Núcleo Regional de Educação de Irati
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NRE Irati
16/11/2018
I Seminário das Relações Étnico-Raciais: Currículo, Mídia e Relações Étnico-Raciais.
I Seminário das Relações Étnico-Raciais: Currículo, Mídia e Relações Étnico-Raciais.
A iniciativa da Equipe Multidisciplinar do Núcleo Regional de Educação de Irati, na realização do I Seminário das Relações Étnico-Raciais teve como intuito divulgar os trabalhos desenvolvidos pelas instituições de ensino e suas Equipes Multidisciplinares, na forma de: mostras, oficinas, apresentações artísticas e culturais, desfile de indumentárias, painéis, artesanato e palestras ministradas por pesquisadoras dos grupos étnico-raciais. O Seminário conseguiu promover uma importante imersão às discussões relacionadas ao “Currículo, Mídia e Relações Étnico-Raciais: Desnaturalizar Representações Naturalizadas”.
Na afirmação de um momento propício para apresentar e refletir sobre as problemáticas identificadas durante os estudos/reflexões realizadas pela EM nas instituições de ensino e no NRE, as palestrantes ilustraram significativamente os contextos indígena e afro-descendente.
O evento demonstrou o trabalho pedagógico e o envolvimento das Equipes Multidisciplinares, bem como os impactos da educação das relações Étnico-Raciais nas instituições de ensino.
As oficinas Trança Nagô Além do Penteado e a Confecção das Bonecas Abayomi representaram o envolvimento dos estudantes como protagonistas na realização e organização das respectivas produções.
O Seminário culminou com o brilhante desfile dos alunos com as Indumentárias Étnico-Raciais na proposição de aprofundar a discussão e análise de questões significativas, pensar o papel da educação na superação das desigualdades raciais.
O Núcleo Regional de Educação de Irati, agradece e parabeniza todos os envolvidos na realização do I Seminário das Relações Étnico-Raciais: Currículo, Mídia e Relações Étnico-Raciais, o mesmo proporcionou à todos os participantes profundas reflexões acerca da temática, assim como oportunizou práticas e vivências pedagógicas, favorecendo a produção e a democratização do conhecimento sobre as raízes históricas do Brasil, bem como, a participação ativa na construção de uma sociedade sem preconceitos.