Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Campanha dengue
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • Convocação para verificação de inscritos como pessoa negra
  • atribuição de aulas e funções
  • plano municipal de educação

Núcleo Regional de Educação de Pitanga

Rua Duque de Caxias, 517 - Centro - CEP 85.200-000
Pitanga - PR | Fone: 42 3646-8300 - Fax: 42 3646-8300  mapa Localização

NRE Pitanga

16/12/2016

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: SUCESSO EM ESCOLAS DO NRE DE PITANGA

Em parceria inédita entre o Sebrae/PR e a Secretaria de Estado da Educação (Seed) a Educação Empreendedora foi trabalhada com alunos do Ensino Fundamental II e Médio de escolas públicas do Estado, neste ano de 2016. Essa linha estratégica, criada em 2013, já contemplava projetos em instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Superior.
Cada Núcleo Regional de Educação indicou duas escolas para esse desafio. No NRE de Pitanga, participaram os Colégios Adélia Bianco Seguro – EFM (Mato Rico) e Olídia Rocha (Poema – Nova Tebas), por se localizarem em municípios onde já havia a parceria com o Sebrae nos Anos Iniciais.
Cada colégio formou 3 turmas: uma envolvendo alunos do 6º e 7º ano, outra para 8º e 9º ano e a terceira para o Ensino Médio. Cada turma teve 4 aulas semanais em contraturno. O Sebrae capacitou os professores e forneceu o material didático próprio para cada série.
No decorrer do ano os professores trabalharam com os materiais e prepararam os alunos para a Feira do Empreendedor onde eles tiveram a oportunidade de exporem para a comunidade seus projetos e produtos e depois avaliaram os resultados. Em ambos os municípios a feira contou com a participação da comunidade e foi um sucesso.
Neste ano ocorreu o 1º Prêmio Sebrae Educação Empreendedora no Paraná – Mais do que um reconhecimento, um incentivo ao empreendedorismo no Paraná.
Ele concebido com o intuito de reconhecer as melhores práticas e resultados em Educação Empreendedora, premiando e disseminando métodos de destaque adotados em todos os níveis da rede de ensino paranaense e teve como principal objetivo valorizar professores, diretores, prefeitos e profissionais da área de educação envolvidos com a Educação Empreendedora, dando notoriedade aos esforços e realizações que obtiveram nesta área.
Essa iniciativa, além de identificar, estimular também contribuiu para difundir as melhores práticas e resultados em Educação Empreendedora no Paraná.
Em clima de festa, o Sebrae/PR premiou no dia 17 de novembro, professores, Instituições de Ensino Superior e municípios que apresentaram as iniciativas mais expressivas na área da Educação Empreendedora em diferentes regiões do Estado. Ao todo, foram 278 inscritos, de todas as regiões do Estado. Entre eles, os quatro professores dos colégios do NRE de Pitanga que aceitaram o desafio: Claudinei Ferreira Gundim, Suzana do Nascimento Borges, Dimas Correia e Dorotéia Tkaczuk e concorreram pela regional Centro.
Diante do bom trabalho realizado, os resultados não poderiam ser diferentes. Os municípios de Mato e Nova Tebas receberam troféu e certificado por terem implantado o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP) em 100% das escolas de Ensino Fundamental.
A professora Dorotéia Tkaczuk ficou com o prêmio de 1º colocado na regional na categoria Ensino Médio. Já o professor Dimas Correia, além de 1º colocado regional na categoria Professores de Ensino Fundamental 2º ciclo foi vencedor estadual. Ambos atuam no colégio Estadual Adélia Bianco Seguro, no município de Mato Rico. O trabalho desenvolvido pelo professor teve como base o empreendedorismo social, com ações criativas para um projeto para ser uma fonte de renda alternativa para a comunidade. “Foquei em nossa realidade local, que tem um êxodo rural muito grande, principalmente entre os jovens. Quis mostrar que existem condições de permanecer no município, com trabalhos alternativos, e que podem ser empreendedores no futuro”, diz.
Os vencedores receberam troféus e certificados. Aos vencedores estaduais o prêmio foi uma viagem para Minas Gerais, para participarem de uma missão técnica e conhecerem experiências de sucesso em educação empreendedora na Escola Sebrae de Formação Gerencial, no centro de referência de empreendedorismo do Sebrae/MG e também no Instituto Inhotim, um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo.
Retornando da viagem, que ocorreu nos dias 12,13 e 14/12 o professor Dimas destacou que “participar desta parceria de educação empreendedora entre a SEED e o SEBRAE foi desafiador e ao mesmo tempo muito gratificante. Perceber a aprendizagem dos alunos acontecendo a cada aula, o entusiasmo e a vontade de aprender das crianças e adolescentes é de valor imensurável. Já a conquista do Primeiro Prêmio de Educação Empreendedora foi o reconhecimento pelo trabalho e dedicação de todos os envolvidos. Conhecer a Escola de Formação Gerencial SEBRAE em Belo Horizonte e o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil foi muito inspirador e me deixou cheio de ideias para novos projetos. Visitar o Instituto Inhotim é realmente fantástico: arte e natureza em plena comunhão nos proporcionando momentos de contemplação e muito aprendizado.”
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.