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Núcleo Regional de Educação de Paranavaí

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NRE Paranavaí

08/11/2018

Ações nas escolas: “Junho Paraná sem Drogas”


O Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas / CONESD, o Comitê do Ministério Público do Estado do Paraná de Enfrentamento às Drogas, o Projeto Estratégico SEMEAR – Enfrentamento ao Álcool, Crack e outras Drogas, a Secretaria Estadual de Saúde / SESA, juntamente com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná / SEED, promoveram o “Junho Paraná sem Drogas”, com diversas ações, dentre as quais, as desenvolvidas nos Estabelecimentos de Ensino em todos os municípios paranaenses, sobre a prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas, cujo os objetivos são:

- Promover o debate sobre à prevenção do uso de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas;
- Discutir os fatores que tornam os jovens e adolescentes vulneráveis ao uso de drogas;
- Pensar juntamente com os/as estudantes ações de prevenção ao uso de drogas de acordo com a realidade local.
Desta forma, destacamos no Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, as ações que as escolas realizaram com os alunos, sobre a prevenção ao uso de drogas: Palestras, debates, discussão, e reflexão sobre as questões sociais e de saúde relacionadas ao uso das drogas, confecção de cartazes e materiais alertando sobre o perigo das drogas e as formas de prevenção para exposição nos murais da escola, diálogo aberto sobre as estratégias de prevenção do uso de drogas lícitas ou ilícitas pela juventude, leituras de diversos textos e matérias sobre o tema, atividades de pesquisas bibliográficas sobre substâncias psicotrópicas, exibição de filmes e vídeos, produção de paródias, jograis, poesias, acrósticos, redações, e produções gráficas, pesquisas no laboratório de informática, nos jornais da cidade e no jornal “Drogas não caia nesta armadilha” da Secretaria de Saúde do Município e nos materiais disponibilizados pela Coordenação de Educação em Direitos Humanos -CEDH / SUED / SEED, aulas expositivas centradas nos perigos e nas consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas, e como veem a situação de enfrentamento e prevenção ao uso destas substâncias, e os contrastes entre realidades educacionais e os fatores que tornam os alunos de nossa escola vulneráveis ao uso das mesmas. Acesse os materiais no link abaixo:

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