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Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão

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NRE Campo Mourão

08/10/2015

Colégio Agrícola de Campo Mourão realiza a IV amostra de culturas de inverno

Foi realizada em 16 de Setembro, a IV Mostra Culturas de Inverno do Colégio Agrícola de Campo Mourão. Também conhecido entre os alunos como “Dia de Campo”, o evento foi promovido pela direção, coordenação e professores da área técnica. De acordo com o diretor geral da instituição de ensino, Cléo Cesar Camilotto, a mostra teve um resultado bastante satisfatório, sendo que ela já é uma atividade tradicional das mais importantes realizadas pelo Colégio.

Durante o semestre letivo, os alunos dos terceiros anos do Curso Técnico em Agropecuária foram divididos em equipes e realizaram o plantio e o manejo de diversos tipos de culturas (veja no quadro abaixo). Cada cultura é situada em uma área de 200 metros quadrados, conhecida como parcela. Nessas parcelas, foram testadas novas formas de adubação, aplicação de diferentes tipos de fungicidas, entre outras práticas inovadoras. Os estudantes pesquisam, estudam as culturas, realizam toda a parte experimental e de organização e, juntamente com seus professores, se preparam para as apresentações aos alunos das demais séries e comunidade em geral que se faz presente no evento. No momento da exposição, é avaliada a produtividade de cada parcela, além de relatados quais foram os conhecimentos teóricos envolvidos no processo.

Para a exposição das parcelas, a direção reuniu os primeiros e segundos anos em grupos, nos quais havia também professores e visitantes da comunidade escolar. Cada grupo era acompanhado por um professor da área técnica, que também tinha a função de avaliar o desempenho dos alunos palestrantes. Na oportunidade, os participantes puderam verificar a ação de fatores como a compactação do solo, o clima, a incidência de doenças, entre outros, e seus respectivos resultados para a produção agrícola.

Segundo o diretor pedagógico da instituição, Amarildo Afonso, o evento é um referencial na diversificação de metodologias para a eficácia na aprendizagem técnica dos estudantes. Ele elogiou a participação e envolvimento dos futuros técnicos agropecuários, além do trabalho dos professores e empresas parceiras. “É um momento exclusivo para colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala, trocar informações entre os agentes da comunidade escolar, conhecer novas tecnologias de manejo e produção e, principalmente, obter experiências acerca dos conhecimentos adquiridos”, disse ele.

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