão; V - Planos decenais, SNE, educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão; VI- Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação; VII- Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; VIII- Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.
Participaram da solenidade de abertura, representantes do poder público, a meritíssima juíza da vara da infância e adolescência, Rafaela Zarpelon, o promotor de justiça da 6ª promotoria de justiça do ministério público do Paraná, Juliano Marcondes Paganini, o Chefe do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, Marlon Douglas Pires, a Secretária Municipal de Educação e Cultura de Guarapuava, Doraci Senger Luy, o vereador Sérgio Niemes, o vice reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste/Unicentro, Osmar Ambrósio de Souza e a diretora interina da Faculdade Campo Real, Professora Patrícia Melhem Rosas.
O Professor Dr. Aurélio Bona Jr., da UNICENTRO, proferiu a palestra sobre o tema em questão, ressaltando que estamos vivenciando um momento crucial, em que os profissionais da educação precisam participar ativamente, mesmo que não aconteçam como desejamos.
Com o objetivo de dar voz e voto aos vários segmentos sociais, o público presente pode opinar, questionar e sugerir emendas ao documento referência, que foram devidamente compilados em documentos oficiais, pelo “comitê sede Guarapuava”, que serão encaminhados ao comitê estadual.
A conferência estadual acontecerá nos dia 08, 09 e 10 de agosto em Curitiba, e os delegados eleitos, levarão as contribuições, sendo a voz dos oito municípios jurisdicionados pelo NRE de Guarapuava.
A coordenadora do comitê, sede Guarapuava, Sílvia Zanette, avaliou a conferência, como um momento positivo para a educação. Os participantes, profissionais da educação, entenderam as metas e os problemas do PNE, os quais influenciam diretamente na qualidade e melhoria da educação do Brasil, ressaltando: “esperamos que as conferências que ocorrerão em todo o Brasil, levem aos nossos governantes as reais necessidades para a transformação da educação, e que estes entendam que não se fará educação melhor do que temos sem investimentos. A qualidade que nos falta, falta também nos investimentos.”

Para ver mais fotos do evento CLIQUE AQUI


Fonte: Silvia Zanette

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.