Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

19/11/2014

Escolas recebem premiação Televisando o Futuro

Os alunos das escolas estaduais de Toledo se destacaram na etapa regional do Concurso Cultural Televisando o Futuro - 2014, promovido pelo Instituto GRPCOM/RPCTV, em parceria com escolas e colégios municipais e estaduais, da rede pública do Paraná. Eles conquistaram os três primeiros lugares nas categorias Redator Júnior e Repórter Teen. A professora Vera Pagnussatti venceu na categoria regional e estadual de Professor Transformador. O tema deste ano foi Pluralidade Cultural e a cerimônia de entrega aconteceu na semana passada.

O aluno Gustavo Frazzon de Oliveira, 6º ano no Colégio Estadual João Cândido Ferreira, em Toledo, venceu a categoria Redator Júnior. Seu texto abordou a história de um gaúcho que veio para Toledo e sofreu discriminação pelo seu modo de ser e vestir. “Mas, após as pessoas o conhecerem, todos viram que sua cultura é muito bonita e até começaram a se vestir como ele”, explicou Gustavo, ao comentar que usou a imaginação, mas também se inspirou em casos reais.

Na categoria Repórter Teen, sua colega de escola, a estudante Lorena Marchetti Codognos, 8º ano, conquistou o 1º lugar. Ela fez uma reportagem sobre a atuação da equipe multidisciplinar do colégio João Cândido Ferreira. “Fazer uma reportagem é algo muito interessante, porque faz a gente pesquisar e, pesquisando, a gente aprende, e isso aumenta o nosso conhecimento”, concluiu.

O segundo e o terceiro lugar da categoria Redator Júnior foram para Escola Estadual do Campo Margarida, distrito de Marechal Cândido Rondon. As vencedoras foram as irmãs gêmeas Karine Rachow (2º lugar) e Aline Rachow (3º lugar).

O segundo lugar da categoria Repórter Teen ficou para o estudante Alexandre Augusto Weiss, do Colégio Estadual Eron Domingues, em Marechal Cândido Rondon. E o terceiro lugar da categoria foi para Alana Alexia Angiuta Lauro, que estuda na Escola Estadual Presidente Roosevelt, em Guaíra.

O Prêmio de Professor Transformador foi para Vera Pagnussatti, do Colégio Estadual Eron Domingues, de Marechal Cândido Rondon. Ela já havia recebido o título estadual em 2013 e, neste ano, desenvolveu o projeto “Pluralidade Cultural – de memórias à ger@ação.com”, com quatro turmas das séries finais do ensino fundamental em parceria com o PIBID de Letras Língua Portuguesa, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) de Marechal.

O projeto, realizado de fevereiro a setembro, permitiu que alunos vissem diferentes gêneros textuais, conhecessem e compartilhassem um legado cultural de gerações. Os alunos ainda interagiram com a comunidade escolar usando suportes midiáticos e redes sociais com trabalhos de oralidade, exposição de fotos, cartazes, danças, teatro, músicas e outros.

A professora também produziu com seus estudantes o Fórum Eron - por um país plural sem preconceitos, com objetivo de integrar os alunos do projeto com os demais alunos, ex-alunos do colégio, pais, professores, alunos de outras escolas, artistas do município e região.

O chefe da regional de educação de Toledo, Léo Anschau, avaliou positivamente os resultados alcançados. “Ficamos felizes pela grande quantidade de escolas que participaram deste concurso cultural e pelos resultados alcançados. Isso motiva os professores e alunos a trabalharem ainda mais algumas questões que fazem parte da sociedade", destacou.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.