Buscar
Educação Profissional em Ação

FEIRA JEQUITIBÁ - 2014

COLÉGIO ESTADUAL ENIRA MORAES RIBEIRO - EFMP


      

www.dropbox.com/s/y3q8jaoqhustmdo/DSCN1584.mpg 

www.dropbox.com/s/ojfwobtxs5tipqn/P9190018.mpg





 Alunos e Professores do curso Téc. em Enfermagem formam grupo de estudos

Coordenares e Professores do curso Técnico em Enfermagem organizaram grupo de estudos com a finalidade de propiciar aos discentes o conhecimento sobre os cuidados básicos necessários ao paciente que se encontra em uma unidade de terapia intensiva.
Através de praticas visando o aperfeiçoamento profissional, proporcionar conhecimentos sobre atendimento humanizado a pacientes em Unidades de terapia intensiva.
O projeto será realizado aos sábados, no período matutino, das 08h às 11h30min por intermédio de vídeos, leituras de literaturas pertinentes, com práticas em laboratório de enfermagem levando a teoria e a prática.
Iniciativas como esta contribui para que a instituição alcance bons resultados na formação do profissional.


Equipamentos utilizados no dia a dia do Curso Técnico em Edificações

Alunos e Professores do curso Técnico em Edificações do Colégio Estadual Dr. Marins A. de Camargo, NRE/Paranavaí, formaram grupo de estudos, aos sábados, para melhor aproveitamento e experimentos dos equipamentos recebidos do programa Brasil Profissionalizado para o Laboratório específico de Topografia. Neste último sábado foram a campo utilizando o Teodolito Digital foi possível aplicar na prática os conteúdos teóricos desenvolvidos nas disciplinas específicas do curso.

A proposta do grupo é realizar cinco encontros todos com a finalidade de manusearem diferentes equipamentos possibilitando instrumentalizar o aluno por meio de práticas de estudos.

Segundo os alunos é muito importante poder manusear equipamento e saber utilizá-los uma vez que serão ferramentas de trabalho.


RECREARTE – COLÉGIO EST. SÃO VICENTE DE PAULA

Dia nove de outubro de 2013, aconteceu no município de Nova Esperança o VI Reacrarte com o tema Contos de Fada. O evento é uma proposta de trabalho dos alunos e professores, do Curso Formação de Docentes do Colégio Estadual São Vicente de Paula, o qual recebeu 500 crianças da educação infantil do município e região, com objetivo de mostrar e explorar a importância do lúdico e do brincar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, tendo como foco principal a literatura infantil, jogos e brincadeiras. Alunos e professores tiveram participação ativa nas atividades e receberam mais de 500 crianças da Educação Infantil da rede municipal e entidades particulares. As atividades propostas foram previamente planejadas em sala de aula efetivando o teórico/prático. 


“II Encontro Para Professores do curso Formação de Docentes”


Dia vinte de setembro professores da rede estadual estivam reunidos em Terra Rica, no Colégio Est. James Patrick para a o “II Encontro Para Professores do curso Formação de Docentes”. O evento foi organizado pelo NRE/Paranavaí com objetivo de estudos de metodologias de ensino e troca de experiências pedagógicas. No evento os professores participaram com apresentações pedagógicas que são desenvolvidas com alunos do curso de Formação de Docentes; repasse das oficinas do Simpósio de Formação de Docentes em Foz do Iguaçu – 2013; Estudo da Disciplina de Metodologia de Ensino de Geografia. Alunos do curso de formação de docentes do Colégio James, o qual sediou o evento, participaram com apresentações de trabalhos, resultados de metodologias diferenciadas desenvolvidas em sala de aula nas disciplinas de: Prática de Formação; em Metodologia da Língua Portuguesa utilizando a Lousa Interativa; História - Projeto de História através da Música. Vale lembrar que o nome do município foi apresentado através de um monólogo, Lenda de Terra Rica, declamado por uma aluna. Na avaliação, do evento, os participantes aprovaram o encontro e ficou agendado para 2014 o III Encontro a ser realizado em Nova Esperança no Colégio São Vicente de Paula.


 


FORMAÇÃO EM AÇÃO - 2013
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL/FORMAÇÃO DE DOCENTES

No NRE/Paranavaí os estabelecimentos de ensino que ofertam cursos Técnicos Profissionalizantes e Formação de Docentes participaram do Formação em Ação 2013, programa de formação continuada ofertado pela Secretaria de Estado da Educação aos professores da rede estadual. Neste primeiro semestre de 2013 as oficinas ocorridas no evento tiveram a participação efetiva dos professores na apresentação metodologias aplicada em sala de aula: Prof. Peterson Rodrigues da Silva Santana (Col. Antonio Tortato), Profª. Deyse Amanda Alves, Profª Marcia Soletti (Col. James Patrick), Profª Francisca B. Silveira, Profª Margareth Cauneto (Col. Est. de Paranavaí), profª Elisandra R. da Silva, Profª Rosangela Aparecida Silva (col. São Vicente). Professores Docentes: Mariza Batelóqui, coord. Pedagógico do Col. Paroquial e André Dias, Profº do Col. São Vicente. Durante as oficinas alunos também participaram expondo trabalhos desenvolvidos por eles após o trabalho de docência aplicado em sala de aula.



 

 

Curso de FARMACOLOGIA para alunos do curso de Téc. em Enfermagem

 


Durante o mês de junho/2013, o Colégio Estadual Prof. Bento Munhoz da R. Neto – NRE/Paranavaí, ofertou aos alunos do curso Técnico em Enfermagem o Curso de FARMACOLOGIA (20h). O evento ocorreu aos sábados, período manhã, organizado pela Pedagoga Maria Laurete S. Chagas e da coordenadora de curso Professora/Enfermeira Marily Vasconcelos. O objetivo principal foi proporcionar complementação de estudos sobre Noções Básicas de farmacologia aplicável à formação profissional do Técnico em Enfermagem. . O curso foi ministrado pelo farmacêutico Eliston Marcelo Dias e pelas professoras/enfermeiras: Andreia Santos e Elaine Cristina Martins com os conteúdos: Farmacologia Básica e Grupos Farmacológicos, Diluição e Administração de Medicamentos, interagindo teoria e prática. Realizaram aulas práticas no laboratório de Enfermagem sobre diluição e administração de medicamentos, sob a orientação e supervisão das docentes. O evento ocorreu em parceria entre o Núcleo Regional de Educação de Paranavaí e o SESC/Paranavaí.

 

REUNIÃO COM COORDENADORES DOS CURSOS TÉCNICOS 



Estiveram reunidos Coordenadores dos Cursos Técnicos com a Coordenação da Educação Profissional do Núcleo Regional de Educação nesta manhã de 01/03. O encontro teve objetivo de estudar as atribuições dos coordenadores, apresentação do Plano de Trabalho para este semestre de 2013 e a legislação sobre estágio obrigatório e não obrigatório. Participaram do evento coordenadores do Col. Marins, Col. Bento, Col. Enira, Col. São Vicente, Col. Paraíso e Col. Est. de Paranavaí. 

MATERIAL UTILIZADO

 


 

 

VI RECREARTE

FORMAÇÃO DE DOCENTES – COL. SÃO VIC. DE PAULA

Aconteu no dia 13/11/2012 no Ginásio de Esporte Capelão, em Nova Esperança o
VI Recrearte, um evento que envolve todos os alunos do Curso Formação de Docentes do Colégio Estadual São Vicente de Paula e recebe todas as crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais, do município de Nova Esperança, e tem como objetivo principal mostrar e explorar a importância do lúdico e do brincar na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como foco principal a Literatura Infantil, Jogos e Brincadeiras


As alunas do curso de Formação de Docentes e Professores receberam aproximadamente 500 alunos dos Centros de Educação Infantil da rede municipal e instituições particulares.
A proposta e execução deste trabalho proporcionam aos organizadores e participantes uma vivência da teoria com a prática possibilitando também uma divulgação do excelente trabalho desenvolvido por esta instituição de ensino.

FORMAÇÃO EM AÇÃO – 2º SEMESTRE

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DE DOCENTES

 

 Professores dos Cursos Técnicos Profissionalizantes e de Formação de Docentes estiveram reunidos dia 06/11/2012 na Casa da Cultura para o segundo encontro de Formação em Ação. Com objetivo de formação continuada a SEED/NRE oferta aos professores da rede estadual dois encontros anuais para estudos e trocas de experiências educacionais. Neste segundo encontro no período da manhã os professores estivem reunidos para estudos da legislação e da Diretrizes Nacionais para Educação Profissional Técnica de Nível Médio com a profª Oriana Kulevicz. No período vespertino Professores da Formação de Docentes trabalharam com o tema “Relação entre Mídia e Educação”. A Profª Deyse Amanda Alves e Renata Garcia relataram experiências relacionadas ao tema no curso Formação de Docentes, os professores dos Cursos Técnicos trabalharam sobre Interdisplinaridade com a Profª Maria Laurete de S. Chagas.

MATERIAL

cursos_tecnicos

 

PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO PARTICIPAM DE OFICINAS EXPERIMENTAIS

Professores da rede estadual das disciplinas de física, química e matemática estiveram no Colégio Enira Moraes Ribeiro, dia 30/10 participando das Oficinas de “Atividades Experimentais em Sala de Aula”. O encontro ocorreu com objetivo de subsidiar as práticas metodológicas dos professores, conhecer e manusear os novos equipamentos dos laboratórios de química, física e matemática recebidos através do Programa Brasil Profissionalizado. As oficinas foram organizadas pelo NRE/Paranavaí e ministradas pelos professores da rede: Prof. Mestre Raul R. Mello, Profª Thelma T. Siriani, Profº. Antonio Marcos Garcia, Profª Doutora Eliane Cristina Vidotti, Profª Valíria Bruning, Profº Roberto L. Santana, Profº Diego M. Santos, Profª Doutoranda Tânia Marli R. Garcia ( da FAFIPA/UNESPAR) e Prof. Gilson R. Soares do SESC.


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES


 

Para alunos que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Fundamental

DATA DE INSCRIÇÃO: até 10/10/2012

Relação de cursos:
Paranavaí:
a. Téc. em Química - Col. Enira – 44 3423 2278
b. Téc. em Informática - Col. Est. de Paranavaí – 44 3423 6311
c. Téc. em Administração – Col. Est. de Paranavaí
d. Formação de Docentes - col. Est. de Paranavaí
e. Téc. em Edificações - Col. Dr. Marins
f. Téc. em TSB ( Saúde Bucal ) Col. Bento – 44 3423 2926

Nova Esperança: Col. Est. São Vic. de Paula – 44 3252 4353
g. Téc. em Informática
h. Téc. em Administração
i. Formação de Docentes

Paraíso do Norte: Col. Est. Paraíso do Norte – 44 3431 1585
j. Téc. em Informática
k. Téc. em Administração

Paranacity:
Col. Est. Antonio Tortato – 44 34631351
l. Formação de Docentes

Terra Rica: Col. Est. James Patrick Clarck – 4434411918
m. Formação de Docentes


Documentos para inscrição:
1. Fotocópia do RG, CPF.
2. Fotocópia do Histórico do EF
3. Fotocópia do EM ou atestado declaração do Ensino Médio;
4. Comprovante de rendimentos

Para alunos que já concluíram ou estão concluindo Ensino Médio

DATA DE INSCRIÇÃO: até 10/10/2012

Relação de cursos:
Paranavaí:
a. Téc. em Química - Col. Enira – 44 3423 2278
b. Téc. em Alimentos - Col. Enira
c. Téc. em Biocombustíveis - Col. Enira

d. Téc. em Informática - Col. Est. de Paranavaí – 44 3423 6311
e. Téc. em Administração – Col. Est. de Paranavaí

f. Téc. em Meio Ambiente - Col. Dr. Marins – 44 3423 6062
g. Téc. em Segurança Do Trabalho - Col. Dr. Marins
h. Téc. em Edificações - Col. Dr. Marins


i. Téc. em TSB ( Saúde Bucal ) Col. Bento – 44 3423 2926
j. Téc. em Enfermagem

Nova Esperança: Col. Est. São Vic. de Paula – 44 3252 4353
k. Téc. em Informática
l. Téc. em Administração

Paraíso do Norte: Col. Est. Paraíso do Norte – 44 3431 1585
m. Téc. em Informática
n. Téc. em Administração


Documentos para inscrição:
1. Fotocópia do RG, CPF.
2. Fotocópia do Histórico do EF
3. Fotocópia do EM ou atestado declaração do Ensino Médio;
4. Comprovante de rendimentos;

SIMPÓSIO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

 Professores dos Colégios Estaduais, que ofertam cursos Técnicos Profissionalizantes, estiveram em Foz do Iguaçu, participando da segunda fase do Simpósio Ensino Médio Integrado Eixos Tecnológicos: Ambiente, Saúde e Segurança, e Recursos Naturais, realizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED). O evento, que começou na segunda-feira (24), contou com a participação de 600 profissionais de 181 municípios, representando todas as unidades que oferecem cursos profissionalizantes no Estado. A formação continuada é oferecida anualmente pela Secretaria da Educação e tem como objetivo a atualização de conteúdo dos profissionais que trabalham na educação profissional de nível médio da rede estadual de ensino

ESCOLAS RECEBEM LABORATÓRIOS BÁSICOS –

BRASIL PROFISSIONALIZADO

Os estabelecimentos de ensino da rede estadual que ofertam cursos técnicos profissionalizantes, no NRE de Paranavaí, estão em fase de organização dos Laboratórios Básicos recebidos do programa Brasil Profissionalizado o qual visa fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica. A iniciativa repassa recursos do governo federal para que os estados invistam em suas escolas técnicas. Criado em 2007, o programa possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo é integrar o conhecimento do ensino médio à prática.


No NRE de Paranavaí foram contemplados os estabelecimentos com:
Laboratório de Química
Col. Est. Enira Moraes Col. Est. Profº Bento Munhoz
Col. Est. São Vicente de Paula Col. Est. Paraíso do Norte
Col. Est. de Paranavaí

 

 Laboratório de Física
Col. Est. Enira Moraes Col. Est. Profº Bento Munhoz
Col. Est. São Vicente de Paula Col. Est. Paraíso do Norte


Laboratório de Matemática
Col. Est. Enira Moraes Col. Est. Profº Bento Munhoz
Col. Est. São Vicente de Paula Col. Est. Paraíso do Norte
Col. Est. de Paranavaí

 

Laboratório de Biologia
Col. Est. Antonio Tortato


 

“A EDUCAÇÃO INFANTIL NA FORMAÇÃO DE DOCENTES”

VI SIMPÓSIO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES – NORMAL

 

De 06 a 10 de agosto de 2012, em Foz do Iguaçu, Professores dos cursos de Formação de Docentes, deste NRE, participaram do VI Simpósio do Curso de Formação de Docentes. Estiveram presente professores dos Colégios: Estadual de Paranavaí, São Vicente de Paula, James Patrick e Antonio Tortato. Durante o evento professores do Colégio São Vicente de Paula, do município de Nova Esperança apresentaram o trabalho “RECREARTE” e Colégio James Patrick Clarck, do município de Terra Rica apresentou o trabalho “LEITURA NA PRAÇA”.
 

 

Adolescente Aprendiz visita UNIPAR 


O Programa Adolescente Aprendiz é uma ação integrada entre a Secretaria de Estado da Educação/Departamento de Educação e Trabalho e Secretaria de Estado da Criança e Juventude. Neste Núcleo Regional de Educação, o Programa é desenvolvido no Colégio Estadual de Paranavaí.

Os adolescentes que participam deste Programa recebem orientações pedagógicas e qualificação para o trabalho. Entre as disciplinas propostas, a disciplina de Direitos e Deveres, ministrada pelo Profº. Junior Cezar Nunes de Freitas, o qual desenvolve um trabalho que vai além do conteúdo proposto pelo Programa, busca uma maior integração dos adolescentes com a sociedade. Com o objetivo de incentivar os alunos a continuarem os estudos e conhecerem novos ambientes educacionais, o professor oportunizou uma visita a UNIPAR – UNIDADES PARANAVAÌ, durante a visita conheceram os laboratórios de informática, química e foram recepcionados no Centro de Assistência Jurídica Gratuita _ SAJUG. Durante a visita os alunos: Evandro Luiz E. da Silva, .Gabriel Henrique da C. Santana, Mateus R. Pereira, Tiago dos S. Carvalho, Marcio Victor A. Gonçalves e Johnatan V. M. Herédia foram acompanhados pelo Prof.º Júnior Cezar Nunes de Freitas.

As ações desenvolvidas em conjunto entre escola e sociedade propiciam a formação do homem e a construção de uma sociedade responsável.


 

Apresentação - Ed. Profissional/For. Docentes

 

Reunião Pedagogos - Estágio Não Obrigatório 

Documentos:                                                           

Orientações para elaboração do trabalho



Lei nº 11.788/2008


Instrução nº 28/2010 - SUED/SEED

Roteiro para elaboração do Plano de Estágio Não Obrigatório



1ª Reunião Técnica/Pedagógica
2º Semestre


Vídeo

Ser Professor 

O desafio da evasão escolar - Alexandre Sayad


Textos: 

Causas da evasão
 
Evasão


Evasão Revista Escola  


Investigando as causas da evasão
 

Um estudo sobre evasão  


Texto Promotor 

3º ENCONTRO DE

CURSOS TÉCNICOS E FORMAÇÃO DE DOCENTES



Nos dias 30/06 e 01/07 de 2011 estiveram reunidos no NRE/Paranavaí os Coordenadores dos Coordenadores dos 15 Cursos Profissionalizantes e de Formação de Docentes com as responsáveis pela Educação Profissional, deste NRE, Oriana Kulevicz e Telma Valério da Silva. O encontro contou com sessão de estudos, avaliação das ações desenvolvidas no 1º semestre e levantamento de ações para o 2º semestre.

Para reflexão e estudo foram utilizados vídeos e textos abaixo relacionados.

O Professor Pedro Demo fala sobre Educação pela pesquisa.
www.youtube.com/watch

O Papel da Avaliação na Aprendizagem
http://www.youtube.com/watch?v=NyV47Ty3JzA

texto:
Avaliação da aprendizagem como processo construtivo de um novo fazer
Autor: Maria Elisabeth Pereira Kraemer

 



 

III SIPAT - COLÉGIO MARINS



O Colégio Estadual Dr Marins Alves de Camargo E.F.M.P, realizou a III SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho de 16 a 21 de junho de 2011. O encontro envolveu alunos e professores dos cursos de Construção Civil, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.
Na abertura da Semana a Direção do estabelecimento, Professora Terezinha de Lourdes Cezario da Silva e a Coordenação da Educação Profissional do NRE/Pvaí Oriana Kulevicz destacaram a importância da troca de experiências e o enriquecimento profissional dos estudantes em contato com os profissionais de diferentes áreas.
Durante o evento foi apresentada uma literatura de Cordel pelos alunos César dos Santos e Cirilo Alves Serafim do 3º semestre do Curso Técnico em Segurança do Trabalho;A Professora Maria Antonia Ramos Costa (SESC- Paranavaí) em sua palestra apresentou o tema “Doenças Sexualmente Transmissíveis “, destacando a importância da responsabilidade de cada pessoa com a sua própria vida.O senhor Robson Fernandes da Silva ( projetista da Prefeitura de Paranavaí) trabalhou a palestra com o tema “Legislação e Código de Obras”.apresentando projetos desenvolvidos na cidade de Paranavaí. O senhor Alberi Folmer (Protevel) realizou uma palestra de EPIs ( Equipamentos de Proteção Individual) e EPC ( Equipamentos de Proteção Coletiva), abordando a importância do uso correto dos equipamentos de segurança, individual e coletivo.
No dia 17 de junho foi apresentada a Palestra “Desperdício de água” com o Senhor Adilson Batista dos Santos representante da SANEPAR destacando a importância do Consumo consciente de água . A Engenheira Civil Valéria Aires Ferreira proferiu uma palestra com o tema Segurança do trabalho na Construção Civil, destacando a importância do técnico em Segurança do Trabalho e do técnico em Edificações para o setor produtivo.
No dia 20 de junho a senhora Nilce Yukio Casado ( Chefe da Seção de Vigilância Sanitária Ambiental e Saúde do Trabalhador) funcionária da 14º Regional de Saúde, apresentou uma palestra abordando a legislação vigente e as ações realizadas pela 14º Regional de Saúde em Paranavaí. Foi apresentada a palestra com o tema Imprudência no Trânsito com o Policial Rodoviário Federal Wagner Stochi. O cirurgião dentista Yuri Gargantini realizou uma palestra apresentando traumas causados por acidentes automobilísticos, destacando a imprudência com o fator mais preponderante.
O Professor e Engenheiro de Produção Ademilson Campos realizou a palestra destacando a Segurança do Trabalho e a valorização do profissional.
No dia 21 de junho a professora Renata Fiates, bacharel em Direito apresentou a palestra sobre o Sistema Previdenciário brasileiro. Logo após foi apresentado o filme INVICTUS abordando os temas de valores morais e éticos.
A Semana Interna de |Prevenção de Acidente do Trabalho, atingiu os objetivos propostos, com temas que oportunizaram aos educandos um crescimento profissional.
As fotos abaixo apresentadas referem-se ao evento realizado na III SIPAT.

NOTÍCIAS

 

ATIVIDADES CURSOS TÉCNICOS NA BIBLIOTECA

O ano letivo de 2011, do Colégio Estadual Enira Moraes Ribeiro, iniciou recheado de novidades para os cursos profissionalizantes. O acervo da biblioteca foi enriquecido com novos títulos para os cursos: Técnico em Química, Técnico em Alimentos e Técnico em Açúcar e Álcool. Até então, os referidos cursos tinham muitas dificuldades para realização das pesquisas, nas quais a Internet se tornava a ferramenta mais utilizada. Com a chegada dos novos títulos específicos para os cursos, aumentou o movimento na biblioteca. As aulas no recinto acontecem com freqüência, e também as pesquisas no contra-turno.Vale ressaltar, o alto investimento realizado pelo Governo uma vez que, tais bibliografias são de ótima qualidade, possuindo vasto conteúdo para enriquecimento dos conhecimentos científicos e pessoais. 


















Validador