Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

Institucional

04/08/2015

Secretaria e professores debatem temas da educação

A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, recebeu nesta terça-feira (04) representantes do sindicato dos professores para conversar sobre diversos temas da área, como o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), a eleição de diretores de escolas e a ampliação de jornada.

A reunião contou com a participação do presidente do sindicato que representa a categoria, Hermes Leão, além de vários representantes da direção sindical. Também estiveram presentes o diretor-geral da Secretaria, Edmundo da Veiga, e os responsáveis pelo Núcleo Jurídico, Recursos Humanos e departamentos técnicos.

De acordo com a secretária, a reunião foi bastante produtiva. “Encaminhamos várias questões importantes”, disse Ana Seres. Sobre o processo de eleição para diretores de escolas, que deve ocorrer no final deste ano, Ana Seres destacou que na visão do Ministério da Educação é importante que os candidatos tenham formação específica em gestão. Para isso, a Secretaria Estadual está estudando maneiras de facilitar essa formação aos interessados.

PDE – O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) está em processo de reformulação e aperfeiçoamento. No último dia 31, representantes das secretarias de Estado da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e de instituições de ensino superior do Paraná participaram de um ciclo de debates sobre o programa. O encontro faz parte das ações do grupo criado para reavaliar o PDE, que completou nove anos de existência e é o principal programa de formação continuada da rede estadual de ensino.

A nova turma do PDE começará em 2016, após serem finalizadas todas as discussões de reformulação. Entre os temas debatidos na reunião estavam melhorias pedagógicas, a relação do professor que faz o PDE com as instituições de ensino superior, com a escola onde trabalha e, ainda, entre o professor do programa e seus colegas.

O PDE é uma política inovadora de formação e valorização que possibilita ao professor o afastamento de 100% da função docente no primeiro ano do programa e de 25% no segundo ano para estudos e elaboração de produções nas universidades.

A secretária garantiu que não será feita outra classificação para o PDE. “Vamos manter o compromisso com quem foi selecionado”, destacou Ana Seres.

LICENÇAS ESPECIAIS – Outra boa notícia para a categoria é que a Secretaria baixou, nesta segunda-feira (03), uma resolução permitindo que casos excepcionais de solicitação de licença especial sejam atendidos após emissão de parecer pelo Núcleo Regional de Educação e análise na Secretaria, desde que acompanhados de justificativa e documentos comprobatórios de necessidade. Anteriormente, as novas concessões de licenças estavam temporariamente suspensas até 31 de dezembro deste ano.

Em relação à jornada de 40 horas, a secretária disse que antes de decidir sobre a ampliação de jornada, há a possibilidade de serem chamados os remanescentes do último concurso, de 2013.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.