Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Novas turmas GE Formadores
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • PSS EJA
  • Botão pertencimento étnico racial
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções
  • Estágio obrigatório curricular
  • divulgue sua escola

Núcleo Regional de Educação de Umuarama

Av. Maringá, 5035 - Zona III, CEP 87502-080
Umuarama - PR | Fone: Fone: 44 3621-8600 - Fax: 44 3621-8618   mapa Localização

NRE Umuarama

29/11/2019

Circuito Regional de Xadrez Escolar do NRE de Umuarama premia os campeões de 2019

Foi realizado na tarde desta sexta-feira (29/11), a premiação dos melhores alunos e instituições classificadas durante as 5 etapas do Circuito Regional de Xadrez Escolar (CREXE) em 2019.

O Núcleo Regional da Educação de Umuarama idealiza e realiza o Circuito Regional de Xadrez Escolar (CREXE) desde 2005, pois acredita que a boa prática da gestão fortalece toda a comunidade escolar no desenvolvimento de ações para a melhoria da qualidade de ensino. Participam do CREXE não só os estabelecimentos de ensino da rede estadual, municipal, federal, particular e conveniadas dos 19 municípios pertencentes ao Núcleo, mas também instituições de municípios de outros Núcleos. A média de participantes por etapa é de 300, entre alunos e professores.

Durante o ano, são disputadas 5 etapas em municípios diferentes, em cada etapa são premiados os 5 melhores de cada categoria, além disso há uma classificação geral, na qual o aluno enxadrista acumula pontuação entre as etapas, tanto individualmente como para a instituição de ensino, a qual ele pertence.

Após as 5 etapas, é realizada a premiação geral final, onde os 5 primeiros colocados e as 3 primeiras instituições de cada categoria são premiados.

Para participar do circuito, o aluno deverá estar matriculado e frequentando regularmente as aulas a escola. Ao ser inscrito, automaticamente o aluno é direcionado a uma categoria por idade (exceto para alunos com necessidades educacionais especiais, ver art 4o, § 2o do regulamento CREXE).

Embora o CREXE tenha caráter classificatório e de premiação, o seu verdadeiro objetivo é oportunizar um espaço onde o professor possa trazer seus alunos para vivenciar o aprendizado da sala de aula e interagir com outros participantes e professores.

O xadrez desenvolve no aluno o senso de estratégia, de disciplina, da tolerância, do respeito ao adversário, e ainda, propicia o surgimento de novos talentos nessa modalidade esportiva, que muitas vezes, culmina com a participação em eventos oficiais do Estado, como os Jogos Escolares do Paraná, Jogos da Juventude e Jogos Abertos. Sendo que muitos destes enxadristas conquistaram colocações significativas em outros torneios, como no: Campeonato Paranaense de Menores, Campeonato Brasileiro e Copa Mercosul de Xadrez Escolar.

Nestes 14 anos do CREXE, tivemos aproximadamente 21.000 inscrições de estudantes/enxadristas somando mais de 107.500 partidas disputadas, envolvendo 19 municípios e 53 estabelecimentos de ensino.

Os responsáveis por esse circuito no Núcleo Regional da Educação de Umuarama são: os professores Fábio Canônico Gonzalez, Valdecir Frasson e José Reinaldo Mendonça Faria, e são parceiros desse evento, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e as Prefeituras Municipais por meio das suas Secretarias de Esporte e Lazer.

Os resultados e as fotos de cada etapa são postados no site www.crexe.com.br, assim como as

inscrições, que também são feitas pelo professor através deste site.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.