Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Campanha dengue
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • Convocação para verificação de inscritos como pessoa negra
  • atribuição de aulas e funções
  • plano municipal de educação

Núcleo Regional de Educação de Pitanga

Rua Duque de Caxias, 517 - Centro - CEP 85.200-000
Pitanga - PR | Fone: 42 3646-8300 - Fax: 42 3646-8300  mapa Localização

NRE Pitanga

22/06/2018

Educação - CONAE Fase Intermunicipal de Pitanga movimenta Educadores da Região Central do Paraná

O Núcleo Regional de Educação de Pitanga, juntamente com o Comitê Intermunicipal da 3ª CONAE, composto pelos Municípios de Boa ventura de São Roque, Laranjal, Mato Rico, Nova Tebas, Palmital, Pitanga, Santa Maria do Oeste e instituições ligadas aos sistemas de Ensino: UNDIME, UNCME entre outros; realizaram neste dia 19 de junho de 2018, a Fase Intermunicipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE), com o tema: “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional da Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”. Com objetivo de debater e propor emendas ao Documento Referência, proposto pelo Fórum Nacional de Educação – FNE.
As atividades iniciaram-se com uma reunião com os Secretários Municipais de Educação, para planejamento das ações, na sequência cada Município realizou o Estudo do documento referência e análise dos oito Eixos Temáticos: a saber:
I – O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;
II – Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;
III – Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social;
IV – Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão;
V – Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;
VI – Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;
VII – Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; e
VIII – Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.
O Evento contou com a participação do Prof. Dr. Aurélio Bona Junior da UNICENTRO, o qual proferiu palestra sobre o tema com objetivo de subsidiar as discussões nas Plenárias de Eixos.
Enriqueceram o evento as participações do aluno Gustavo Pereira Boschen, do Município de Mato Rico, com a canção “Aleluia”, acompanhado pelo Professor Nanderson Berganton e as alunas do Município de Nova Tebas, com apresentação de dança.
Destacamos também a participação especial do cantor e compositor Odair Delli Colli, aluno do curso de Administração do CEEP Prof. Miguel Parolo de Pitanga.
O Chefe do NRE de Pitanga, Prof. Jonas Crensiglova, destaca que o evento proporciona um amplo debate sobre as políticas educacionais, com a participação efetiva dos educadores e da sociedade civil. “precisamos ampliar os debates e mostrar que a região central do Paraná pode contribuir de forma consistente com a Educação do Paraná e do Brasil, principalmente na cobrança da aprovação do Sistema Nacional de Ensino, para que tenhamos uma melhor distribuição dos recursos vinculados à educação. A União precisa voltar os olhos para os nossos Municípios, pois é aqui que as coisas acontecem”.
Reiteramos nossos agradecimentos a todos que contribuíram para a realização deste evento, e a Equipe do NRE de Pitanga, que colaborou para tornar possível este evento tão importante para nossa região.
Os delegados eleitos, representantes da Educação Básica, Ensino Superior, Ensino Profissional e do Comitê Intermunicipal, participarão da Etapa Estadual, que acontecerá em Curitiba no segundo semestre de 2018.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.