Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Cadastramento Currículo Seed
  • Editais PSS 2021
  • Ordem de Serviço - 2024
  • Cadastramento currículos Seed
  • Coronavírus 2020
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • CONVOCAÇÃO PSS - AVALIAÇÃO PESSOA NEGRA - 2021
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções

Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul

Rua Salvador Ferrante, nº 1.651 - CEP 81.670-390
Curitiba - PR | Fone: (41) 3277-7353  mapa Localização

NRE Área Metropolitana Sul

04/09/2015

ALUNOS PREMIADOS EM CONCURSO DE HAICAI

O Colégio Estadual Shirley Catarina Tamalu Machado, tem a honra e o orgulho de ter dois de seus alunos premiados no 14º CONCURSO BRASILEIRO DE HAICAI INFANTO JUVENIL 2015, com o tema PRIMAVERA, promovido pelo Grêmio Haicai Ipê, de São Paulo.

Dentre os critérios de participação, era necessário que o haicai inscrito, de autoria do aluno, tivesse também o tema ilustrado com um desenho produzido por ele.

Conforme classificação disponível no site http://www.kakinet.com/concurso/, a aluna EMILLY ZANARDI – 11 anos, recebeu menção honrosa, na Categoria JUVENIL I, e FRANCISCO JONNATAN SILVA DE CARVALHO – 17 anos, conquistou o 10.º lugar, na Categoria JUVENIL II.

A inscrição no concurso partiu do trabalho desenvolvido pelo Professor Emerson Corso, na disciplina de Língua Portuguesa, para o estudo de gêneros textuais, que são as diferentes formas de expressão textual. No estudo da Literatura, tem-se, por exemplo, poemas, prosa, crônicas, contos, resumo, biografia, receita culinária, carta, e-mail, etc. Os gêneros textuais são infinitos e cada um deles possui o seu próprio estilo de escrita e estrutura.

O Haicai é um poema de origem japonesa, que chegou ao Brasil no início do século XX e hoje conta com muitos praticantes e estudiosos brasileiros. No Japão, e na maioria dos países, é conhecido como “haiku”. O haicai praticado pelos integrantes do Grêmio Haicai Ipê – promotor do concurso – tem as seguintes características:

  • É um poema de três versos preferivelmente escrito em 5, 7, 5 sílabas, sem rima nem título, contadas segundo a métrica portuguesa.
  • É a imagem objetiva de um instante da realidade, sugestiva mas não explicativa.
  • Deve ter como eixo um kigo, ou termo-de-estação, evidenciando nosso diálogo com a natureza e a transitoriedade das coisas.

As produções premiadas foram:

Categoria Juvenil I

DIA DE PRIMAVERA

BRISA DÁ PREGUIÇA

DANÇAM NAS SOMBRAS AS FLORES

– Emylly Zanardi

Categoria Juvenil II

O PERFUME DAS FLORES

QUE NASCEM COM O SOL

EM DIAS DE PRIMAVERA

– Francisco Jonnatan Silva de Carvalho

Foi muito gratificante, principalmente para os alunos, afirma o Prof. Emerson Corso. Afinal, um concurso com centenas de participantes ter dois dos nossos é realmente compensador. A direção do colégio, sempre atenta e muito incentivadora, apoia sempre atividades que enaltecem a cultura, a linguagem, a arte e independente de resultados sempre participamos. Agradecemos a todos e prosseguimos acreditando que sempre é possível galgar méritos, com ou sem adversidades. A alegria maior está na alegria de fazer acontecer por meio de ações que despertem a capacidade e o potencial em nossos discentes. E não há maior recompensa em ver alunos se emocionarem ou se surpreenderem junto de seus familiares em uma conquista!


Saiba mais:

Clique e conheça “Os Dez Mandamentos do Haicai”.


Fonte: Prof. Emerson Corso

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.