Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Logo do aplicativo de telessaúde Bem Cuidar
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • CONVOCAÇÃO PARA VERIFICAÇÃO DE INSCRITOS COMO PESSOA NEGRA 2020
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções
  • cursos técnicos
  • educação de jovens e adultos

Núcleo Regional de Educação de Londrina

Av. Celso Garcia Cid, 658 - Centro,  CEP 86010-490
Londrina - PR |   mapa Localização

NRE Londrina

05/04/2019

Educação em Tempo Integral em destaque no Colégio Estadual Jayme Canet

Atendendo a proposta da Educação em Tempo Integral – turno Único (ETI), da rede pública do Estado do Paraná, o Colégio Estadual Jayme Canet de Bela Vista do Paraíso vem buscando ampliar as oportunidades de aprendizagens dos adolescentes matriculados nesta instituição. As professoras que lecionam as disciplinas da parte flexível do Currículo Escolar do Ensino Médio Ângela do Carmo Alvin Pires, Carolina da Silva Gonçalves e Fabiana Miyuki Yamamoto – Protagonismo Juvenil, Cultura e Patrimônio, Projeto de Vida, Educação Científica e Cidadania - vem desenvolvendo atividades multidisciplinares para possibilitar aprendizagens significativas.

Os conceitos de valores, respeito mútuo, cooperação e tolerância não são apenas conteúdos específicos das disciplinas, mas estão sendo vividos no dia a dia escolar. Os segundos anos do Colégio, sob orientação da professora Fabiana, que leciona Protagonismo Juvenil nas duas turmas, recebeu o auxílio voluntário do senhor João Salomão, responsável pelo Departamento de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Bela Vista do Paraíso.

Na ocasião, o senhor João deu uma palestra sobre a importância da reciclagem para o município, para o país e para o mundo, as famílias belavistenses beneficiadas com o Programa Municipal de Reciclagem e também a respeito do que podemos fazer para que esse programa alcance mais pessoas. Muitos alunos, mesmo sendo moradores do município, não sabiam que com esse programa podem trocar quatro litros de óleo usado por um frasco de 900 ml de óleo novo. O senhor João ressaltou várias vezes que 1 litro de óleo pode contaminar até 1 milhão de litros de água.

Ainda com o responsável pelo setor de Agricultura e Meio Ambiente do município, os alunos foram conhecer o Setor de Reciclagem localizado a quatro quarteirões do Colégio. Lá conversaram com os trabalhadores, questionaram as dificuldades de trabalhar com o lixo e sobre a insalubridade. No final visualizaram como ocorre a prensa de garrafas pet e caixas de leite. Também no mês de março, os alunos dos terceiros anos fizeram uma visita ao Aeroporto Governador José Richa de Londrina. Lá tiveram a oportunidade de conhecer a parte pública do Aeroporto e saber informações sobre partidas e chegadas de voos, área de embarque, canais de inspeção, bem como visualizaram e fotografaram a maquete deste que chegou a ser o terceiro aeroporto mais movimentado do país nas décadas de 1950 e 1960.

Houve ainda uma visita técnica  dos alunos do 3° B à Confepar – Cooperativa Agroindustrial de Londrina acompanhada pelas três professoras. Todos foram muito bem recepcionados por técnicos e estagiários e os alunos e professoras conheceram todo o processo que o leite passa, desde a chegada na Cooperativa até os produtos finais.

Para a disciplina de Educação Científica a visita na Cooperativa fundamentou o aprendizado teórico sobre automoção industrial e a engenharia envolvida na produção de derivados do leite. Os estudantes puderam visitar os laboratórios da cooperativa e observar o processo de controle de qualidade.

Em Projeto de Vida os alunos puderam estar em sintonia com o Mundo do Trabalho, dialogando assim com as expectativas para o futuro próximo, ao ingressarem no mercado de trabalho, dessa forma, promoveram uma reflexão acerca da realidade social.

Promover a formação cidadã é um dos objetivos da disciplina Protagonismo Juvenil. Durante a visita na Cooperativa, os alunos e professoras colocaram em debate questões como segurança no trabalho, higiene e preços dos produtos ao chegar nos supermercados.

Considerando os interesses dos estudantes, o mês de março se encerrou com uma visita ao Planetário de Londrina. Intitulado “Sessão Voyager – Mensageiro para as estrelas”, as turmas dos terceiros anos do Colégio assistiram a uma apresentação de luz e som com conceitos relevantes sobre a Astronomia, Física, Futuro Distante e Humanidade.

Oficinas de brinquedos feitos a partir de materiais reciclados também estão sendo desenvolvidas nas disciplinas com os terceiros anos. Posteriormente os brinquedos serão doados para uma Instituição do Município que atende a Educação Infantil: Bilboquê de garrafa pet, carrinhos de caixa de fósforo e dragão de rolinho de papel higiênico são alguns exemplos das produções dos alunos, que estão tomando todo o cuidado para que as crianças menores não se machuquem. É um trabalho de criatividade e inspeção.

A solidariedade também é um tema recorrente para os alunos. A proposta de ajudar o Asilo Municipal também é um projeto em andamento.
Alguns alunos conhecem de perto a realidade e dificuldade que a instituição passa, por isso “tomarão um café” com os idosos e levarão produtos arrecadados na comunidade escolar. A data prevista para tal encontro é 11/04/2019 e levarão bolos, biscoitos e pães. Com certeza será uma tarde prazerosa e gratificante para todos.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.