Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Novas turmas GE Formadores
  • Editais PSS 2021
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções
  • PN
  • combate à evasão escolar
  • defesa civil na escola

Núcleo Regional de Educação de União da Vitória

Rua Professora Amazilia, 593 - Centro - CEP 84.600-285
União da Vitória - PR | Fone: 42 3521-1800 - Fax: 42 3521-1800  mapa Localização

NRE União da Vitória

11/10/2019

Professores de Língua Portuguesa, Matemática, Mais Aprendizagem, Salas de Apoio à Aprendizagem, parceria Sesc e Pedagogos participam de Formação Continuada.

No dia 08/10, professores de Língua Portuguesa, Matemática, Mais Aprendizagem, Salas de Apoio à Aprendizagem e Pedagogos participaram de Formação Continuada relativa a importância de se ter, por parte de todos os envolvidos no processo educativo,  um acompanhamento e um fazer pedagógico profícuos, onde se priorize capacitação profissional à prática docente. Contudo, tendo por base o foco da Formação, enfatizou-se tal prática em turmas dos Programas Mais Aprendizagem e Salas de Apoio à Aprendizagem, voltada a proposição  de metodologias diferenciadas e de  reflexões acerca da utilização de diferentes estratégias que visem assegurar aos estudantes dessas turmas, se apropriarem de forma satisfatória dos conteúdos básicos que são próprios a cada nível de ensino em que se encontram. Participaram ainda do evento, representantes das Secretarias Municipais de Educação (SEMEDs) – da Regional do NRE/UVA.

A Formação é uma realização do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, em parceria com o Sesc/UV, com apoio da Secretaria Estadual de Educação (SEED/PR) e contou com aproximadamente 120 educadores.

No período da manhã, para dar início às atividades do dia, o professor Mário Francisco Dalgallo, assistente da chefia do NRE, enfatizou a importância da Formação Continuada, por garantir subsídios para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas dos profissionais da Educação.  Destacou ainda o reflexo positivo das parcerias firmadas e do trabalho com compromisso realizado pela coordenação dos referidos programas no NRE e por cada uma de nossas escolas, em prol da garantia de uma educação de qualidade.

Na sequência, a Profa Ms. Márcia Viviane Barbetta Manosso, Coordenadora do Programa Mais Aprendizagem e das SAA/Sesc, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, proferiu uma palestra  sobre a utilização de metodologias diferenciadas e do fazer pedagógico nas aulas do Programa Mais Aprendizagem e nas Salas de Apoio à Aprendizagem.

Ao final das explanações, os profissionais presentes tiveram a oportunidade de se posicionar e tirar possíveis dúvidas em relação ao assunto abordado.

Para finalizar os trabalhos, no período da tarde, os professores foram divididos em salas distintas, onde os educadores de língua portuguesa, participaram da oficina “Contribuições interdisciplinares da semiótica francesa: reflexões acerca de estratégias para o aprimoramento da leitura e interpretação de textos multissemióticos e multimidiáticos”, com a  Professora Doutoranda Emili Coimbra de Souza, da UNIUV – Centro Universitário de União da Vitória.e os professores de matemática, através da abordagem metodológica “Reflexões acerca de estratégias para a ampliação do letramento matemático”, participaram de oficina coordenada  pelo Prof. Dr.  Everton José Goldoni Estevam  da UNESPAR – Campus de União da Vitória. Os professores pedagogos das escolas de rede estadual de ensino e os representantes das Secretarias Municipais de Educação que estiveram presentes na Formação, nesse período, foram divididos de forma que alguns participaram da oficina de língua portuguesa e outros da oficina de matemática.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.