Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

10/12/2014

Projeto de colégio é destaque em revista de circulação nacional

No Colégio Estadual Dario Vellozo, em Toledo, alunos de 6º e 7º anos produzem materiais em espanhol: o Dario em tiritas, um gibi que retrata assuntos cotidianos, e o Periódico en Español, um jornal que aborda ações da escola, cultura e sociedade. A atividade faz parte das aulas de Língua Estrangeira ministrada pela professora Eide Reati do Prado e conta com o apoio da professora de arrte Rose Bucalão. A iniciativa foi destaque na revista especializada Nova Escola, de circulação nacional.

Neste ano, foi produzida a terceira edição do gibi e a sexta edição do jornal. Duas mil cópias de cada material foram distribuídas aos alunos e comunidade. O diretor do colégio, Rosan Luiz do Prado, destaca a iniciativa dos alunos e dos pais envolvidos no projeto para arrecadar o valor necessário para a impressão das cópias.

Todas as histórias do gibi são criadas, produzidas e desenhadas pelos estudantes do 6º ano. Os temas são variados: uso de celular, combate à dengue, meio ambiente, diversidade, limpeza do ambiente escolar, cidadania, respeito ao próximo, combate ao bullying, dentre outros temas que fazem parte do dia a dia dos alunos.

“A maioria dos alunos gosta de ler gibi e não havia esse material em espanhol disponível na escola. A produção escrita ajuda na aprendizagem da língua”, disse Eide. A professora explicou que antes de escreverem os textos, os alunos pesquisam quais termos são mais utilizados, o que amplia o vocabulário.

Para as alunas Laura Gabrielly da Silva e Júlia Locatelli, esse é um trabalho divertido que auxilia na aprendizagem. “A professora levou a gente ao laboratório de informática para conhecer personagens de tiras argentinas, como o Gaturro e a Mafalda. Depois, tivemos de criar um roteiro da história em espanhol e ilustrar”, comentou Júlia, que passou a ler gibis em espanhol depois do projeto.

Os alunos Vinícius Martins de Souza e Amanda Gabrielly Padilha, que participam da confecção do jornal, também acreditam que a atividade contribui para a aprendizagem. Segundo eles, melhora o vocabulário e amplia o conhecimento sobre acontecimentos sociais e culturais.

Amanda explicou que é a professora quem escolhe o tema a ser trabalhado e os alunos são divididos em grupos para pesquisarem o assunto, redigirem a matéria e tirar fotos. “O trabalho em grupo ajuda na socialização e o projeto é um incentivo para praticar a língua espanhola”, ressaltou Vinícius.

Eide apontou que sempre são debatidos temas atuais ou culturais e o foco é na leitura e produção de textos curtos. “Para escreverem o gibi, os alunos precisam diferenciar a linguagem formal da não formal, de acordo com as falas dos personagens. Já o jornal proporciona maior contato com a língua padrão”.

CONCURSO: Neste ano, para mobilizar todos os alunos, foi promovido um concurso para escolher a capa do gibi. O vencedor foi o aluno do 8º ano Fernando Miguel Alves, que ganhou uma viagem ao Beto Carreiro.

A escolha foi feita por professores e funcionários do colégio. Os desenhos não tinham identificação, o que garantiu a legitimação do processo de escolha. “Essa é uma forma de incentivar o lado artístico dos alunos”, comentou Eide, que apontou o trabalho realizado pela professora Rose como essencial para atingir os objetivos do projeto. “Durante a confecção do gibi, ela orienta como devem ser os traços dos personagens para se adequarem às falas, os tipos de balões e onomatopeias a serem utilizadas”.

Para visualizar e baixar o gibi acesse: drive.google.com/file/d/0BzT0YqBrjVRBNGN2MDhGU2NVMmF6cFdLaE8tQXhRU1ZlaWlv/view?usp=sharing
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.