Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento currículos Seed
  • Coronavírus 2020
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Processo Seletivo - Sistema Prisional - NRE Curitiba
  • Seleção de Currículos - NRE
  • Relação de Endereços dos CEEBJAs e Escolas com EJA
  • Curitiba
  • Convocação para verificação de inscritos como pessoa negra
  • atribuição de aulas e funções
  • divulgue sua escola
  • Progressões
  • Bem Cuidar

Núcleo Regional de Educação de Curitiba

Rua Salvador Ferrante, 1.651 - Boqueirão - CEP 81.670-390
Curitiba - PR - Tel.: (41) 3277-7350 - Recepção geral | (41) 3326-2458 - NRE Curitiba
mapaLocalização

NRE Curitiba

28/09/2015

Iniciação Científica na Educação Básica - C.E. Prof.º Francisco Zardo

Os alunos do Ensino Médio (3º Ano do curso técnico em Meio Ambiente) do Colégio Francisco Zardo tiveram a oportunidade de conhecer um Centro de Pesquisas Médicas, toda a estrutura de apoio a pesquisadores – conheceram toda a equipe que compõe a Pós-Graduação stricto sensu da FEPAR – Docentes Permanentes, alunos de mestrado, doutorado, alunos de iniciação científica da FEPAR, bem como os trabalhos que são realizados no Centro de Pesquisa e a rotina para o desenvolvimento de pesquisas no Brasil.
O Programa de Pós-Graduação em Princípios da Cirurgia estabelece com este projeto, possibilidades de integração entre a pós-graduação stricto sensu e a Educação Básica em nível estadual de ensino, com o intuito de introduzir a produção de ciências, tipos de pesquisas realizadas, como fomentar pesquisas, mostrar a infraestrutura necessária para produção de pesquisas, realizando um laço de incentivo e apoio a pesquisa com alunos de ensino médio da rede pública estadual de ensino.
O projeto visa à introdução do que é pesquisa científica, como ela é aplicada, mostrar as agências de fomento que financiam pesquisas, com o intuito de incentivar e apoiar alunos de ensino médio da rede estadual de ensino no que tange a produção de ensino e pesquisa e suas reflexões e contribuições na sociedade.
O projeto compõem-se de 04 etapas. Sendo que duas já foram realizadas.
As etapas realizadas foram:

1ª ETAPA:Introdução à pesquisa:
O que é Pesquisa;
Como realizar pesquisas;
Como e por quê fazer Iniciação Científica?

Em um diagnóstico inicial do que é pesquisa, as percepções iniciais foram motivadoras, pois foi aplicado duas perguntas iniciais antes de adentrar ao tema proposto:
1. Para você o que é pesquisa?
2. O que você espera aprender com este projeto?

Percepções:
As respostas foram surpreendentes – há noções claras do que é pesquisa, porém nítido aos alunos que a escola pública não incentiva e/ou realiza pesquisas em todas as áreas do conhecimento de forma que eles percebam em sua totalidade.

2ª ETAPA:Parte Prática: Visita ao Instituto de Pesquisas Médicas – IPEM
A pesquisa no Brasil

Os alunos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de conhecer um Centro de Pesquisas Médicas, toda a estrutura de apoio a pesquisadores – conheceram toda a equipe que compõe a Pós-Graduação stricto sensu da FEPAR – Docentes Permanentes, alunos de mestrad0, doutorado, alunos de iniciação científica da FEPAR, bem como os trabalhos que são realizados no Centro de Pesquisa e a rotina para o desenvolvimento de pesquisas no Brasil.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.