Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Novas turmas GE Formadores
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • denuncie a corrupção
  • Coronavírus 2020
  • CONVOCAÇÃO PSS - AVALIAÇÃO PESSOA NEGRA - 2021
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções

Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão

Rua Maranhão, 631 - Centro - CEP 85.601-310
Francisco Beltrão - PR | Fone: 46 3520-4900 - Fax: 46 3520-4917  mapa Localização

NRE Francisco Beltrão

22/11/2019

NRE de Francisco Beltrão promove o 7º Encontro de Gestores de 2019

Aproximadamente 160 diretores e pedagogos da rede de ensino estadual se reuniram nessa quinta-feira, 21 de novembro, nas dependências da Unipar, para o VII Encontro de Gestores do Núcleo Regional de Francisco Beltrão.
A reunião teve como objetivo principal a apresentação do diagnóstico das ações das tutorias, um dos principais projetos da Secretaria de Educação do Estado do Paraná neste ano, além dos encaminhamentos finais do ano letivo.
De acordo com pesquisa realizada com os gestores, as ações implementadas através dos tutores contribuíram massivamente para a melhoria do trabalho pedagógico nos estabelecimentos de ensino em 2019: foram mais de 80% de avaliações iguais ou maiores que 8 (em escala de zero a 10).
“Tivemos resultados muito positivos, frutos de um ótimo trabalho do Núcleo de Educação em parceria com as equipes diretivas das escolas”, destacou o coordenador da Equipe Pedagógica do NRE, Leandro Daneluz Gonçalves.
A chefe Lurdinha Bertani e o assistente técnico Paulo Henrique Schwalm também aproveitaram, no período da tarde, para tratar com os diretores temas importantes a respeito do último mês de trabalho nas escolas, bem como do planejamento para o início de 2020.
Antes, porém, a reunião contou com apresentação da professora de música da Arte e Som, Camila Pereira, e do grupo de teatro do Colégio Estadual Industrial, T Atrás, que recitou o texto “O Menestrel”, de William Shakespeare.

OFICINAS
Na parte da manhã o encontro foi dividido em quatro oficinas organizadas pelos técnicos pedagógicos do NRE. Numa delas, a temática foi “Organização e atendimento pedagógico: Retomada dos aspectos organizacionais da escola relembrando as funções e a importância do desempenho individual para que o coletivo funcione”.
Noutra sala foi abordado o assunto “Avaliação: Análise das avaliações, instrumentos e critérios avaliativos, nove formas de avaliar, organização de cronograma pedagógico para o primeiro trimestre de 2020”. Também foram trabalhadas as avaliações externas (Prova Paraná) e o processo de avaliação pelo Programa Se Liga! Dá tempo de aprender mais!
A “Organização do Trabalho Pedagógico” foi discutida na terceira oficina. “O questionário previamente respondido pelas equipes gestoras nos deu subsídios para pensarmos o planejamento de metodologias diversificadas a fim de abordar os temas frequência escolar, acompanhamento pedagógico de hora atividade e plano de aula. Sendo assim, a oficina nos propiciou pensar estratégias coletivas para superar as dificuldades que ainda persistem no contexto escolar”, explica Leandro.
A quarta oficina colocou em pauta o “Conselho de Classe: Avanços e possibilidades do Conselho de classe efetivo tendo em vista análise de resultados do ano de 2018/2019”, analisando as boas práticas na organização e efetivação do Conselho de Classe no ano de 2019 (pré-conselho, conselho e pós-conselho), bem como Conselho de Classe Final (Aprovação, Aprovação pro Conselho de Classe e reprovação de estudantes), a fim de se obter melhores resultados para o ano de 2019.
Ao final das oficinas a equipe técnica do NRE tratou dos primeiros encaminhamentos pedagógicos para o planejamento de 2020 e implementação de dois importantes projetos: monitoria de alunos e observação de sala de aula.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.