Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Novas turmas GE Formadores
  • Editais PSS 2021
  • Formadores Ação - Resultado Provisório
  • Editais Professor Formador
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Disque Infância Segura
  • Coronavírus 2020
  • Pertencimento etnicorracial
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções

Núcleo Regional de Educação de Paranaguá

R. Baronesa do Cerro Azul, 1.027 - Campo Grande - 83.203-420
Paranaguá - PR | Fone: 41 3420-7200 - Fax: 41 3420-7200  mapa Localização

NRE Paranaguá

11/10/2019

PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA, INTERCÂMBISTA DO NÚCLEO DE PARANAGUÁ, PARTICIPA DE ENCONTRO REALIZADO PELA SEED EM CURITIBA.

O Professor Intercambista Kayan Gusmão juntamente com a técnica de LEM do NRE de Paranaguá, professora Priscilla Kesseli estiveram presentes no I Seminário Estadual de Capacitação de Professores no Exterior – Estados Unidos e Canadá, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná nesta segunda (7) e terça-feira (8), em Curitiba, organizado pelo Departamento de Desenvolvimento Curricular da pasta de Línguas Estrangeiras com a participação de representantes do CAPES e Secretaria de Educação.


O evento foi organizado para possibilitar o compartilhamento de conhecimentos adquiridos no intercâmbio, troca de experiências e elaboração de plano de ação para ser aplicado nos Núcleos Regionais de Educação, a fim de gerar a multiplicação de saberes,principalmente metodologias de ensino.


Docentes de Língua Inglesa tiveram a oportunidade de estar nos EUA em 2019 por meio do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Inglês nos EUA (PDPI) e do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright DAI), com cursos na Universidade de Temple (Pensilvânia), Universidade de Delaware e Universidade da Carolina do Norte, em Charlotte.


Já professores de outras áreas, como Educação Física, Filosofia, Biologia, Agricultura, Educação Especial e Gestão Escolar viajaram até o país vizinho pelo Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá.


O professor de Língua Inglesa do Município de Matinhos, Kayan Gusmão, foi selecionado no processo seletivo realizado pela Instituição FulBright, a qual avaliou o nível de Inglês dos candidatos através do teste de proficiência TOEFL.


OPORTUNIDADE ÚNICA: Kayan foi para a Universidade de Delaware nos Estados Unidos e contou que, foi uma experiência pessoal e profissionalmente transformadora. Conheci novas práticas de ensino e outras culturas e agora posso multiplicar os aprendizados com outros professores e trazer isso para a nossa realidade. Estou muito feliz e muito animado para aplicar todo esse conhecimento em sala de aula. Sem dúvida os alunos serão positivamente impactados.


Luci Gohl, Coordenadora de Línguas Estrangeiras Modernas da SEED, falou sobre o evento organizado por ela: " Minha dedicação nesses dias foi mesmo pelos professores. Eles são o presente e o futuro de nossa área. Tenho fé na qualidade e respeito ao nosso trabalho."


A parceria entre Secretaria de Educação do Estado, Capes e Fulbright tem previsão de continuidade para os próximos anos, e novos editais tem previsão para serem abertos, segundo Coordenação Pedagógica da SEED.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.