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Núcleo Regional de Educação de Cascavel

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NRE Cascavel

12/06/2018

Formação em Ação Disciplinar 2018

No período de 6 a 12 de junho, a Secretaria de Estado da Educação, por meio da Superintendência da Educação e em parceria com o Núcleo Regional da Educação de Cascavel, oferta a Formação em Ação Disciplinar. A FAD foi planejada de acordo com o Programa META – Minha Escola Tem Ação, com o objetivo de ofertar Formação Continuada a todos os profissionais da educação, visando a melhoria da qualidade de ensino na rede estadual.

O aperfeiçoamento consiste em ações descentralizadas que ocorrem nas escolas, por meio de oficinas que abordam conteúdos curriculares e específicos da demanda regional. Na oportunidade, equipes diretivas e pedagógicas, professores e demais funcionários compartilham estudos, debatem e trocam experiências sobre a organização do trabalho administrativo e pedagógico, discutindo conteúdos teóricos e práticos voltados às especificidades das áreas de atuação.

No NRE de Cascavel, a FAD foi organizada em 05 polos envolvendo em torno de 5.700 profissionais, sendo o primeiro realizado no município de Céu Azul, no dia 6 de junho, com as participações de Céu Azul, Vera Cruz e Santa Tereza. O segundo polo foi realizado em Capitão Leônidas Marques, no dia 7 de junho e foram atendidos os municípios de Capitão Leônidas Marques, Boa Vista da Aparecida, Lindoeste, Três Barras do Paraná e Santa Lúcia. Na sequência, no dia 8 de junho, as oficinas da Formação em Ação Disciplinar foram ministradas no polo sediado em Guaraniaçu, com a participação dos servidores estaduais de Guaraniaçu, Ibema, Campo Bonito e Catanduvas.

Em Cascavel, os estudos ocorreram no dia 11 de junho, com profissionais das 42 escolas estaduais do município, que realizaram as atividades nos seguintes locais: Centro de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto, Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone, Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira, Colégio Estadual Pacaembu, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG), Universidade Paranaense (UNIPAR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Centro Cultural Gilberto Mayer e Teatro Municipal Sefrin Filho.

O Professor Doutor Luiz Carlos Travaglia abrilhantou o evento ao ministrar palestra/oficina intitulada “Ensino de Língua Portuguesa – aspectos metodológicos” aos professores da rede estadual de ensino, no Teatro Municipal de Cascavel.

De modo simultâneo, no auditório da UNIPAR, o Professor Doutor André Azevedo da Fonseca proferiu fala sobre “Ciência, Tecnologia e Sociedade e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)”.

Também contribuíram como palestrantes Tiago Leite, Lucimaira Cabreira e Fabiana da Costa Oliveira, além de professores colaboradores.
 
O encerramento desta FAD acontece hoje, 12 de junho, em Cafelândia, com os diretores, professores, pedagogos e agentes educacionais I e II dos municípios de Cafelândia, Corbélia, Iguatu, Anahy e Braganey.


LUIZ CARLOS TRAVAGLIA

O Prof. Dr. Luiz Carlos Travaglia fez seus estudos superiores na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais, onde cursou Licenciatura Plena em Letras: Português-Inglês. Hoje é Professor de Língua Portuguesa e Linguística e pesquisador do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Foi professor do ensino fundamental e médio por quase duas décadas. Mestre em Letras (Língua Portuguesa) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual e em Linguística Aplicada Ao Ensino Aprendizagem de Língua Materna. Os termos mais frequentes na contextualização da sua produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Texto, Verbo, Ensino, Tipologia Textual, Gramática, Coesão, ensino de gramática, Coerência, Discurso e Gramaticalização. Algumas obras: Linguística textual: interfaces e delimitações. Olhares & Trilhas. Gêneros Orais: Caracterização e Ensino. Na trilha da gramática. Gramática e interação.


ANDRÉ AZEVEDO DA FONSECA

Professor Adjunto no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho (Unesp), com bolsa da Capes. Pós-doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ). Especialista em História do Brasil pela PUC-MG. Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade de Uberaba (Uniube). Autor de A construção do mito Mário Palmério (Unesp, 2012) e Cotidianos culturais e outras histórias: a cidade sob novos olhares (Uniube, 2004), entre outros. Coordena o grupo de pesquisa Comunicação e Imaginação Social (Imagicom). Conquistou os prêmios Inovar para Educar (Unesco), Science Slam (Euraxess), entre outros. Os interesses de pesquisa, com ênfase na interdisciplinaridade nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, englobam Imaginação Social, Imaginário tecnológico, Mitologias Contemporâneas e Comunicação e Educação.

TIAGO LEITE

Possui graduação em história pela Unespar de Paranaguá, Mestrado em Ciências Sociais pela Unioeste de Toledo e Doutorado em Ciências Sociais pela Unisinos de São Leopoldo. Trabalhou como professor colaborador entre os anos 2013 a 2017, no colegiado de pedagogia da Unioeste, Campus de Cascavel. Atualmente desenvolve pesquisas junto ao grupo de pesquisa Imaginar (Imaginários e formação de professores). Seus temas de interesse: juventude; sociologia urbana; violência escolar; formação de professores; políticas públicas para juventude.

LUCIMAIRA CABREIRA

Psicóloga, especialista em psicopedagogia, em psicologia e saúde, em desenvolvimento e orientação da família, em políticas públicas para crianças e juventude, em políticas públicas em região de fronteiras. Servidora no município de Cascavel, na Secretaria de Assistência Social, atualmente é gerente da Proteção Social Especial. Também atua como docente do curso de psicologia na Unipar, Campus de Cascavel.

FABIANA DA COSTA OLIVEIRA

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR), especialização em Violência Doméstica contra Criança e Adolescente (USP/SP), formação em Psicólogo Perito Examinador do Trânsito (PUC/PR), especialização em Saúde da Família (UNIOESTE), especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial à Criança e Adolescente com ênfase em Álcool e Drogas Escola de Saúde Pública do Paraná (Fio Cruz), capacitação em Terapia Comunitária Integrativa (UFPR), curso de Justiça Restaurativa. Atuação profissional: Docente – SENAC (Curso Técnico de enfermagem); Perito Examinador de trânsito Ramo 90º CIRETRAN Nova Aurora/PR; Psicóloga da Prefeitura Municipal de Cascavel na Coordenação dos Centros de Educação Infantil; Psicóloga do CAPS ad; Coordenadora do CAPS III; Psicóloga CAPS ad e CAPS i, Psicóloga CAPS ad.


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Fonte: Assessoria de Comunicação / NRE Cascavel

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