Núcleo Regional de Educação de Cascavel
Avenida Brasil, 2040 - São Cristovão - CEP 85.816-294Cascavel - PR | Fone: 45 3333-2800 - Fax: 45 3333-2841 Localização
NRE Cascavel
25/10/2018
Matematicando com mandalas geométricas no Colégio Duque de Caxias
Autoconfiança, organização, atenção, concentração, raciocínio lógico-dedutivo e senso cooperativo são elementos de uma fórmula que tem gerado bons resultados no ensino de Matemática do Colégio Estadual Duque de Caxias, em Corbélia.
Na busca de alternativas para ensinar Matemática de um jeito diferente, para que os conceitos matemáticos trabalhados tenham um maior significado para os alunos, inclusive com o poder de torná-los mais críticos na análise e compreensão de fenômenos diários, as professoras Daniele Milena e Heliane aumentam a motivação e a interação, além de envolverem os estudantes em situações que estimulam a curiosidade para a resolução de problemas partindo das suas próprias experiências.
Como recurso didático para o ensino-aprendizagem das representações geométricas, neste mês de outubro alunos de 7°, 8° anos e sala de apoio à aprendizagem produziram mandalas.
“A Matemática se faz presente e precisa fazer sentido na vida do aluno, o que falta são estímulos para uma maior eficácia de seu ensino para que este participe raciocinando, compreendendo, reelaborando o saber historicamente produzido e superando, assim, sua visão ingênua, fragmentada e parcial da realidade”, diz professora Daniele.
Na busca de alternativas para ensinar Matemática de um jeito diferente, para que os conceitos matemáticos trabalhados tenham um maior significado para os alunos, inclusive com o poder de torná-los mais críticos na análise e compreensão de fenômenos diários, as professoras Daniele Milena e Heliane aumentam a motivação e a interação, além de envolverem os estudantes em situações que estimulam a curiosidade para a resolução de problemas partindo das suas próprias experiências.
Como recurso didático para o ensino-aprendizagem das representações geométricas, neste mês de outubro alunos de 7°, 8° anos e sala de apoio à aprendizagem produziram mandalas.
“A Matemática se faz presente e precisa fazer sentido na vida do aluno, o que falta são estímulos para uma maior eficácia de seu ensino para que este participe raciocinando, compreendendo, reelaborando o saber historicamente produzido e superando, assim, sua visão ingênua, fragmentada e parcial da realidade”, diz professora Daniele.
Fonte: Assessoria de Comunicação / NRE Cascavel