Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • botão Pessoa Negra
  • atribuição de aulas e funções
  • cursos técnicos
  • rede de proteção
  • Brigada Escolar - Inscrições Abertas

Núcleo Regional de Educação de Cascavel

Avenida Brasil, 2040 - São Cristovão - CEP 85.816-294
Cascavel - PR | Fone: 45 3333-2800 - Fax: 45 3333-2841  mapa Localização

NRE Cascavel

12/08/2016

Colégio Marilis desenvolve Projeto Conectados na Escola

Considerando o uso cada vez maior da internet em nossa sociedade informacional e a necessidade de utilização segura dessa ferramenta tecnológica, o Colégio Estadual Marilis Faria Pirotelli desenvolve o Projeto Conectados na Escola.

As vantagens relacionadas ao computador são extensas, com vastas funções úteis para aprimorar a cultura e os conhecimentos do ser humano. A internet ultrapassou os limites do entretenimento e hoje as pessoas realizam compras, pagamentos, recebem e mandam correspondências, relacionando-se em diversos níveis sem precisar sair de casa. Entretanto, ao mesmo tempo em que a internet traz facilidades, também pode trazer riscos e prejuízos, tais como: exposição exacerbada, alienação ou diminuição do senso crítico ou, diminuição de produtividade e sensibilidade humana. Esse fenômeno exige cuidados, faz-se necessário o uso racional dessa ferramenta.

Diante do exposto, por iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (SEED) do Paraná, pelo Departamento Coordenação de Tecnologias Educacionais (CTE), juntamente com o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cascavel, vêm realizando um grupo de estudos no Colégio Marilis, com a participação de professores, pedagogos e equipe gestora, tendo como assessora pedagógica, Liziani Scariot, da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional (CRTE) realizou estudos a partir do tema “Segurança na Internet”.

A ação, que está mobilizando toda comunidade escolar, estende-se aos educandos, que são alertados sobre os riscos do uso indevido da internet e preparados para lidar com a utilização dos recursos tecnológicos de forma mais responsável e segura.

Como prática pedagógica, o Colégio Marilis, um dos estabelecimentos de ensino onde o Projeto Conectados é desenvolvido, na quinta-feira (11), Dia dos Estudantes, organizou uma palestra ministrada por alunos das séries finais do Ensino Médio, dos grupos de multiplicadores, com apoio na Cartilha do Programa de Assistência às Vítimas da Internet – Helpline.

Os alunos palestrantes – Aline Vitória Rocha da Silva, Marcos Vinícius Sartor e Wilson de Souza Alves Bezerra Júnior – falaram sobre cyberbullying, sexting, aliciamento e uso excessivo numa linguagem clara e acessível, a qual garantiu a atenção e participação dos alunos ouvintes.

Em cada turno, foram preparados três grupos de alunos, selecionados pela sua competência comunicativa, para ministrar palestras aos seus colegas sobre o que vem sendo trabalhado, sensibilizando toda comunidade escolar, concretizando objetivos. Cada grupo de palestrantes atendeu duas turmas por vez, distribuídas num cronograma durante 10, 11 e 12 de agosto.

Além de fazer um trabalho de conscientização e prevenção aos estudantes, para que não sejam nem agressores, nem vítimas do mau uso desse recurso, houve uma integração entre toda comunidade escolar numa prática pedagógica significativa tanto para os alunos ouvintes quanto para os multiplicadores, os quais se sentiram satisfeitos em partilhar conhecimentos que contribuíram para a formação de seus pares.

“A SEED vem investindo no preparo para o uso das ferramentas tecnológicas. Projetos como Conectados na Escola e Registro de Classe On-line (RCO) são indispensáveis para propiciar avanços no ensino porque a informação chega com mais dinamismo e rapidez. Nos Núcleos de Educação do Paraná, profissionais da educação discutem e sugerem melhorias para o projeto-piloto, pois o êxito no processo educativo depende do empenho de todos”, diz a professora Inez Aliete Dalavechia, chefe do NRE de Cascavel.


Fonte: Assessoria de Comunicação NRE de Cascavel

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.