Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • imagem de acesso ao aviso do OBA
  • Imagem de acesso à página do Conae
  • segundo período de ordem de serviço 2018
  • Escola Interativa Recursos Digitais
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • pacto nacional pelo ensino médio
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
  • rede escola

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Avenida Tiradentes, 1001 - Centro - CEP 85900-230
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

11/09/2019

III MOSTRA DE DANÇA DO CE JARDIM EUROPA

Na sexta-feira, 06 de setembro, ocorreu a III Mostra de Dança do Colégio Estadual Jardim Europa, no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer na Vila Pioneira. A terceira edição contou com várias apresentações dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

O evento é organizado pelos diretores Sandra Elisete Casola e Edson Maria Alves Cabral e pelas Professoras Cleusa Novais Escher e Silmara Brasolin. Os alunos foram orientados pelos professores de Arte Daniel Popilnick, Davi dos Santos Ferreira, Andreia Aparecida de Almeida Andrade, Simone Cristina de Matos e Shirlei Bracht Pereira, que também foi a responsável pela criação da logo do evento.

A mostra faz parte do objetivo da gestão de incentivar a cultura e a arte. As danças estimulam o trabalho em equipe, a aquisição de conhecimento pelos educandos que precisam pesquisar sobre o tema, organizar a coreografia, os figurinos, os ensaios, as músicas, dentre outros itens que garantam um bom espetáculo.

O evento foi aberto com a apresentação de contorcionismo do aluno Kauan Gabriel Vilela do 2º ano C do Ensino Médio do período noturno. O aluno desenvolveu sua prática do contorcionismo no Circo da Alegria do Jardim Europa. O contorcionismo é número de espetáculo amplamente reconhecido e admirado em todo o mundo, já desde a antiguidade. Pessoas que fazem contorcionismo apresentam um nível de flexibilidade melhor do que outras sendo considerado um dom.

As danças do CEJE tiveram como tema esse ano “Danças Folclóricas e Regionais Brasileiras”. Durante o trimestre, após as escolhas das danças, os alunos realizaram estudos, pesquisas e coletas de dados e organizaram a coreografia.

Os sextos anos do período matutino desenvolveram estudos sobre danças populares da Região Sul, e definiram algumas coreografias com base em danças como do Caranguejo, do Pezinho, da Balainha, do Pau de Fita dentre outras. Já os sétimos anos pesquisaram sobre as danças folclóricas do Nordeste, e apresentaram coreografias como Bumba meu boi, Xote nordestino, Afoxé, Maculelê, Carimbó, dentre outros.

Os oitavos anos trabalharam com estilos que vão desde o Xaxado e Frevo à música Bainá do grupo Barbatuques que contempla um pouco de todos os ritmos folclóricos brasileiros como o baião, coco, samba, maracatu, rap, afoxé, funk, carimbó, toré indígena, choro, rock, beatbox e a música africana. Já os 9º anos fizeram danças sob os estilos musicais Forró, Jovem Guarda, Xote e Música gauchesca.

Foi uma noite muito animada e repleta de arte e cultura, proporcionando a todos os convidados um espetáculo de criatividade e de imersão na cultura brasileira.


Fonte: CE Jardim Europa

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.