24/10/2014 - Alunos Conhecem Cultura de outros países, na VIII Mostra Tribos e Nações

Os estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, em Toledo, trocaram a sala de aula pelos estandes montados na quadra de esportes. Na quinta e sexta-feira, 23 e 24, foi realizada a VIII Mostra Tribos e Nações, realizado no colégio a cada dois anos. O objetivo da mostra é fazer com que os alunos, a partir de uma área de interesse, façam pesquisas sobre outros países e consigam fazer conexões com outras disciplinas. A primeira mostra surgiu a partir da disciplina de Arte e deu tão certo que o evento já está oitava edição... Confira!

24/10/2014 - História, Geografia, Sociologia e Filosofia para o ENEM

História, Geografia, Sociologia e Filosofia são as aulas deste sábado (25) na TV éParaná, começando às 14h. Elas são produzidas por professores da rede estadual de educação do Paraná e servem para apoiar os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional de Ensino Médio.

23/10/2014 - Colégio Estadual do Campo São Roque é um dos 20 finalistas do Prêmio “Respostas para o Amanhã”

O Colégio Estadual do Campo São Roque, em Santa Helena, é um dos 20 finalistas do Prêmio Nacional “Respostas para Amanhã”, proposto pela Samsung. O Colégio inscreveu o Projeto Terra Limpa, desenvolvido pela escola há 12 anos. O próximo passo será a produção de um vídeo de até 3 minutos, relatando as práticas desenvolvidas pelos estudantes. Desta etapa serão selecionados os cinco melhores vídeos, que irão para votação popular, de onde sairá o grande campeão. Confira!

22/10/2014 - Estudantes Comemoram Hallowen

O Dia das Bruxas (Halloween) é um evento tradicional e cultural realizado em grande parte dos países ocidentais, com maior representatividade nos Estados Unidos, espalhando-se por todo o mundo. Para lembrar a data, a Escola Estadual Augustinho Donin realizou, no dia 18, a Celebração da Festa de Halloween. Confira!

20/10/2014 - Orientadoras discutem Pacto Nacional pela Alfabetização

A Professora Pedagoga Mônica Maria Rodrigues, da Coordenação de Educação Infantil e Séries Iniciais do NRE, esteve participando, entre 15 e 17 deste mês, em Curitiba, da 4ª Formação da UFPR do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto é um compromisso assumido pelo governo federal, estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Durante o evento, foram discutidos aspectos sobre como conduzir o trabalho pedagógico para que todas as crianças possam ser alfabetizadas. Confira!

17/10/2014 - Inscrições para o Concurso de Desenho e Poesias vão até dia 31

No dia 31 de outubro encerram as inscrições para o concurso de Desenho e Poesias do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas 2014. O projeto é desenvolvido através da parceria do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) com o Núcleo de Educação de Toledo e Assis Chateaubriand, secretarias municipais de Saúde e 20ª Regional de Saúde. O principal objetivo do concurso é proporcionar aos alunos da rede pública e privada informações atualizadas sobre prevenção em DST/HIV/Aids e hepatites virais.

16/10/2014 - Aluna de Toledo é Semifinalista na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa - OLP

O Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, de Toledo, tem uma semifinalista na 4ª edição da Olímpiada Brasileira de Língua Portuguesa – OLP. O texto escrito pela estudante Daiane Rabelo de Souza, um artigo de opinião sobre a questão dos indígenas na cidade de Toledo, destacou-se entre 1206 textos inscritos, em todo o Estado, ficando entre os oito semifinalistas. A estudante e a professora irão para Brasília, no próximo mês, onde Daiane terá oportunidade de participar de oficinas e discussões e, caso queira, poderá melhorar ainda mais o seu texto, e poderá ser selecionada para a grande final...

14/10/2014 - Homenagem ao Dia do Professor

13/10/2014 - Alunos do Colégio Estadual Pio XII São Finalistas na III FIciencia - Feira de Inovação das Ciências e Engenharias

Os alunos Gabriel Eduardo da Silva, Matheus Thim e Maria Fernanda Baumann, estarão entre os dias 11 a 14 de novembro, na cidade de Foz do Iguaçu, participando como finalistas da FIciência - III Feira de Inovação das Ciências e Engenharias 2014. O projeto desenvolvido pelos alunos é “Plástico Orgânico para Plantio de Orquídeas”, que tem como objetivo inovar o plantio de orquídeas, através da redução do impacto visual, substituindo a juta, que é utilizada no atual plantio pelo plástico orgânico. Boa Sorte!

13/10/2014 - Atividades Práticas Fazem a Diferença na Escola

Ensinar é muito mais que transmitir conhecimentos. É motivar, incentivar e criar um ambiente interessante para o aluno, aliando teoria e prática e mostrando a aplicação dos conteúdos escolares na vida e no dia a dia das pessoas. Exemplos disso são a IV Feira do Conhecimento do CE Jardim Maracanã e a Exposição “Física em Quadrinhos”, do CE Presidente Castelo Branco, ambos em Toledo. Confira!

Outubro 2014

E-mail Expresso