Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • Resultado Homologação Pessoa Negra
  • imagem de acesso aviso sobre comprovação de  pessoa negra
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções

Núcleo Regional de Educação de Irati

Rua Coronel Emilio Gomes, 111 - Centro - CEP 84.500-000
Irati - PR | Fone: 42 3421-2200 - Fax: 42 3421-2201  mapa Localização

NRE Irati

29/07/2015

Conferencias Regionais de ATER e SAN

O evento que foi realizado pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Conselho Estadual de Alimentação e Nutricional Consea-PR) e Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Cedraf), contou com a participação de lideranças, produtores, entidades de ATERES e ONGs de nove municípios da região Centro Sul: Irati, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Inácio Martins, Mallet, Rio Azul, Rebouças, Guamiranga e Imbituva.
O gerente regional da Emater, Amilcar Afonso Marques, conta que a Conferência é um encontro onde serão apontadas sugestões para a construção ou modificação de políticas públicas relacionadas aos dois temas: segurança alimentar e assistência técnica. São realizadas as conferências municipais e, após isso, as lideranças se reúnem em um evento regional. Nos debates, os participantes também fazem um balanço sobre a situação da região e dos municípios em relação ao tema. Esse encontro acontece de 4 em 4 anos, diz. Ele destaca que, entre os apontamentos realizados nas conferências municipais a respeito da assistência técnica, a principal sugestão é a universalização do ATER. Os produtos estão pedindo , principalmente, a ampliação desse sistema. Eles querem mais técnicos para poder auxiliá-los, afirma. Já pra o tema de segurança alimentar, a assistente social na área de desenvolvimento rural, Mirian Fuckner, explica que a principal reivindicação é a qualidade dos alimentos e maior apoio para o agroecologia. Além desses pedidos, as lideranças também estão preocupadas em debater sobre os mercados locais de ciclo curto e a disponibilidade de alimentos para a população vulnerável .
Mirian ressalta que, nos últimos quatro anos, algumas atitudes foram tomadas para melhorar o quadro dos dois temas do país. Chamadas públicas para a contratação de técnicos em entidades que possuem convênios com a Emater e desenvolvem o trabalho de ATER foram realizados, são as chamadas de ATERES não –oficiais. Isso tem contribuído para ampliar esse serviço. Só no Paraná, são 40 instituições cadastradas para auxiliar as ATERES oficiais, conta.
A assistente social ainda destaca que os municípios que ainda não implantaram o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, uma das exigências do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), devem ficar atentos. Programas como o PAA e o PNAE estão cada vez mais atrelados ao Sisan. Isto quer dizer que, num futuro próximo, os municípios só irão receber o apoio desses programas caso elaborem seu Planos, finaliza.


Fonte: Jornal Centro Sul

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.