Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Novas turmas GE Formadores
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • denuncie a corrupção
  • Coronavírus 2020
  • CONVOCAÇÃO PSS - AVALIAÇÃO PESSOA NEGRA - 2021
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções

Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão

Rua Maranhão, 631 - Centro - CEP 85.601-310
Francisco Beltrão - PR | Fone: 46 3520-4900 - Fax: 46 3520-4917  mapa Localização

NRE Francisco Beltrão

18/02/2020

Aproximadamente 26 mil alunos devem fazer a Prova Paraná no NRE de Francisco Beltrão

A primeira edição da Prova Paraná 2020 acontece hoje, 18 de fevereiro, em 91 estabelecimentos de ensino estaduais e 105 municipais dos 20 municípios do Núcleo Regional de Francisco Beltrão. Ao todo, cerca de 26 mil estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental (municipal), do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (estadual), do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, além das modalidades Educação para Jovens e Adultos (EJA) e Médio Integrado, deverão participar desta avaliação.
Em todo Paraná, a expectativa é que mais de 1,2 milhão de alunos participem da avaliação diagnóstica desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, que vai contar com questões de língua portuguesa, matemática e inglês (com exceção dos 5º e 6º anos do Ensino Fundamental e EJA).
"A Prova Paraná é o diagnóstico para que as escolas possam planejar o efetivo atendimento aos alunos, aprimorando o conhecimento, melhorando a qualidade do ensino e aumentando o nível de aprendizagem dos estudantes. A Prova mostra onde estão as fragilidades e as potencialidades para que possamos focar nos conteúdos que necessitam especial atenção", destaca a chefe do NRE de Francisco Beltrão, professora Lurdinha Bertani.
A aplicação da Prova Paraná tem duração de 2 horas (para 5º e 6º ano do Ensino Fundamental), 2h30 (para os demais anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio) e 1 hora (para a EJA). São quatro modelos de prova, com mais questões conforme o ano/série. Enquanto as avaliações do 5º ano do EF são compostas por 44 questões, por exemplo, as provas do Ensino Médio têm 65 questões.

INCLUSÃO
A inclusão também está garantida com provas adaptadas para alunos com necessidades especiais. Foram produzidas 1,2 mil provas ampliadas e 141 avaliações escritas em Braille, atendendo a todos os alunos com necessidades especiais. Os estudantes cegos que não dominam o sistema Braille poderão realizar a Prova Paraná com auxílio do Dosvox, programa de computador que lê textos em formato TXT.
Ainda, a pasta vai orientar as escolas quanto aos estudantes com necessidades especiais que não as relacionadas à visão, como deficiência motora, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e surdez. Se necessário, esses alunos terão o tempo de prova flexibilizado, além do acompanhamento de um professor de apoio e até de guia-intérprete.

APLICATIVO CORRIGE
O aplicativo desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia e Inovação da Secretaria da Educação e do Esporte para correção das provas pelo celular também foi reformulado. O ‘Corrige’ agora funciona on-line e off-line e informará em tempo real quantos alunos tiveram suas avaliações corrigidas e quantas provas ainda falta corrigir em cada turma/escola.
Além disso, as provas terão um QR Code que identificará ao professor qual avaliação está sendo corrigida e, por fim, os dados serão processados em tempo real, gerando relatórios de desempenho que subsidiarão as tomadas de decisão das equipes gestoras e pedagógicas de cada escola.

MATRÍCULAS DO NRE DE BELTRÃO
5º ano EF: 3.524 alunos
6º ao 9º ano EF: 13.487 alunos
Médio regular: 7.619 alunos
Técnico integrado: 1.113 alunos
Formação de docentes: 911 alunos


Fonte: SEED e NRE de Francisco Beltrão

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.