Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÃO PSS - AVALIAÇÃO PESSOA NEGRA
  • atribuição de aulas e funções
  • suporte técnico crte
  • divulgue sua escola

Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul

Rua Sete de Setembro, 2720 - Centro - CEP 85.301-070
Laranjeiras do Sul - PR | Fone: 42 3635-8900 - Fax: 42 3635-8914  mapa Localização

NRE Laranjeiras do Sul

03/09/2019

Seminário de Prevenção do Suicídio e Automutilação reúne profissionais de diversas áreas no NRE de Laranjeiras do Sul

Profissionais de diferentes áreas estão participando, nesta terça-feira (27/08), nas dependências do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, de um importante seminário, cujo tema principal aborda a Prevenção do Suicídio e Automutilação.

Foto de professores em uma sala de aula
Professora Mestre Dione Maria Menz (UFPR)


O encontro é promovido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, através do Departamento de Diversidade e Direitos Humanos (DDDH), e também com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A proposta é capacitar educadores, servidores da saúde, conselheiros tutelares, centros de assistência e da Rede de Proteção, na identificação, acolhimento e condução de situações que envolvam risco de suicídio dos estudantes.

A abertura dos trabalhos foi realizada pela técnica do DDDH Rosineide Fréz. Durante o período da manhã, a Professora da UFPR Dione Maria Menz, que também é Coordenadora do Projeto de Extensão Luto e Prevenção do Suicídio, está conduzindo uma fala.

Professores em uma sala, escutando uma palestra
Técnica do Departamento da Diversidade e Direitos Humanos, Rosineide Fréz

De acordo com a Professora Dione, essa é uma questão antiga, mas que não era tratada tão abertamente. Hoje o assunto é de suma importância para o ambiente escolar, e por esse motivo é necessário capacitar os professores e demais profissionais para o desenvolvimento de ações que identifiquem situações relacionadas ao tema.

O Chefe do NRE de Laranjeiras do Sul, Professor Lidio dos Santos, enfatiza a relevância deste trabalho, não somente com os profissionais das escolas, mas também com todos aqueles que têm um envolvimento com jovens que porventura estejam passando por essa dificuldade. “Nossas crianças e adolescentes têm direito à proteção, e os profissionais têm que estar preparados para o acolhimento de determinadas situações. Este discurso vem ao encontro das necessidades e dificuldades que ainda temos em desenvolver práticas que previnam uma eventual fatalidade”.

Professores assentados em uma sala, escutando a fala do chefe do núcleo
Chefe do NRE, Professor Lidio dos Santos

No período da tarde ainda haverá uma explanação com a psicóloga Flávia Caroline Figel e a técnica do DDDH, Simone Carina Baroni.

Este mesmo encontro também acontecerá na quarta-feira, em Quedas do Iguaçu, envolvendo os profissionais daquele município e de Espigão Alto do Iguaçu.

Fonte: Núcleo Regional de Laranjeiras do Sul
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.