Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Editais Professor Formador
  • denuncie a corrupção
  • Coronavírus 2020
  • ícone estático
  • atribuição de aulas e funções
  • convocações pss

Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos

Avenida Rio Grande do Sul, 321 - Centro - CEP 85.660-000
Dois Vizinhos - PR | Fone: 46 3581-5100 - Fax: 46 3581-5102  mapa Localização

NRE Dois Vizinhos

07/10/2015

Núcleos Regionais de Educação debatem planejamento para 2016

Os chefes dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná estão reunidos nesta terça (6) e quarta-feira (7) para discutir o planejamento educacional de 2016. As reuniões são em Curitiba, na sede do Núcleo Regional da Área Metropolitana Norte, no bairro Santa Cândida, e na Secretaria de Estado da Educação, na Vila Izabel.

Os temas em discussão incluem calendário escolar, matrículas, disponibilização de novos recursos tecnológicos, Base Nacional Comum Curricular, Prova Brasil, projeto de lei de eleição dos diretores, obras e ações das áreas financeira e de gestão.

Na manhã desta terça-feira, os participantes assistiram a uma apresentação do coral dos alunos do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, de Campo Magro e palestra sobre qualidade de vida, resiliência e trabalho, ministrada pela médica Suzete Grassi Garbers.

Na abertura do encontro, a secretária da Educação, Ana Seres, fez uma explanação sobre a última reunião do Conselho Nacional dos Secretários da Educação (Consed), realizada no final do mês passado, em Campo Grande (MS). Ela pediu atenção e empenho dos Núcleos na construção da Base Nacional Comum, que é o conjunto de conhecimentos e habilidades essenciais que todos os alunos brasileiros precisam aprender.

A secretária Ana Seres também explicou que a reunião faz parte do cronograma de encontros mensais entre os chefes de Núcleos Regionais. “Essa é a primeira reunião descentralizada que fazemos, para criar uma metodologia diferente. Aqui podemos tratar de assuntos pontuais, referentes a cada um dos Núcleos. Tenho certeza que os dois dias de reunião serão muito produtivos”, explicou Ana.

Entre os assuntos principais do encontro com as chefias de Núcleos está o calendário escolar de 2016. A intenção da Secretaria de Estado da Educação é unificar o início do ano letivo de 2016 para todas as escolas estaduais, que seria em 1º de março. O assunto é debatido com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime-PR).

Nesta terça-feira, os assuntos abordados foram saúde ocupacional e planejamento educacional, que começou em agosto e durante setembro foram realizados melhoramentos e ajustes em relação às turmas e unidades escolares.

Também foram apresentados dois novos projetos da Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais: o Projeto Piloto Conectados e o Escola Interativa – Recursos Digitais.

Os projetos fazem parte da ação 6 do Minha Escola Tem Ação (Meta), da Secretaria da Educação, programa para fortalecer a gestão escolar, melhorar a qualidade do ensino da educação básica, reduzir as taxas de abandono, reprovação, aprovação por conselho de classe e distorção idade ano.

BASE NACIONAL COMUM - Na quarta-feira será discutido o tema da Base Nacional Comum. “Esse é um tema nacional, todo o país está discutindo sobre essa proposta de uma base curricular comum. Existe um documento referência e agora cada Estado fará sugestões, atendendo as diversidades e a comunidade”, disse a secretária Ana Seres.

Além dos assuntos abordados nos dois dias de reunião, todos os chefes dos Núcleos Regionais acompanham a tramitação do projeto de lei na Assembleia Legislativa que estabelece o processo de escolha dos diretores das escolas estaduais.

O chefe do Núcleo Regional da Área Metropolitana Norte, Ângelo Marco Mortella, disse que as reuniões são importantes para que seja possível fazer um planejamento em conjunto. “Sempre trocamos experiências e ideias e a secretaria nos passa as diretrizes de acordo com as orientações do Ministério da Educação”, explicou Mortella.


Fonte: Secretaria de Estado da Educação - SEED

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.