Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

Ensino

04/08/2015

Estado levará educação ambiental à rede básica

O Governo do Estado lançou, nesta segunda-feira (3), o programa “Educação Ambiental em Ação na Educação Básica”, que será levado à rede básica de ensino e ao ensino superior do Paraná e será desenvolvido pelas secretarias estaduais da Educação e a da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Com o programa, o governo irá levar diversas iniciativas nesta área e implementar a Lei número 17.505, que institui a Política Estadual de Educação Ambiental nas escolas estaduais.

O lançamento foi feito durante uma Escola Interativa, transmitida nesta segunda-feira, da sede da Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais, no bairro Boqueirão, em Curitiba.

FAZER A DIFERENÇA - O novo programa está integrado ao Minha Escola tem Ação (Meta), que visa fortalecer a gestão escolar visando a melhoria da qualidade do ensino da Educação Básica.

“Todos nós, juntos, certamente faremos a diferença na educação ambiental”, afirmou a secretária da Educação, professora Ana Seres. “Não me refiro a uma única disciplina ou uma série de ensino. O meio ambiente é universal e as ações e o trabalho para a educação ambiental são intersetoriais. O planeta Terra é o lar comum para todos os seres vivos. Cuidar e lutar por ele é uma tarefa de cada um de nós”, disse ela.

O Grupo Gestor de Educação Ambiental, criado pelas secretarias da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, vai discutir e fazer a educação ambiental, tanto na educação básica quanto no ensino superior.

Participaram do lançamento do programa “Educação Ambiental em Ação na Educação Básica” a representante da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Tânia Mara Domingues; a superintendente da Educação, Fabiana Campos, chefes de departamentos, além do professor Cleto de Assis, representante do Conselho Estadual de Educação, e Wanderleia Aparecida Coelho, representante da área técnica das Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Paraná.

ESCOLAS INTERATIVAS - Ao longo do segundo semestre serão realizadas Escolas Interativas relacionadas ao Ano Internacional do Solo e a temática Resíduos Sólidos. O objetivo é promover a formação continuada dos profissionais da Educação na Política Estadual de Educação Ambiental.

A Escola Interativa desta segunda-feira teve como tema Trabalhar a Educação Ambiental no Território da Bacia Hidrográfica. Foram apresentadas informações em relação à legislação que regulamenta o assunto e sua organização curricular na Educação Básica.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.