Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • denuncie a corrupção
  • Convocação para verificação de inscritos como pessoa negra
  • Apucarana
  • atribuição de aulas e funções
  • CAS Apucarana

Núcleo Regional de Educação de Apucarana

Rua Lapa, 250 - Centro - CEP 86.800-310
Apucarana - PR | Fone: 43 3420-1600 - Fax: 43 3420-1664 mapa Localização

NRE Apucarana

06/06/2019

Lançamento do Programa Presente na Escola no NRE de Apucarana

O Núcleo Regional da Educação de Apucarana realizou, ontem (05/06), o lançamento do Programa Presente na Escola, no Anfiteatro Gralha Azul, localizado na Unespar – Campus de Apucarana.

Com abrangência estadual, o Programa tem como objetivo monitorar diariamente a frequência dos estudantes e trabalhar de forma integrada à Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes no combate ao abandono e evasão escolar. Por meio da tecnologia e integrado a outras instituições, como o Conselho Tutelar, o Ministério Público e a Secretaria de Segurança Pública, o controle diário identificará e combaterá os motivos intraescolares e extraescolares associados a infrequência. Tais motivos, bem como as formas de acompanhamento do Relatório de Frequência por Escola foram discutidos posteriormente em oficinas orientadas pelos técnico-pedagógicos do NRE.

Com um público de aproximadamente 300 pessoas, o evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas: o Assistente Técnico do NRE, Prof. Vladimir Barbosa da Silva, a Juíza da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Apucarana, Drª Ornela Castanho e do Promotor da Vara da Infância, Juventude e Educação da Comarca de Arapongas, Dr. Marcos Vinícius Pesenti. A presença e os discursos efetuados pelos representantes do Ministério Público reforçaram a necessidade da presença estudantil, contribuindo para a construção de perspectivas de aprendizagem e transformação, por meio do ambiente escolar.

De acordo com a Chefe do NRE de Apucarana, Prof.ª Cristiane Cesária Pablos Rossetti, a iniciativa da Secretaria de Estado da Educação do Paraná viabiliza que o acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes seja monitorado, tendo em vista a melhoria dos índices do IDEB. “O envolvimento das comunidades escolares, das Redes de Proteção dos municípios, do Ministério Público e da Secretaria de Segurança Pública beneficiará as interações e busca ativa dos estudantes, estimulando o comprometimento e a adoção de estratégias pedagógicas para mantê-los ou trazê-los de volta para a escola”, afirma Rossetti.

 Encontro Formativo para Diretores e Pedagogos: No período vespertino, Diretores e Pedagogos da Rede Estadual de Educação participaram ainda do processo de análise pedagógica dos dados da Prova Paraná, estabelecendo ações e estratégias para as escolas. A 2ª Edição da Prova ocorrerá no dia 11 de junho e será aplicada para todos os anos do Ensino Fundamental – Anos Finais, todas as séries do Ensino Médio Regular, Integrado e Formação de Docentes, bem como para as turmas da EJA – Ensino Fundamental Fase II e Ensino Médio.


Fonte: Assessoria de Comunicação do NRE-Apucarana

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.