Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Novas turmas GE Formadores
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • denuncie a corrupção
  • Coronavírus 2020
  • CONVOCAÇÃO PSS - AVALIAÇÃO PESSOA NEGRA - 2021
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções

Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão

Rua Maranhão, 631 - Centro - CEP 85.601-310
Francisco Beltrão - PR | Fone: 46 3520-4900 - Fax: 46 3520-4917  mapa Localização

NRE Francisco Beltrão

18/12/2019

NRE de Francisco Beltrão se mobiliza no "Dia D" de combate à dengue

banner combate à dengueCom o objetivo de promover a informação e a conscientização sobre a importância de eliminar os criadouros do Aedes aegypti, o mosquito responsável pela transmissão da dengue, o Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão aderiu nesta quarta-feira, 18 de dezembro, ao Dia D de Combate ao Mosquito da Dengue.
Dentre as ações promovidas no dia de hoje estão a conscientização e distribuição de material educativo, como folders e cartazes, mutirões de limpeza nas escolas e no entorno, com a participação de alunos e funcionários, distribuição de panfletos informativos e realização de palestras de orientação à comunidade local.
Na Escola Estadual do Campo São Valério, de Planalto, alunos e professores percorreram as dependências da escola para recolher lixo e verificar possíveis focos do mosquito, como na cisterna para captação de água da chuva. O mesmo fizeram docentes e discentes da Escola Estadual Rui Barbosa, de Capanema Já o Colégio Estadual Guilherme de Almeida, de Santa Izabel do Oeste, verificou os possíveis focos em lixeiros, canaletas, calhas e outros ambientes escolares.
Na sede do NRE, em Francisco Beltrão, funcionários vestiram branco para lembrar da mobilização e conferiram vasos de plantas, ralos e calhas no local. Cartazes e folders foram entregues durante a distribuição de aulas e compartilhados via WhatsApp para instruir a verificação em casa, apartamentos e demais ambientes.

ENVOLVENDO A COMUNIDADE
A Escola do Campo São Pedro, realizou um mutirão de limpeza e revitalização dos espaços do pátio da escola e de seus arredores, englobando o centro da comunidade.
"A prática vem ao encontro à necessidade de realçar os cuidados adequados com a proliferação do mosquito Aeds Egipti, transmissor da dengue, que vem apresentando um elevado índice de ocorrência em nosso município. Desta forma a escola buscou alertar os alunos para a prevenção necessária", diz a diretora Dhiandra Rahier.
Incialmente, os alunos foram reunidos em sala de aula onde foi feito um trabalho de conscientização sobre a importância de selecionar e descartar devidamente o lixo produzido em casa. Aproveitou-se a oportunidade para abordar também o fator da meningite, outra doença de alerta na comunidade local. Após explicação e debate com os alunos, a atividade resultou na elaboração de um mural que ficou exposto na escola.
Em seguida, para fazer a coleta foi separado por turmas e cada professor ficou responsável por uma atividade: o 7º ano coletou recipientes no quarteirão entorno da escola (rua. pátio e pavilhão); o 8º ano ficou responsável pelo campo de futebol, seus arredores e fundo da escola; o 9º ano e pais presentes ficaram com a remoção de entulhos e revitalização através da poda de árvores, ervas daninhas, com aterramento das áreas de colocação de pedras britas. A horta também passou por vistoria e esta em permanente vigilância para que não haja criadouro do mosquito.

DICAS IMPORTANTES
O Governo do Paraná preparou vários materiais informativos para orientar a população. São dicas simples, fáceis de seguir, que todos devem ter em mente! Quem quiser, pode imprimir e distribuir!
- Pratinhos de vasos de plantas: elimine a água e coloque areia até a borda
- Pneus: elimine a água e guarde-os em local seco. Se não for possível, coloque areia nos pneus que podem acumular água
- Garrafas de vidro ou plástico: guarde-as sempre com o gargalo para baixo
- Lixeiras: dentro ou fora de casa, feche bem o saco plástico e mantenha a tampa fechada
- Bromélias (ou outras plantas que acumulam água): remova a água parada nas folhas duas vezes por semana
- Ralos: verifique se há entupimento e, se não for utilizá-los, mantenha-os fechados
- Piscinas: trate a água com cloro. Limpe uma vez por semana.

Arquivo anexado:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.