Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Novas turmas GE Formadores
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • PSS EJA
  • Botão pertencimento étnico racial
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções
  • Estágio obrigatório curricular
  • divulgue sua escola

Núcleo Regional de Educação de Umuarama

Av. Maringá, 5035 - Zona III, CEP 87502-080
Umuarama - PR | Fone: Fone: 44 3621-8600 - Fax: 44 3621-8618   mapa Localização

Avisos

NRE Umuarama - Resultado Jovem Senador 2016: Senado tem 27 novos "jovens senadores".


Jovem Senador

Embora o Estado do Paraná não tenha sido classificado entre os três primeiros, cada Estado da Federação terá um representante que atuará como Jovem Senador em Brasília, no mês de novembro.

Para este ano o representante e novo Jovem Senador do Paraná será o estudante Luiz Jefferson dos Santos, com o texto "Educação com inclusão: Sonho de todo brasileiro", do Colégio Estadual Cecília Meireles Ensino Normal e Médio, de Sertaneja, do Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio.

O texto do estudante foi classificado entre os textos do Paraná que foram enviados por 106 escolas de todo o Estado que desenvolveram o trabalho de estudos, debates e produção de textos dissertativos-argumentativos sobre o tema "Esporte: educação e inclusão".

O Senado divulgou na data de 06 de outubro, o resultado do 9º Concurso de Redação do Senado Federal com o tema "Esporte: educação e inclusão". Os 27 alunos selecionados, um de cada unidade da Federação, atuarão como jovens senadores em Brasília, no próximo mês de novembro.

A comissão julgadora do Jovem Senador 2016 se reuniu na quarta-feira (05/10), no Senado Federal, e escolheu os três melhores textos do país entre um universo de 113.880 redações apresentadas ao projeto nesta edição. A lista dos 27 jovens senadores vencedores está disponível no sitewww.senado.leg.br/jovemsenador.

O grupo foi composto por um representante do Ministério da Educação - MEC, Vanessa Cristini da Silva Matos, um do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), Rita de Cácia Vieira Martins de Sousa e pelos servidores do Senado Federal: Fabiana Queiroz Damasceno, pela Consultoria Legislativa; Fernanda Damiani Costa, da Secretaria-Geral da Mesa; Daniel Pandino Werneck, pela Secretaria de Comunicação Social.

O primeiro lugar ficou com o estudante Dilson Gabriel Pieve, da Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola, da cidade de Três Pontas, no estado de Minas Gerais, que venceu esta edição do certame com a redação "O esporte como agente transformador de pessoas e situações?".

O segundo lugar ficou com a estudante Isabelle da Silva dos Santos, do Colégio Militar Dom Pedro II, de Brasília, Distrito Federal, com a redação "Transformando pelo esporte".

Em terceiro lugar ficou a aluna Acsa Mendes de Albuquerque, da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Benedita de Morais Guerra, do município de Macaparana, no Estado de Pernambuco, com a redação "Garantir o acesso à prática esportiva é promover a cidadania".

Em 2016, o Jovem Senador mobilizou mais de 267 mil alunos matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais em todo o país, com até 19 anos. Os professores orientadores das redações selecionadas serão premiados com uma viagem a Brasília e acompanharão seus alunos, participando de uma programação específica na capital, incluindo um curso de formação. Ao todo, o Jovem Senador contou diretamente com o apoio de 7.525 professores orientadores.

Os primeiros colocados nacionais foram escolhidos num universo de 27 redações, uma por unidade da Federação. Os textos passaram por duas seleções: uma na escola e outra na Secretaria de Educação do Estado e do Distrito Federal. A lista de todos os alunos classificados em segundo e terceiro lugares nos Estados e no DF também está disponível no site www.senado.leg.br/jovemsenador.

O diretor da Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola, de Três Pontas, Minas Gerais, também virá a Brasília para receber quatro computadores desktops de uso coletivo da instituição. O Colégio Militar Dom Pedro II, de Brasília, Distrito Federal, e a Escola de Referência em Ensino Médio Professora Benedita de Morais Guerra também serão premiados, respectivamente, com dois e umdesktop(s) para uso coletivo.

Os jovens senadores estarão em Brasília de 28/11 a 03/12 e a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 29 de novembro no Plenário do Senado Federal. A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem e se encerra com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.