Núcleo Regional de Educação de Cascavel
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NRE Cascavel
08/11/2018
Estudantes do Colégio Carmelo Perrone estudam componente fundamental do ecossistema terrestre
Alunos dos 6 ºs anos A, B, C, D, E e F, orientados pela professora Neuza Cantarelli, nas aulas práticas da disciplina de Ciências deste último trimestre, estudaram diferentes tipos de solo (arenoso, argiloso e humífero).
Garrafas Pet como recipientes, funis, filtro, provetas, cronometro, amostras de solo e água foram utilizados para a realização da experiência.
Os alunos formaram 4 ou 5 grupos e cada equipe fez a coleta do solo em um ponto específico do colégio. Após a coleta, os estudantes retornaram ao laboratório e visualizaram o solo com auxílio de lupa, observando as características principais: cor, textura, porosidade. Em seguida, todos realizaram o experimento da filtração do solo a fim de verificar a permeabilidade dos solos coletados.
Alguns questionamentos foram lançados para pesquisa, como “Qual é o tipo de solo da cidade de Cascavel?”, “Qual é importância do solo?”, “Por que é necessário estudar sobre os tipos de solos?”, entre outras indagações.
Segundo a professora Neuza, “aulas práticas de laboratório vêm a contribuir para com a aprendizagem dos estudantes, pois oportunizam maior autonomia destes no processo de ensino/aprendizagem, os alunos saem do papel de expectadores assumindo papel ativo tanto na construção do experimento como o do questionamento frente aos possíveis resultados”.
Garrafas Pet como recipientes, funis, filtro, provetas, cronometro, amostras de solo e água foram utilizados para a realização da experiência.
Os alunos formaram 4 ou 5 grupos e cada equipe fez a coleta do solo em um ponto específico do colégio. Após a coleta, os estudantes retornaram ao laboratório e visualizaram o solo com auxílio de lupa, observando as características principais: cor, textura, porosidade. Em seguida, todos realizaram o experimento da filtração do solo a fim de verificar a permeabilidade dos solos coletados.
Alguns questionamentos foram lançados para pesquisa, como “Qual é o tipo de solo da cidade de Cascavel?”, “Qual é importância do solo?”, “Por que é necessário estudar sobre os tipos de solos?”, entre outras indagações.
Segundo a professora Neuza, “aulas práticas de laboratório vêm a contribuir para com a aprendizagem dos estudantes, pois oportunizam maior autonomia destes no processo de ensino/aprendizagem, os alunos saem do papel de expectadores assumindo papel ativo tanto na construção do experimento como o do questionamento frente aos possíveis resultados”.
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Fonte: Assessoria de Comunicação / NRE Cascavel