Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • botão Pessoa Negra
  • atribuição de aulas e funções
  • cursos técnicos
  • rede de proteção
  • Brigada Escolar - Inscrições Abertas

Núcleo Regional de Educação de Cascavel

Avenida Brasil, 2040 - São Cristovão - CEP 85.816-294
Cascavel - PR | Fone: 45 3333-2800 - Fax: 45 3333-2841  mapa Localização

NRE Cascavel

27/06/2018

Sustentabilidade e Preservação marcam Semana do Meio Ambiente no CEEP de Cascavel

O mês de junho foi de intensas atividades para o Curso Técnico em Meio Ambiente do Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto – CEEP de Cascavel, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, e porque a ação faz parte da Construção da Unidade Pedagógica da instituição de ensino, é o Segundo Eixo Norteador: Construção da Identidade do Curso.

Na segunda-feira, dia 04, as turmas do Curso Técnico em Meio Ambiente dos períodos da manhã, tarde e noite assistiram às palestras "Defesa Civil e Prevenção de Desastres”, com o Capitão do Corpo de Bombeiros Murilo Sinque de Paula e “Zoológico e sua importância na conservação da Fauna Silvestre", com a Bióloga Mestre Vanilce de Oliveira. A turma do noturno, além da palestra do Zoológico, participou da Oficina de Manufatura Reversa de Resíduos Eletrônicos, com o Professor Gelson Kaul.

Na terça-feira, 05/06, a turma 4ª B participou da “17ª Conferência Municipal de Meio Ambiente”, que aconteceu no Teatro Municipal e a turma do noturno realizou a oficina de “Prática de Análise Ambiental”, com as Mestres Ana Paula Mallmann e Camila Vogt dos Santos.

Na quarta-feira, 06/06, a 1ª série realizou a Oficina “Brincando e Aprendendo com Sustentabilidade”, desenvolvida com a Técnica em Meio Ambiente Sirlei Fonseca; a 2ª Série realizou a Oficina “Paisagismo e Meio ambiente: Construção Sustentável”, com a arquiteta Lucilene Rocha; a 3ª Série realizou a Oficina “Reaproveitamento de Materiais: O Lixo que vira Luxo, Customização de Roupas” com a professora de arte e Artista Plástica Ariadne de Assis; a 4ª A Série realizou a Oficina “Prática de Análise Ambiental” com as Mestres Ana Paula Mallmann e Camila Vogt dos Santos e a 4ª B Série realizou a Oficina “Reaproveitamento de Materiais: O Lixo que vira Luxo, Customização de Roupas”, com a professora de Arte e Artista Plástica Ariadne de Assis. As turmas do noturno assistiram Apresentação do “AmbientAÇÃO”, projeto de gerenciamento de resíduos desenvolvido por alunos da 1ª e 2ª séries do período da manhã, depois assistiram à apresentação do trabalho de Iniciação Científica “Antropoentomofagia”, que é o estudo dos insetos comestíveis, com alunos do 3° série do curso do período da manhã e finalizaram a noite com Oficina de “Mudas Medicinais”, com a Técnica em Meio Ambiente Sirlei Fonseca.

Na quinta-feira, dia 07, o primeiro semestre do noturno realizou “Aula Prática de Microbiologia”, com a Professora Doutora Juliana Moço Corrêa.

Na sexta-feira, 08/06, a 1ª Série realizou visita técnica no “Instituto Pedra da Mata”, localizado em Santa Tereza do Oeste, sob a responsabilidade das professoras Sandra Giannotti e Lidinalva Rufino; a 2ª Série realizou visita técnica e oficina de “Produção de Bonsai”, no Viveiro Paraná Verde, com orientação do Engenheiro Agrônomo Tiago Pieniz, sendo que as responsáveis eram a professora Aline Donega e a pedagoga Maristela; a 3ª série e as 4ª Séries A e B realizaram visita ao “Aterro Sanitário Municipal”, sob a responsabilidade das professoras Eloisa e Marcia Francisco. A turma do noturno realizou no CEEP a Oficina de “Produção de Bonsai”, com o Engenheiro Agrônomo Tiago Pieniz, do Viveiro de Mudas Paraná Verde.

No sábado, dia 09, foi realizada a “Ação de Educação Ambiental no Calçadão da Igreja Matriz”, das 8h às 12h, atividades de Educação Ambiental: coleta de lixo eletrônico, óleo usado, pilhas, baterias, foram realizados jogos educativos com as crianças que passavam pela praça, visitação ao Ônibus Eco-Expresso da Sanepar, panfletagem e divulgação do curso. Na organização, a turma 2ª série ficou responsável pelos jogos ambientais e AmbientAÇÃO e a 1ª série ficou responsável pela exposição dos trabalhos realizados na oficina, enquanto o 3ª e o 4ª A, B ficaram responsáveis pela divulgação das atividades no Ecoexpresso.

“Foi uma semana agitada, com muito conhecimento, as diversas atividades proporcionaram aos alunos vivenciar experiências relacionados ao curso”, relatou a Coordenadora do Curso nos períodos matutino e vespertino, Lidinalva Rufino.

A Diretora Auxiliar, Sandra Tambani, explicou que “são atividades que despertam o interesse pelo curso, com o objetivo de realizar a fusão teoria e prática, estabelecer a relação interdisciplinar e proporcionar ao aluno vivência com o setor produtivo da área do seu curso”.

A Coordenadora do Curso no período noturno, Eloisa Antunes, descreveu a importância desta prática: “visa desenvolver atividades diferenciadas oportunizando aos alunos o aprimoramento em temas relevantes à formação profissional na área de seu curso”.

Veja mais fotos:






Fonte: Assessoria de Comunicação / NRE Cascavel

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.