Núcleo Regional de Educação de Maringá
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NRE Maringá
08/12/2014
Núcleo Regional de Maringá capacita profissionais
O Núcleo Regional de Educação de Maringá ofertou uma capacitação de 40 horas a agentes operacionais e pedagogos de escolas que atendem alunos com deficiência física neuromotora. Foram quatro encontros realizados em março, maio, agosto e novembro. O objetivo foi subsidiar o trabalho desses profissionais e debater questões relacionadas ao contexto escolar.Ao todo, foram 40 profissionais de 20 escolas da região. Durante os encontros, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre estrutura e funcionamento humano, manuseio do aluno com deficiência física neuromotora, característica, identificação e diagnóstico desses alunos, além de como auxiliar na alimentação, higiene e locomoção.
Para a professora Laudicéia Moreira, do Núcleo de Educação, os agente e pedagogos são responsáveis pelo bom desenvolvimento do aluno. “O trabalho desses profissionais irá garantir a efetivação do processo de aprendizagem e a acessibilidade dos alunos ao currículo e a todos os ambientes da escola”.
A pedagoga Vânia Rossi Garcia e a agente operacional Tânia Maria dos Santos, do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Professor Manoel Rodrigues da Silva, em Maringá, apontaram a palestra da fisioterapeuta Tarsilla Stefany Morais de Oliveira como de suma importância para subsidiar o trabalho com o aluno com necessidades educativas especiais. “Ela explicou técnicas de auxílio à mobilidade, essenciais para o trabalho diário”, comentou Tânia, que lamentou não ter simulações práticas para melhor atender os alunos em suas especificidades.
Ana Cristina da Silva, coordenadora do Grupo de Recursos Humanos do Núcleo de Educação, explicou que a ação foi decorrente da necessidade de orientar os novos contratados em relação ao trabalho a ser desenvolvido. “Antes, as orientações eram feitas de forma individualizada, mas com o grande aumento do número desses profissionais, ficou inviável”, relatou.
A coordenadora comentou ainda sobre a importância dos encontros para promover a integração, trocas de experiência e sugestões de adaptações de materiais ou conteúdos. “A prioridade é promover um atendimento de excelência para este alunado”.