Buscar
Grêmio Estudantil

Técnico Responsável:

Kellen Valbuena Quadrado

Email:profquadrado@seed.pr.gov.br  

Contato:44-34211938

Grêmio Estudantil

Grêmio é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais.

Organize um grêmio estudantil na sua Escola!

Essa conquista é sua!!

O grêmio estudantil representa os estudantes da escola. Seu maior objetivo é unir e movimentar os estudantes para a discussão de seus direitos e deveres, debatendo assuntos diversos sobre escola, comunidade e sociedade. Navegue pela página do Grêmio e saiba mais sobre quem te representa na escola!

Como organizar o Grêmio da sua escola?

Constituir uma comissão Pró-Grêmio, formada por alunos representantes de turma ou escolhida entre seus pares. Essa comissão Pró-Grêmio deverá realizar um estatuto e organizar a assembléia geral de alunos.Nessa Assembléia, deverá ser esclarecido a todos os alunos: o que é um Grêmio, qual a finalidade do Grêmio na escola; deve ser apresentado e aprovado o Estatuto do Grêmio e deve ser formada a Comissão Eleitoral. No início da reunião, deve-se escolher um participante para secretariá-la, isto é, aquele que ficará com a incumbência de escrever tudo o que houve na reunião, quem compareceu, a que horas se iniciou, em que local se deu; quais assuntos foram tratados, quantos votaram pela aprovação e quantos votaram contra.
No final da reunião, todos os presentes devem assinar esse documento. A Comissão eleitoral ficará com a responsabilidade de marcar a data da eleição e receber a inscrição de chapas e candidatos, fiscalizar o processo eleitoral e resolver eventuais dúvidas que surjam no processo eleitoral. Os membros dessa Comissão devem promover a apuração dos votos, declarar os vencedores e organizar um ato de posse.
A organização, o funcionamento e as atividades do Grêmio serão estabelecidas em seu Estatuto, aprovado em Assembléia Geral do corpo discente do estabelecimento de ensino, convocada para este fim, obedecendo à legislação pertinente. A aprovação do Estatuto, a escolha dos dirigentes e dos representantes do Grêmio serão realizadas pelo voto direto e secreto de cada aluno, observando-se, no que couber, as normas da legislação eleitoral.

Modelos de Documentações

Acesse a página do Gremio Estudantil no Portal Dia a Dia:

 Legislação Grêmio Estudantil

Neste espaço disponibilizamos algumas Leis e documentos oficiais que dizem respeito a organização dos Grêmios Estudantis e entidades representativas.
Lei Estadual n. 10.054 - Dispõe sobre o funcionamento de cantinas comerciais nos colégios estaduais de 1º e 2º Graus da rede oficial de Ensino.
Lei Estadual n. 11.057- Assegura, nos estabelecimentos de ensino de 1º e 2º graus, públicos ou privados, no Estado de Paraná, a livre organização de Grêmios Estudantis, conforme específica.
Lei Federal n. 7.398 - Dispõe sobre a organização de entidades representativas dos estudantes de 1º e 2º graus e dá outras providências.
Medida Provisória n. 2.208 - Dispõe sobre a comprovação da qualidade de estudante e de menor de dezoito anos nas situações que específica.

Para ter acesso aos referidos documentos na integra acessar
:
http://www.alunos.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=158

 Conheça algumas Ações dos Gremios Estudantis de

Diversos Estabelecimentosa de Ensino do NRE Paranavaí


C.E. Humberto de Alencar Castelo Branco-Guairaçá


O Grêmio Estudantil “ Juventude em Ação” do Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco E.F.M., realizou neste primeiro semestre várias atividades buscando promover a união e maior integração entre toda a comunidade escolar. Foram realizados vários campeonatos de futsal masculino e feminino com a participação de alunos e professores.
Foi realizado também uma gincana interclasses no dia 06/07 que teve o envolvimento da comunidade em geral. A gincana tinha treze provas, algumas delas com a participação de pais e pessoas da cidade. O objetivo de uma das provas era arrecadar o maior número de alimentos não perecíveis. Com esses alimentos foram feitas 80 cestas básicas e distribuídas as famílias de baixa renda de nosso município, num total de mais de duas toneladas de alimentos (2002 kg) de alimentos.
O Grêmio Juventude em Ação realizou nova eleição de sua diretoria porque alguns membros da anterior já não estão em nosso estabelecimento.
Obs.: Segue foto em anexo.

C.E. Barão do Rio Branco-Inajá

Um dos campos de ação do Grêmio Estudantil e a integração com a comunidade escolar através de atividades sociais, culturais e esportivas. Assim sendo, o Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Barão do Rio Branco-E.M., promoveu no dia 05 de agosto no período noturno (últimas aulas), um torneio de futsal envolvendo as turmas da manhã 1ª A, 2ª A, 3ª A e as turmas do noturno 1ª B, 2ª B e 3ª B. Também foi convidada para participar a 8ª C da Escola Estadual Padre Anchieta-E.F. e comunidade escolar.
O evento ocorreu na quadra de esportes deste Estabelecimento e contou com a presença de alunos, professores, funcionários e pais de alunos que compareceram para prestigiar o torneio.
Tudo ocorreu num clima de harmonia, cordialidade e espírito esportivo, contribuindo para uma maior integração entre as turmas e a comunidade escolar de maneira geral.

C. E. Adélia Rossi Arnaldi

Relatório de Ações

A participação do Grêmio Estudantil junto à Direção como representação estudantil vem somar benefícios cooperando para a Gestão Democrática.
O Grêmio Estudantil do Colégio Adélia foi criado em 2005 e desde então vem participando através de ações que colaboram com o bom andamento do Colégio, tais como:
- organização e participação de viagem com o objetivo educativo para Paranaguá e Ponta Grossa conhecendo os pontos turísticos e históricos;
- música no recreio a fim de propiciar um ambiente escolar mais tranquilo;
- colaboração do Grêmio com visitas e conversas orientando alunos e turmas;
- participação em festas juninas, semanas culturais e torneios esportivos;
- ações referentes à Dengue e Normas de Trânsito.

Responsável pelo Grêmio Estudantil: Jucilene Santana Peruci.

C. E. de Ivaitinga

Relatório de Açôes

Ações realizada pelos componentes do Grêmio Estudantil e comunidade escolar, no primeiro semestre de 2011.

1- Realização de torneios esportivos interclasses.
2 – Participações nas Festas Juninas.
3- Atividades culturais danças e gincana .
4 - Ações de combate ao mosquito da Dengue,com colocação de cartazes no comércio local.
5- Ações desenvolvidas sobre a Campanha da Fraternidade, com o plantio de árvores.

C.E. Monteiro Lobato

Relatório de Ações

Neste mês de Junho o Grêmio Revolução Lobato do Colégio Monteiro Lobato de Terra Rica realizou o Concurso de Quadrilhas ,segue algumas fotos:


Responsavel pela Informação: Maria Cristina

Açõe para o segundo semestre:
Agosto :
Show de talentos e torneio para o dia dos pais (o torneio será em parceria com o professor Andrei).
Setembro:
Há a semana da Pátria com jogos.
Trabalho para que os alunos façam o documento de Identidade (RG)
Outubro:
Comemoração referente ao dia do Professor.
Novembro:
Campeonato de vôlei
Dezembro:
Teatro sobre o Natal.

C.E. de Mandiocaba

Relatório das Ações

No decorrer desse ano letivo, todos os membros da diretoria do Grêmio vem desenvolvendo ações juntamente com os demais segmentos da escola que possam auxiliar nessa tão nobre tarefa, as quais serão apresentadas abaixo:

Com o objetivo de informar, estimular e encorajar a comunidade na luta pelo enfrentamento à violação dos direitos humanos sexuais de criança e adolescentes
foi realizada com o auxílio do grêmio, pesquisa na Internet sobre o dia 18/05,debate com os estudantes sobre os dados coletados, confecção de cartazes, produção de mural alusivo ao tema, passeata pela rua principal da comunidade, entoando grito de guerra, exposição de cartazes no comércio local e entrega de panfleto informativo aos motoristas e moradores durante a passeata.

Na semana do meio ambiente foi realizada diversas atividades, também com o apoio do grêmio, com o intuito de desenvolver a consciência dos estudantes quanto a preservação do meio ambiente: mural ecológico;( produção de mural com frases e desenhos selecionados a partir de um concurso inter-salas, música: Planeta azul ( Guilherme Arantes)com todas as crianças, reflexão e produção de cartazes para serem expostos na escola e na comunidade, dia “D” de recolhimento de pilhas e baterias para descarte em local, distribuição de mudas frutíferas para todos os estudantes.

Tendo em vista que a comunidade de Mandiocaba apresenta um alto índice de focos do mosquito da dengue, a escola, juntamente com os membros do Grêmio desenvolveram algumas ações que viessem incentivar práticas adequadas para amenizar esse quadro crítico que vem sendo apresentado pela equipe da saúde municipal. Aos alunos foram transmitidos os slides, música e fotos referentes ao tema. Depois dos debates foi elaborado cartazes para serem expostos no mural da escola em locais de destaque na comunidade para que as informações atingissem um número maior de pessoas. Um grupo de estudantes saiu nos arredores da escola e quadra esportiva, para fazer a coleta de objetos que podem vir a ser os possíveis criadouros.

Durante a comemoração do dia das mães e da festa junina da escola os membros do Grêmio auxiliaram na organização e decoração dos locais onde seriam realizadas as atividades festivas.

Responsavel Pelas Informações: Leonor Etelvina Niehues

C. E. Flauzina Dias Viega

Relatório de Ações

O Gremio Estudantil deste estabelecimento de  Ensino foi Fundado  em 2008.Ações para propostas:
Visitar as pessoas doentes da comunidade, afim de prestar algum tipo de ajuda;
Aos Alunos afastados por doença , fazer um intercambio Escola x Aluno e vice-versa, lavando atividades e avaliações para que  esses alunos não sejam prejudicados no seu  processo ensino/aprendizagem.

Reponsavel pelas informações: Luzinete Bezerra da Costa 

C. E. Newton Guimarães

Realtório de Ações 2009-2010

APRESENTA através do presente relatório, todas as atividades realizadas da gestão 2009/2010:
1 - Realização de torneios esportivos interclasses de Futsal ao longo dos anos de 2009 e 2010;
2 – Participações nas Festas Juninas realizadas ao longo dos anos de 2009 e 2010;
3 – Realização da Semana Cultural da Consciência Negra;
4 - Ações de combate ao mosquito da Dengue.
5 – Atividades Culturais: viagem para os museus em São Paulo , visitas aos teatros da cidade.


C.E. Curitiba

Relatório de Ações

Caixa de sugestões na biblioteca
Trabalho de orientação e organização dos alunos no pátio durante o recreio
Trabalho de organização de filas no refeitório
Atividades de conscientização sobre bulling (cartazes e desfile de moda no recreio)
Atividades culturais (danças e música)
Atividades esportivas
Trabalho de conscientização sobre higiene no banheiro feminino
Reuniões diversas para discutir assuntos de interesse da escola

C. E. Santo Inácio de Loyola E.F.M.

Relatório de Ações
O Grêmio Estudantil Jovens Cabeças do Colégio Estadual Santo Inácio de Loyola-EFM de 2011, realizou os seguintes eventos no primeiro semestre:
- No dia 04 de junho foi realizado o desfile da Miss Estudantil do CESIL, onde cada turma foi representada por uma candidata. Estiveram presentes professores, pais e a comunidade.
- Dia 01 de julho no período vespertino foi realizada a Festa Junina na 4ª e 5ª aula para todos os alunos de 5ª a 8ª séries, onde teve dança caipira e foi servido pipoca, chá, bolo e algodão doce.
- Dia 14 de julho foi realizada uma viagem a Maringá com os membros do Grêmio, candidatas a Miss Estudantil, representantes de sala, professores que os acompanharam para ir ao cinema no Shopping Maringá Park e Parque Ingá.

Previsão dos eventos para o segundo semestre:
Montagem de uma rádio na escola;
Gincana Estudantil o dia 11/08/2011
Jornal do Colégio;
Comemoração do Dia dos pais.

 C.E. São Vicente de Paula

Relatório de Ações

Durante os meses de abril e maio os representantes do grêmio estudantil colaboraram com os técnicos administrativos na produção de carteirinhas de estudante dos alunos.
No mês de junho houve participação na promoção e organização da FEJUNE (Festa Junina das Escolas de Nova Esperança).
No mês de agosto promoverão, juntamente com os professores de educação física, os jogos inter-classes na comemoração ao dia do estudante.
Para o mês de setembro está prevista uma passeata como uma das atividades do projeto de prevenção ao uso de drogas, que está sendo realizado juntamente com toda a comunidade escolar e recolhimento de alimentos não perecíveis para serem doados à casa de recuperação de uso de drogas (ABF)
No mês de outubro realizarão homenagem ao dia do professor.

Responsaveis pelas Informações: Direção e Equipe Pedagógica

E.E. Barão de Lucena E.F.

Relatório de Ações

O Grêmio Estudantil desta escola, auxiliado pelo coletivo da mesma, desenvolveu algumas atividades referentes ao 1º semestre de 2011:
Atividades esportivas: jogos interclasse, atividades envolvendo o xadrez.
Atividades culturais: show de talentos, danças e brincadeiras juninas.
Ações planejadas para serem desenvolvidas no 2º semestre de 2011:
Atividades esportivas: jogos interclasse, atividades envolvendo o xadrez.
Atividades culturais: teatros, danças e gincana cultural.

Responsavel pelas Informações: Equipe Pedagógica

C.E. Costa Monteiro E.F.M.

Relatório de Ações 2011

Reativação da rádio local.
Promoções de encontros para os estudantes com palestras.
Colaboração da campanha de preservação do espaço escolar, bem como, com o patrimônio público.
Realizar promoções para a aquisição de relógios de parede para as salas de aula.
Colaboração na divulgação das carteirinhas de estudantes.
Participação nas promoções da comunidade escolar.
Sonorização durante o intervalo do recreio, através do sistema de som local.
Consulta aos demais estudantes para análise, apreciação e realização de outras ações a serem desenvolvidas pelo Grêmio, no decorrer da gestão.

Responsável pelas Informações:Maria Ivani Matos

C.E. Pedro Viriato Parigot de Souza

Relatório de Ações

A Comissão que representa o Gremio Estudantil deste estabelecimento desenvolveu ações como:
-Gincanas de Motivação envolvendo temas como Qualidade de Vida, Preservação dos Bens Públicos,Escola, Praças e Outros:
-Trabalho em Parceria com outros seguimentos para o combate a dengue;
-Interação com alunos na mediação de problemas que surgem em Sala de Aula.

Responsável pela Informação : Equipe Pedagógica

C.E. Dr. Romário Martins-E.M

Relatório de Ações

O colégio vem trabalhando sobre dengue, e no mês de junho realizamos várias atividades sobre o tema em nossa escola, porém teve um trabalho que foi organizado pelos alunos do grêmio que estudam na 1ª série A e B, e que estão conscientes de que “nada muda se eu não mudar”, então foi realizado um trabalho nas bases, casa por casa, em todos os arredores do colégio, onde fizemos a limpeza dos entulhos nos quintais vazios e nas casas dos idosos. Esse foi um trabalho de conscientização sobre os perigos que todos correm com esse mosquito voando livremente, e sendo criado nos entulhos a céu aberto. Essa atividade motivou todos os alunos do período matutino com a coordenação do grêmio.

Responsáveis pela Informação:Maria do Carmo -pedagoga e  Geraldo Amarildo Lançon-diretor






C.E. Olavo Bilac

Relatório de Ações

No dia 28 de julho aconteceu a eleição para renovação dp Gremio  nop Colégio Estadual Olavo Bilac de Amaporã. Segundo o Diretor Giuliano  concorreram  a  eleição duas chapas : Cahpa 1-Talentos da Escola e Chapa 2- Essencia da Escola. A eleição aconteceu nos tres turnos de funcionamento da escola. Aguardamos o resultado da eleição
.

C. E. Barão do Rio Branco - E.M.

Relatório de Ações-1° Semestre

Como parte do trabalho social do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Barão do Rio Branco-E.M., foi organizado pelo grupo em parceria com a escola, uma animada festa junina no término do 1º semestre.Os integrantes do Grêmio trabalharam na divulgação do evento, montando cartazes de divulgação para a comunidade, confeccionaram o mural e a decoração da escola e montaram o cardápio da "festa" em conjunto com as merendeiras da escola.O evento foi realizado no dia 06 de junho com a participação de alunos, professores, funcionários e a comunidade.Na ocasião foi realizada a quadrilha, dança tradicional junina; foi servida comidas típicas como pipoca, amendoim, bolo de fubá, quentão (sem álcool). Os alimentos foram arrecadados pelos próprios alunos do Grêmio.Consideramos um evento importante para a escola, pois além de preservar as tradições, é um momento privilegiado de manter contato com a comunidade aproximando escola e pais, que geralmente só comparecem à escola para resolverem "problemas" relacionados aos filhos.Com a promoção deste tipo de evento o Grêmio está cumprindo a sua função social e enriquecendo o relacionamento entre os envolvidos na educação.

C.E. Rainha da Paz - E. M.

Relatório de Ações-1° Semestre

A nova diretoria do Grêmio estudantil tomou posse esse ano, mas já trabalharam muito. Conseguiram tinta no comércio para pintar a calçada nova do Colégio, fizeram mutirão e pintaram a calçada toda. Estão trabalhando em uma horta para produzirem as nossas verduras, para isso buscaram esterco nos sítios vizinhos.Para terem dinheiro em caixa, fizeram uma promoção de pizza. Trabalham e colaboram sempre com o Colégio, na nossa GINCORPAZ, sempre estão presentes e atuantes.

Responsável pela Informação:Luciane Falasque Alves-pedagoga

CE Candido Berthier

Gremio Estudantil já tem Metas para 2011                               

O Colégio Estadual Cândido Berthier Fortes_EM, fundou o Grêmio Estudantil no ano de 2007 e desde então tem incentivado a participação dos alunos, mostrando que este órgão é de extrema importância na vida escolar, visto que representa os interesses dos estudantes, onde podem defender seus direitos, além de exercitar a cidadania. A diretoria tem sido renovada anualmente através de eleição conforme prevê o Estatuto dessa Instância Colegiada.

                                Em anos anteriores , o Grêmio desenvolveu diversas atividades culturais, educacionais e desportivas, tais como: Campeonato de futsal ,( masculino e feminino);Feira de Ciências – juntamente com o Colégio;Recreio Musical ( com som durante o recreio);Gincana Estudantil inter classes ( com provas variadas); entre outras.

                                Neste ano letivo, a diretoria do Grêmio já foi renovada e os novos membros já iniciaram suas atividades, desenvolvendo as seguintes ações:

  • Escolha de representantes de turmas para participarem ativamente junto ao grêmio, servindo de elo entre alunos e a diretoria;

  • Continuidade do Recreio Musical,

  • Grupo de Estudo Preparatório para Vestibular: organizaram um grupo de alunos do 2º e 3º anos e estão estudando com auxílio dos materiais e fitas do Eureka no próprio Colégio;

                                Ainda estão planejando a realização de outras ações para o decorrer deste ano, tais como:

  • Campeonato de Futsal

  • Feira de Ciências - em parceria com o Colégio;

  • Gincana Estudantil - no dia do Estudante;

  • Sala “ Dez” - incentivando a sala que obtiver o melhor desempenho durante o ano letivo, a qual ganhará o título de Sala” Dez” e uma premiação;

  • Comemoração do Dia do Trabalho - com atividades diversas em parceria com o município, outras escolas e entidades;

  • Criação de uma “Rádio Escolar” - instalação de sistema de som nas salas e pátio, onde serão transmitidos recados, informativos escolares, etc;

  • Criação da “ Praça Escolar” - organização de um espaço mais agradável para os estudantes, com bancos, jardinagem, etc; 

  • Cine CBF – promover a exibição de filmes para os alunos do CBF- Colégio Estadual Cândido, a fim de oportunizar o acesso ao lazer e cultura.

                                 Para concretização das ações acima citadas, a diretoria Grêmio irá buscar parcerias com órgãos municipais, com o próprio colégio, realização de pedágio, promoção de rifa, etc.

 















Validador