Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Encceja 2019
  • Distribuição de aulas
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Distribuição de aulas 2020
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • Convocação para Verificação de Inscritos como Pessoa Negra
  • atribuição de aulas e funções
  • botão destaque formulário divulgue a sua escola

Núcleo Regional de Educação de Guarapuava

Rua Senador Pinheiro Machado, nº 2332 - Centro - CEP 85065-040
Guarapuava - PR | Fone: (42) 3621-7600 - Fax: (42) 3621-7601  mapaLocalização

NRE Guarapuava

02/12/2019

Aluno do Interior representa Paraná no projeto Jovem Senador

O estudante João Joel de Oliveira, do Colégio Estadual Professor Mario Evaldo Morski, em Pinhão (Centro-Sul do Estado), foi o representante paranaense da edição de 2019 do Jovem Senador. O projeto seleciona, anualmente e por meio de um concurso de redação, 27 estudantes de escolas públicas estaduais para vivenciarem o trabalho de representantes do Legislativo nacional em Brasília.

Este ano, o tema do texto que deveria ser escrito pelos jovens foi “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”. A redação de João, “Planejando o desenvolvimento”, defende a participação ativa da população nas decisões a respeito de onde os recursos públicos serão investidos.

“Fiquei muito feliz, nunca imaginei que seria escolhido. Como sou uma pessoa tímida, fiquei preocupado com a questão de falar em público, mas logo passou. Foi uma honra poder representar o estado do Paraná. Espero que tenha representado bem”, diz o estudante.

O estudante foi orientado pela professora de Língua Portuguesa Andreza Ribeiro Nunes, que acompanhou o jovem até a capital federal.

“A nossa visita a Brasília foi uma experiência transformadora, muito intensa. Desde o momento da recepção no aeroporto até a reunião final de avaliação. Os minutos eram cronometrados e o tempo foi muito bem aproveitado. Foi uma semana cansativa, mas com muito aprendizado”, comenta.

A comunidade escolar comemorou muito a conquista do estudante. Segundo Andreza, o colégio anunciou o feito em suas redes sociais e até em um outdoor. Um veículo local também publicou uma reportagem sobre João.

EXPERIÊNCIA ÚNICA – João conta que a experiência no Senado Nacional foi um divisor de águas em sua vida. Ele diz que não pretende seguir carreira política, mas pretende se envolver com a área de alguma forma. Aos que pensam em participar do projeto nos próximos anos, ele dá um recado:

“O que eu quero dizer para os próximos participantes é que busquem participar e se esforçar para fazer as redações. Eu tenho certeza que ninguém se arrependerá. Ser selecionado e vivenciar o dia a dia de um senador é uma experiência única, que fica para a vida inteira. Também gostaria de dizer que não se sintam incapazes ou intimidados, todos têm capacidade suficiente para alcançar isso e muito mais. Boa sorte aos próximos participantes”.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.