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01/07/2015

Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária

BATALHÃO DE PATRULHA ESCOLAR COMUNITÁRIA

      O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) foi criado no Paraná através do Decreto Estadual nº 2.349 de 19 março de 2008, para atender as comunidades escolares com os Programas Patrulha Escolar Comunitária (PEC) e Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) e tem por finalidade o desenvolvimento da ampla rede de proteção à criança e ao adolescente por meio da educação preventiva sobre drogas e violência, seja pela aplicação dos Programas citados, ou pela realização da atividade especializada de policiamento que prevê a antecipação aos atos delituosos, sempre com o fim de transformar o ambiente escolar pela mudança de atitudes.
      Ressalta-se que aproximadamente 97% das atividades desenvolvidas pelo Batalhão, são de cunho preventivo, e apenas três por cento são de origem repressiva. Mesmo na atuação repressiva, o BPEC realiza o encaminhamento de cada caso de maneira a congregar e envolver a escola e a família no processo de resolução do problema (delito ou resolução de conflitos), por meio do preparo diferenciado dos policiais militares, sempre pautado nos conceitos de Polícia Comunitária.
      Atualmente comanda o BPEC o Tenente-Coronel Ronaldo de Abreu. O Batalhão tem abrangência Estadual e possui 5 Companhias, cujas sede são: 1º Cia em Curitiba, 2º Cia em Foz do Iguaçu, 3º Cia em Maringá, 4º Cia em Londrina e 5º Cia em Ponta Grossa.

Policiamento Comunitário Escolar


      O Programa Patrulha Escolar Comunitária (PEC) é construído em cada comunidade escolar com o desenvolvimento de módulos e com a inclusão de atividades complementares. Atualmente a Patrulha Escolar atende com exclusividade 120 municípios no Estado, sem deixar de atender as demais cidades. Na medida em que apresentam a necessidade do policiamento especializado, uma equipe se desloca até o município solicitante para dar atendimento.
      O que motivou a implantação da PEC, no Estado do Paraná foi a própria necessidade que a Secretaria de Educação e a Polícia Militar sentiram em dar resposta à crescente violência nas escolas e no seu entorno.
      A aplicação do programa se dá em três módulos, todos aplicados na escola e de acordo com o interesse da direção e comunidade escolar, denominados de “Módulo de Segurança na Escola”, “Módulo de Educação Preventiva e Segurança” e “Módulo Suplementar de Segurança na Escola”.
      As informações coletadas em todos os segmentos da comunidade escolar são comparados e utilizados para a construção das demais atividades da Patrulha Escolar, além de subsidiar a escola quanto à solicitação de apoio pertinente à Secretaria de Estado da Educação.
      O sucesso do Programa, de acordo com levantamentos realizados junto à Secretaria de Estado da Educação (SEED) do Paraná, está na qualificação dos policiais militares em cursos de formação inicial e continuada, bem como pelo elevado nível de comprometimento dos profissionais que integram o BPEC, os quais vinculam a sua experiência operacional com a qualificação técnica na área da prevenção e segurança na escola para a comunidade escolar.
 
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência
 
      O PROERD é baseado originalmente no Programa Americano denominado Drug Abuse Resistance Education - D.A.R.E, tendo passado por intensa adaptação à realidade brasileira, e contextualizado na sociedade paranaense. Está presente em todos os Estados do Brasil e é aplicado pelas Polícias Militares.
      No Paraná o PROERD teve início em maio de 2000 no município de Matinhos. Inicialmente foram contempladas sete escolas municipais, totalizando 480 alunos que concluíram o programa em 17 de novembro do mesmo ano.
      Com a implantação oficial do programa no Estado, foi montada a Coordenação Estadual do Programa, junto ao Gabinete do Chefe do Estado Maior da PMPR, com a aplicação da Diretriz nº. 006/2000 - PM/3 e a Portaria do Comando-Geral nº 1.299 /CG, de 29 Dez 00, que regulamenta as ações do Instrutor PROERD bem como a minuta de convenio a ser firmado entre o Estado, através da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) e os Municípios, e entre a SESP e Escolas Particulares, para regulamentação e aplicação do programa.
      Com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e da Universidade Federal do Paraná já foram realizados quatro Encontros Nacionais do PROERD no Estado, visando uma maior integração e troca de experiências positivas entre os entes federativos, bem como o aperfeiçoamento das práticas em sala de aula.
      No ano de 2008 com a criação do BPEC, o PROERD passou a fazer parte desta unidade.
      No Paraná, mais de 1.300.000 (um milhão e trezentos mil) estudantes foram formados, os quais são multiplicadores de informações preventivas sobre drogas e agentes de cultura de paz, na escola, na família e em sua comunidade.
      O PROERD consiste em uma das ações que compõe as políticas públicas Estaduais sobre drogas e violência no Estado do Paraná, e trabalha na perspectiva da prevenção primária em segurança pública, no espaço privilegiado das escolas.
      A dependência às drogas constitui uma ameaça à sociedade, uma vez que representa aos usuários: o comprometimento de seu futuro, da qualidade de suas relações sociais, maior propensão ao envolvimento em crimes e ingresso num ciclo vicioso de decadência de valores, violência e perda da capacidade laborativa.
      Com base nessa premissa, o PROERD tem se antecipado à ação de traficantes e da violência na escola, família e entorno social, em função do trabalho realizado pelos policiais militares que desenvolvem sua atividade na condição de Educador Social do Programa.
      É aplicado a alunos da Educação Infantil, quintos e sétimos anos do ensino fundamental, além de um curso específico para pais ou responsáveis, professores e o vasto entorno social, na construção de conhecimentos para a intervenção nas escolas, família e na comunidade.
      Os policiais militares que atuam no Programa são rigorosamente selecionados e formados por profissionais da própria Polícia Militar (do sistema PROERD) e da área de educação, para atuarem nas escolas e junto às famílias.
      Nossos esforços são direcionados principalmente à aplicação do programa aos quintos anos do ensino fundamental, por considerarmos que os alunos estão em uma faixa estaria crucial de desenvolvimento físico e psíquico.
      O Programa oferece linguagem acessível à faixa etária que se direciona, por meio de uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo. Um ponto de grande relevância na aplicação do PROERD reside no vínculo afetivo que o Instrutor, também denominado de Educador Social, desenvolve com os alunos, em função da relação pedagógica e da aproximação proporcionada pelo policial militar em sua atividade de docência.
      As atividades foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na faixa etária que se encontram, e neste contexto pode ser incorporada como parte integrante do currículo.
      As lições do PROERD ensinam as crianças e adolescentes a reforçarem a autoestima, lidar com as tensões, resistir às pressões dos companheiros e da mídia, além de desenvolver conceitos de cidadania.
 
“BATALHÃO DE PATRULHA ESCOLAR COMUNITÁRIA – AJUDANDO A ESCOLA A CONSTRUIR UM FUTURO MELHOR PARA NOSSA NAÇÃO.”
 
Sites sugeridos:
www.proerdbrasil.com.br
www.dare.com

Facebook:
BPEC – Segurança www.facebook.com/batalhaoescolar
e-mail para contato: patrulhaescolar@pm.pr.gov.br
Telefone do Batalhão: 41 – 3213-1150
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